segunda-feira, 4 de julho de 2016

• QUESTÕES (COM GABARITO) • Saúde Mental [13].


1. Sobre o movimento da reforma psiquiátrica no Brasil, é correto afirmar que

a) o processo de reforma psiquiátrica no Brasil inicia-se, nos anos 40, como um movimento contestador da perspectiva medicalizante da doença mental, envolvendo propostas alternativas em relação aos manicômios.
b) o movimento antipsiquiátrico percorreu vários países, com o intuito de abolir a reclusão e repressão imposta ao paciente e promover a liberdade com responsabilidade dos pacientes.
c) o Projeto de Lei “Paulo Delgado” propõe a ampliação progressiva do modelo psiquiátrico clássico, inclusive de hospitais especializados e o aumento de outras modalidades assistenciais.
d) após 12 anos de tramitação no Congresso Nacional, a Lei n. 10.708 foi finalmente sancionada pelo Presidente da República em 6 de abril de 2001, lei esta que dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais.
e) a lei 10.216 de 2001 fornece incentivos financeiros para a construção de novos hospitais psiquiátricos e a contratação pelo serviço público de leitos e unidades particulares deste tipo, porém a internação só será indicada quando os recursos extra-hospitalares se mostrarem insuficientes.

2. Qual das alternativas a seguir NÃO representa um serviço substitutivo da Rede Psicossocial?

a) Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).
b) Leitos psiquiátricos em hospitais gerais.
c) Oficinas terapêuticas.
d) Residências terapêuticas.
e) Hospitais Psiquiátricos.

3. Dentre os princípios para a organização dos serviços de saúde mental na atualidade, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa correta.

( ) Deslocamento essencial da perspectiva da intervenção dos hospitais psiquiátricos para a comunidade.
( ) Deslocamento do centro do interesse somente da doença para a pessoa.
( ) Deslocamento de uma ação individual para uma ação coletiva nos confrontos dos pacientes com seus contextos.
( ) Deslocamento das ações multiprofissionais para ações profissionais individuais.

a) V-V-F-F.
b) F-V-F-V.
c) V-V-V-V.
d) V-V-V-F.
e) F-F-V-F.

4. O processo de comunicação é um instrumento básico e fundamental para o enfermeiro. A comunicação não-verbal é um tipo que mais adequadamente pode evidenciar uma relação interpessoal enfermeiro-usuário como de fato ela ocorre. Sobre esta comunicação, relacione as colunas e assinale a alternativa correta.

1. Paralinguagem.
2. Cinésica.
3. Proxêmica.
4. Tacêsica.

( ) É a linguagem do corpo, ou seja, seus movimentos, desde os gestos manuais, movimentos dos membros, meneios de cabeça, até expressões mais sutis, como as faciais.
( ) É tudo que envolve a comunicação tátil: pressão exercida, local onde se toca, idade e sexo dos comunicadores.
( ) Esses sinais são fornecidos pelo ritmo da voz, intensidade, entonação, grunhidos, ruídos vocais de hesitação, tosses provocadas por tensão, suspiro.
( ) É o uso que o homem faz do espaço enquanto produto cultural específico, como a distância mantida entre os participantes de uma interação.

a) 2-1-3-4.
b) 2-4-1-3.
c) 1-3-2-4.
d) 3-4-2-1.
e) 4-1-3-2.

5. O relacionamento terapêutico ou relação pessoa a pessoa é o resultado final de uma série de interações planejadas entre os seres humanos – enfermeira e paciente – durante as quais estes desenvolvem uma capacidade crescente para estabelecer relações interpessoais. A fase do relacionamento onde a enfermeira identifica a pessoa e obtém as informações necessárias para o desenvolvimento do relacionamento é denominada

a) fase de identidades emergentes.
b) fase de orientação.
c) fase de pré-interação.
d) fase introdutória.
e) fase de término.

