terça-feira, 6 de outubro de 2015

• QUESTÕES (COM GABARITO) • Enfermagem Obstétrica [4].



1. Considere as afirmativas abaixo, a respeito de diversas modalidades de câncer feminino.

I - O câncer de colo uterino deixou de ser responsável por grande parte da mortalidade na população feminina, em virtude da excelente cobertura do exame citopatológico em nosso país.
II - Com base na tentativa de aumentar o diagnóstico precoce e conseqüente redução da mortalidade por câncer de mama é que se tem justificado o rastreamento mamográfico anual ou, ao menos, bienal a partir dos 40 anos de idade.
III - A neoplasia intra-epitelial cervical de alto grau não tratada evolui para o câncer invasor em um percentual significativo de casos e, por este motivo, deve ser devidamente diagnosticada e tratada para reduzir a morbimortalidade do câncer de colo uterino.
IV - O diagnóstico em estágios iniciais fazem do câncer de ovário o de menor taxa de mortalidade entre os tumores genitais.

Estão corretas somente as afirmativas
a) I e II.
b) I e III.
c) II e III.
d) II e IV.
e) III e IV.

2. A Linha de Cuidado do Câncer do Colo do Útero tem a finalidade de assegurar à mulher o acesso humanizado e integral às ações e aos serviços qualificados para promover a prevenção do câncer do colo do útero, acesso ao rastreamento das lesões precursoras, ao diagnóstico precoce e ao tratamento
adequado, qualificado e em tempo oportuno. Em relação às manifestações clínicas do câncer de colo uterino todas as assertivas estão corretas, EXCETO?
a) Existe uma fase pré-clínica, sem sintomas, com transformações intra- epiteliais progressivamente importantes em que a detecção de possíveis lesões precursoras são por meio da realização periódica do exame preventivo.
b) O câncer de colo do útero é uma doença de crescimento extremamente rápido e grande quadro sintomatológico.
c) Progride lentamente, por anos, antes de atingir o estágio invasor da doença, quando a cura se torna mais difícil, se não impossível.
d) Pode não haver sintomas algum, como acontece em muitos casos, é detectado por o exame do
papanicolau antes mesmo de apresentar quaisquer manifestações, porem, nos casos mais avançados
pode acontecer sangramento e dor durante a relação sexual.

3. Segundo o INCA (2008), existem vários fatores de risco que estão correlacionados para o desenvolvimento do câncer de colo uterino sendo diretamente associados às baixas condições
socioeconômicas. Em relação aos fatores de riscos associados ao câncer de colo do útero, podemos
afirmar que:

a) O início precoce da atividade sexual não se configura um fator de risco.
b) A infecção pelo Papiloma Vírus Humano – HPV – sendo esse o principal fator de risco.
c) O uso prolongado de contraceptivos orais tem pouca ou nenhuma influência sobre o surgimento do câncer de colo uterino.
d) A higiene intima inadequada não contribui para o surgimento do câncer de colo uterino.

4. O câncer de mama, assim como outras neoplasias malignas, resulta de uma proliferação incontrolável de células anormais, que surgem em função de alterações genéticas, sejam elas hereditárias ou adquiridas por exposição a fatores ambientais ou fisiológicos. Tais alterações genéticas podem provocar mudanças no crescimento celular ou na morte celular programada, levando ao surgimento do tumor. São fatores de risco para câncer de mama, EXCETO?

a) Multiparidade.
b) Obesidade.
c) História familiar.
d) Primeira gravidez após os 30 anos.

5. O rastreamento com o exame de mamografia é a estratégia de saúde pública que tem sido adotada em contextos onde a incidência e a mortalidade por câncer de mama são elevadas. Em países que implantaram programas efetivos de rastreamento, a mortalidade por esta neoplasia vem apresentando tendência de redução. Marque V (verdadeira) e F (falsa) para as proposições abaixo.

I - Relação risco-benefício do rastreamento populacional, em mulheres na faixa etária de 40 a 49 anos, é muito favorável.
II - O papel do exame clínico das mamas como método de rastreamento, em locais sem rastreamento mamográfico, também tem sido alvo de pesquisas e há alguma evidência de que seja responsável pela detecção de considerável proporção de casos nesse contexto.
III - A sensibilidade do rastreamento mamográfico varia de 77% a 95% e depende de fatores tais como: tamanho e localização da lesão, densidade do tecido mamário, qualidade dos recursos técnicos e habilidade de interpretação do radiologista.
IV - Os benefícios do rastreamento na redução da mortalidade e em tratamentos menos agressivos devem ser sempre ponderados em relação aos malefícios e riscos também presentes na adoção dessa estratégia. Ao ofertar exames de mamografia à população assintomática, os efeitos negativos incluem a indução do câncer de mama por radiação; a taxa de resultados falso-positivos que implicam nos exames complementares e maior ansiedade nas mulheres; e o sobrediagnóstico (overdiagnosis) e sobretratamento (overtreatment) de lesões malignas de comportamento indolente que serão
identificadas e tratadas sem a certeza de sua evolução.

Marque a sequencia CORRETA:
a) V – V – V – V.
b) V –V – V – F.
c) F – V – V – V.
d) F – F – V – V.

6. Sobre o PAISM é INCORRETO afirmar:

a) O Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher (PAISM), elaborado pelo Ministério da Saúde em 1984, incluiu ações educativas prevenção do câncer de colo de útero e mama, planejamento familiar, DST, pré natal, parto e puerpério, climatério e necessidades identificadas a partir do perfil populacional das mulheres.
b) A elaboração do PAISM sofreu forte influencia do movimento de mulheres que exigiam seu lugar de sujeitos na atenção à saúde.
c) O processo de construção do SUS tem grande influência sobre a implementação do PAISM.
d) O maior avanço do PAISM foi definir como prioridade em suas diretrizes a discussão sobre o aborto no Brasil.

7. Segundo o balanço institucional realizado sobre as ações do PAISM no período de 1998 a 2002 elaboradas por Correa e Piola (Ministério da Saude, 2011), várias lacunas foram identificadas. Acerca dessa questão assinale a alternativa INCORRETA:

a) Saúde da Mulher na faixa etária dos 25 aos 40 anos.
b) Saúde da Mulher na adolescência.
c) Saúde da Mulher no climatério/menopausa.
d) Saúde Mental e a inclusão da perspectiva de gênero e raça.

8. O texto abaixo se refere a uma DST que tem como agente etiológico um protozoário transmitido
frequentemente pelo contato sexual, podendo ser encontrado na uretra, bexiga, ureteres, canal cervical, cavidade uterina e glândulas vulvares. O parasita desenvolve-se melhor em condições de anaerobiose e com pH maior que 5. O quadro clínico varia de ausência de sintomas a leucorréia pós-menstrual esverdeada ou acinzentada, com dispareunia, dor hipogástrica. Ao exame observa-se secreção vaginal fluída, bolhosa, intensa hiperemia de vagina e cérvice uterina, visualização do parasita à microscopia a fresco (pela sua mobilidade). A secreção pode ser abundante e de pH alcalina (acima de 5). A cérvice pode ter "aspecto de morango", correspondendo à acentuada distensão dos vasos sanguíneos superficiais e a focos de hemorragia. O texto faz referencia a qual doença?

a) vaginose bacteriana causada pela Gardnerella vaginalis.
b) candidíase causada pela Candida albicans.
c) gonorréia causada pela Neisseria gonorrhoeae.
d) tricomoníase causada pelo Tricomonas vaginalis.

9. Correlacione alguns dos métodos de anticoncepção com seus respectivos mecanismos de ação.

Métodos de anticoncepção

(I) Diafragma.
(II) Laqueadura.
(III) Dispositivo intrauterino
(IV) Vasectomia.

Mecanismos de ação

( ) impede a liberação dos gametas da gônada para a uretra.
( ) impede a nidação no endométrio.
( ) impede que os gametas cheguem ao terço distal das tubas.
( ) impede a passagem dos gametas da vagina para o útero.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

A) IV, III, II, I.
B) I, II, III, IV.
C) II, III, I, IV.
D) III, II, IV, I.

10. A eficiência dos métodos anticoncepcionais mais utilizados pode ser verificada observando-se o quadro a seguir:



Marque a alternativa que melhor responde, corretamente, os seguintes questionamentos:

• Por que o método da tabela é um dos menos seguros?
• De que forma o método da pílula anticoncepcional diferencia-se dos demais em relação à forma pela qual se evita a gravidez?

a) Porque o ciclo menstrual das mulheres é sempre regular. A pílula é o único método que impede a liberação do gameta, através da ação de hormônios que interferem no ciclo menstrual.
b) Porque o ciclo menstrual das mulheres não é sempre regular. A pílula é o único método que impede a liberação do gameta, através da ação de hormônios que não interferem no ciclo menstrual.
c) Porque o ciclo menstrual das mulheres não é sempre regular. A pílula é o único método que impede a liberação do gameta, através da ação de hormônios que interferem no ciclo menstrual.
d) Porque o ciclo menstrual das mulheres não é sempre regular. A pílula e o DIU são os únicos métodos que impedem a liberação do gameta, através da ação de hormônios que interferem no ciclo menstrual.

11. Ulceração dolorosa, com a base mole, hiperemiada (avermelhada), com fundo purulento. Estas feridas são muito contagiosas, autovinculáveis e, portanto, frequentemente múltiplas. Em alguns pacientes, geralmente do sexo masculino, pode ocorrer enfartamento ganglionar na região inguino-crural (inchação na virilha). Marque a alternativa que indique a DST descrita:

a) Infecção por ureaplasma.
b) Hepatite B.
c) Gonorreia.
d) Cancro Mole

GABARITO
1. C
2. B
3. B
4. A
5. C
6. D
7. A
8. D
9. A
10. C
11. D

Nenhum comentário:

Postar um comentário