6. Sobre o atendimento ao paciente durante a crise, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa correta.

( ) Durante a crise, é preciso que o profissional não ouça a realidade descrita pelo paciente e ao sofrimento embutido nele, pois essa atitude sustenta e fortalece os delírios e alucinações do paciente.
( ) Valorizar o sujeito em crise implica levar em consideração sua condição de ser humano, significa respeitar seu tempo, sua individualidade e singularidade, que nem sempre vão de encontro com a expectativa da equipe.
( ) Realizar a escuta terapêutica, desta forma o profissional de saúde mental, ao escutar algo que se manifesta verbalmente ou na linguagem não verbal, tem o compromisso de aprovar ou desaprovar e ao final emitir um juízo de valor nas atitudes do paciente.
( ) Nas situações de crise, também aparecem frequentes queixas de manifestações corporais. Estas manifestações devem ser percebidas pela equipe e cuidadas para que não adquiram um grau de sofrimento para o sujeito maior do que sua existência já lhe proporciona.

a) F-F-V-V.
b) F-V-F-V.
c) V-V-F-V.
d) V-F-V-F.
e) F-F-F-V

7. A característica essencial deste transtorno diz respeito à presença repetida de sintomas físicos associados à busca persistente de assistência médica, apesar de que os médicos nada encontram de anormal e afirmam que os sintomas não têm nenhuma base orgânica. De qual patologia trata o enunciado?

a) Transtorno do pânico.
b) Agorafobia.
c) Fobia social.
d) Esquizofrenia.
e) Transtornos somatoformes.

8. Um paciente apresenta os seguintes sintomas: atitude aberta de desrespeito por normas, regras e obrigações sociais de forma persistente; estabelece relacionamentos com facilidade, principalmente quando é do seu interesse, mas dificilmente é capaz de mantê-los; tem baixa tolerância à frustração e facilmente explode em atitudes agressivas e violentas; possui incapacidade de assumir a culpa do que fez de errado, ou de aprender com as punições; tendência a culpar os outros ou defender-se com raciocínios lógicos, porém improváveis. Podemos suspeitar que ele sofra de qual tipo de transtorno?

a) Transtorno de personalidade antissocial.
b) Transtorno de personalidade esquizoide.
c) Transtorno de personalidade paranoide.
d) Transtorno de personalidade dependente.
e) Transtorno de personalidade ansiosa.

9. A hipocondria – crença persistente da presença de pelo menos uma doença física grave, progressiva, com sintomas determinados – é classificada como

a) transtorno somatoforme.
b) transtorno do pânico.
c) transtorno esquizoafetivo.
d) transtorno afetivo bipolar.
e) transtorno misto.

10. A droga de escolha no tratamento e controle do distúrbio bipolar, fase de mania, é o

a) hidróxido de alumínio.
b) cloreto de sódio.
c) permanganato de potássio.
d) carbonato de lítio.
e) carbonato de sódio.

11. Sobre as drogas ansiolíticas, é correto afirmar que

a) são também denominadas tranquilizantes maiores, usadas no tratamento de distúrbios ansiosos, sintomas de ansiedade, abstinência alcoólica aguda entre outros.
b) agem deprimindo os níveis subcorticais do SNC, especialmente o sistema límbico e a formação reticular.
c) as medicações ansiolíticas são usadas no tratamento do distúrbio distímico, depressão maior com melancolia ou sintomas psicóticos e depressão associada a doenças orgânicas.
d) os mecanismos de ação dessas drogas ocorre pelo bloqueio dos receptores dopaminérgicos pós-sinápticos nos gânglios da base, hipotálamo, sistema límbico, tronco cerebral e medula oblonga.
e) são exemplos de drogas ansiolíticas: Clorpromazina, Promazina, Tioridazina, Risperidona, Clozapina e Quetiapina.

12. Um dos efeitos colaterais das medicações antipsicóticas são os sintomas extrapiramidais. Sobre esses sintomas, relacione as colunas e assinale a alternativa correta.

1. Pseudoparkinsonismo.
2. Acinesia.
3. Acatisia.
4. Distonia.

( ) Consiste em inquietação e movimentação contínuas.
( ) Consiste em fraqueza muscular.
( ) Consiste em movimentos musculares involuntários – espasmos – da face, braços, pernas e pescoço.
( ) Consiste em tremor, marcha arrastada, salivação e rigidez.

a) 1-2-4-3.
b) 3-1-2-4.
c) 2-4-1-3.
d) 3-4-1-2.
e) 3-2-4-1.

13. O padrão do desenvolvimento da esquizofrenia pode ser dividido em quatro fases. A fase caracterizada por embotamento afetivo e distúrbios do funcionamento do papel é pertencente a qual fase?

a) Fase da personalidade esquizoide.
b) Fase da personalidade somática.
c) Fase residual.
d) Fase da personalidade dissociativa.
e) Fase da personalidade maníaca.

14. Qual dos sintomas a seguir é um sintoma positivo da esquizofrenia?

a) Apatia.
b) Alucinação auditiva.
c) Anedonia.
d) Diminuição do interesse sexual.
e) Isolamento social.

15. Sobre os fatores predisponentes para desenvolvimento da esquizofrenia, assinale a alternativa correta

a) A influência ambiental baseada em fatores socioculturais estão baseadas nas condições associadas a viver na pobreza, como acomodações domésticas congestionadas, nutrição inadequada, ausência de cuidados pré-natais e sentimentos de pouca esperança em mudar o próprio estilo de vida.
b) A influência bioquímica baseada no sistema familiar disfuncional baseia-se no desenvolvimento da
esquizofrenia como uma decorrência de um sistema familiar disfuncional, onde há uma relação conjugal conflituosa, muita ansiedade vivenciada no seio da família.
c) A influência psicológica sugere que a esquizofrenia pode ser causada por um excesso da atividade
neuronal dependente da dopamina no cérebro. Podendo estar relacionada a maior produção ou liberação da substância em terminais nervosos.
d) Uma das influências psicológicas são as anormalidades anatômicas, onde exames tomográficos
computadorizados demonstram dilatação ventricular, alargamento dos sulcos e atrofia cerebral em até 40% dos pacientes esquizofrênicos.
e) Uma das influências fisiológicas consiste na comunicação duplo vínculo, descrita como comunicação entre pais e filhos contraditória. Essas comunicações incompatíveis podem interferir no desenvolvimento do ego, fazendo com que o indivíduo tenha ideias falsas e desconfiança extrema de todas as comunicações.

16. A principal característica do distúrbio delirante é a presença de um ou mais delírios não bizarros persistindo por pelo menos um mês. O delírio onde os indivíduos acreditam que alguém, geralmente de uma posição mais elevada, está apaixonado por ele, é uma característica do delírio do tipo

a) grandeza.
b) erotomaníaco.
c) cíume.
d) persecutório.
e) somático

17. Um exemplo prático do delírio niilista está expresso em qual das alternativas a seguir?

a) Paciente diz: “A polícia grampeou meu telefone e quer me matar”.
b) Paciente diz: “O médico diz que eu não estou grávida, mas eu sei que estou”.
c) Paciente diz: “Não vou comer isso, eu sei que foi envenenado”.
d) Paciente diz: “Eu sou Jesus Cristo”.
e) Paciente diz: “Não tenho mais coração”.

18. “O humor da pessoa neste estágio maníaco apresenta-se alegre e expansivo. Há porém uma irritabilidade subjacente que vem à tona rapidamente quando os desejos da pessoa não são satisfeitos. A natureza desta pessoa é muito volúvel e flutuante”. O enunciado refere-se à

a) mania aguda.
b) mania crônica.
c) hipomania.
d) mania moderada.
e) mania delirante.

19. Qual grupo de drogas tem sido mais utilizado para o alívio dos distúrbios fóbicos? 

a) Ansiolíticos.
b) Antidepressivos.
c) Anti-hipertensivos.
d) Antipsicóticos.
e) Anticolinérgicos.

20. Um paciente vem apresentando experiências persistentes ou recorrentes de sentir-se distanciado dos próprios processos mentais ou do próprio corpo ou como se fosse um observador externo dos mesmos (por exemplo: sentir-se como se estivesse em um sonho). Qual é o distúrbio que este paciente pode estar desenvolvendo?

a) Distúrbio afetivo.
b) Distúrbio somatoforme.
c) Distúrbio de despersonalização.
d) Distúrbio Ansioso.
e) Distúrbio do ajustamento.


GABARITO
1. B
2. E
3. D
4. B
5. C
6. B
7. E
8. A
9. A
10. D
11. B
12. E
13. C
14. B
15. A
16. B
17. E
18. C
19. A
20. C

Nenhum comentário:

Postar um comentário