segunda-feira, 5 de outubro de 2015

• QUESTÕES (COM GABARITO) • Enfermagem Pediátrica [5].



1. O teste do reflexo vermelho serve para avaliação da acuidade visual da criança, devendo ser realizado:

a) na primeira consulta do recém-nascido na atenção básica e repetido aos 4 e 6 meses e na consulta dos 12 meses de idade.
b) na primeira consulta do recém-nascido na atenção básica e repetido aos 4, 6 e 12 meses e na consulta dos 2 anos de idade.
c) na primeira consulta do recém-nascido na atenção básica e repetido aos 6 meses e na consulta dos 12 meses de idade.
d) na primeira consulta do recém-nascido na atenção básica e repetido aos 6 e 12 meses e na consulta dos 2 anos de idade.
e) na primeira consulta do recém-nascido na atenção básica e repetido aos 12 meses e na consulta dos 4 anos de idade.

2. A vigilância alimentar e nutricional pressupõe o monitoramento contínuo do estado nutricional e do consumo alimentar da população. Nesse sentido, o Ministério da Saúde adota o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN), destinado a atender todas as fases da vida dos indivíduos, sejam crianças, adolescentes, adultos, idosos ou gestantes. Acerca das condutas recomendadas para situações de desvio no crescimento, assinale a opção correta.

a) Em situação de muito baixo peso ou magreza acentuada, deve-se orientar a família a realizar a próxima consulta com intervalo máximo de vinte e cinco dias.
b) Não há necessidade de encaminhamento da criança ao assistente social.
c) Deve-se verificar as atividades de lazer das crianças, como o tempo em frente à televisão e ao videogame, estimulando-as a realizar passeios, caminhadas, andar de bicicleta, praticar jogos com bola e outras brincadeiras que aumentem a atividade física.
d)Em caso de sobrepeso ou obesidade, deve-se verificar a existência de erros alimentares, identificar a dieta da família e orientar a mãe ou o cuidador a administrar à criança a alimentação da família, independentemente da idade.
e) O desmame não tem relação com a magreza em crianças menores de dois anos. Apesar de haver recomendação de aleitamento até dois anos completos ou mais, o Ministério da Saúde sugere que a amamentação seja exclusiva até os seis meses.

3. A divisão em ciclos de vida visa a atender as especificidades das fases de crescimento e desenvolvimento da criança e o início da puberdade. De acordo com o Ministério da Saúde, a classificação etária de infância e adolescência, respectivamente, é

a) até 11 anos de idade e entre 12 e 25 anos de idade.
b) até 7 anos de idade e entre 8 e 16 anos e meio.
c) de 0 a 10 anos e de 11 a 21 anos.
d) de 0 a 9 anos e de 10 a 19 anos.
e) de 0 a 6 anos e de 7 a 15 anos de idade.

4. Apesar de várias evidências científicas comprovarem a importância da amamentação, em termos nutritivos, o aleitamento materno exclusivo está aquém do que é recomendado pelo Ministério da Saúde. Com relação ao aleitamento materno, assinale a opção correta.

a) No segundo ano de vida, o leite materno continua sendo importante fonte de nutrientes, apesar de reduzir a produção de anticorpos.
b) Não existem evidências de que as mulheres que amamentam adquirem proteção contra a diabetes, o que acontece com as crianças amamentadas.
c) A amamentação é um excelente método contraceptivo nos primeiros seis meses após o parto, com 98% de eficácia, ainda que a amamentação não seja exclusiva ou predominante.
d) O Ministério da Saúde e a Organização Mundial de Saúde recomendam aleitamento materno exclusivo por seis meses e complementado até os dois anos ou mais de idade.
e) A introdução precoce de outros alimentos antes de o lactente completar seis meses de idade está associada ao maior número de episódios de diarreia, apesar de não interferir na absorção de ferro e zinco do leite materno.

5. Acerca de aleitamento materno e da assistência do profissional de enfermagem à alimentação da criança, assinale a opção correta.

a) O bebê deve ser acordado a cada três horas para amamentar.
b) O leite cru (não pasteurizado) pode ser conservado em geladeira por até vinte e quatro horas, e, no freezer ou no congelador, por até quinze dias.
c) O leite materno é o único alimento recomendado para bebês de até seis meses de idade, por conter os nutrientes necessários ao seu bom desenvolvimento.
d) É necessário lavar o mamilo com água e sabão sempre que o bebê for mamar.
e) A melhor posição para amamentar é com o bebê na posição horizontal e com o pescoço estendido.

6. Sobre o material do Ministério da Saúde “Saúde da criança: acompanhamento ao crescimento e do desenvolvimento infantil”, analise as seguintes afirmativas:

I. O crescimento e o desenvolvimento são eixos referenciais para todas as atividades de atenção à criança e ao adolescente sob os aspectos biológico, afetivo, psíquico e social.
II. O crescimento é um processo biológico, de multiplicação e aumento do tamanho celular, expresso pelo aumento do tamanho corporal. Todo indivíduo nasce com um potencial genético de crescimento, que pode ou não ser atingido, dependendo das condições de vida a que esteja submetido desde a concepção até a idade adulta.
III. Os bebês de baixo peso ao nascer podem ser apenas bebês prematuros, assim classificados porque não completaram seu tempo normal de gestação e, portanto, de seu crescimento intrauterino, sendo chamados de bebês com peso adequado para a idade gestacional (AIG).

Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas I e II.
e) I, II e III.

7. A criança que, quando colocada de bruços, levanta a ca-beça e os ombros, segue com os olhos pessoas e objetos que estão perto, gosta de olhar para as mãos e colocá-las na boca, segundo a Caderneta de Saúde da Criança/2007/Ministério da Saúde, apresenta desenvolvimento neuropsicomotor compatível à idade de

a) 1 a 2 meses;
b) 2 a 4 meses;
c) 4 a 6 meses;
d) 6 a 9 meses;
e) 9 a 12 meses.

8. O desenvolvimento neuropsicomotor é um processo longitudinal, contínuo, flexível e cumulativo de aprendizado que envolve maturação neurológica, visão, audição, comportamento, coordenação motora fina e grosseira, pensamento, memória, cognição, nteração social e afetiva. Assinale a alternativa INCORRETA relacionada a este desenvolvimento:

a) Dentre os parâmetros básico para a identificação de crianças com atraso no desenvolvimento estão os fatores de risco neurológico, evolução do perímetro cefálico, avaliação de postura, habilidade, atitudes.
b) Os problemas na gestação, doenças genéticas e prematuridade estão elencados como fatores de risco de atraso no desenvolvimento neuropsicomotor.
c) Erro inato do metabolismo e Kernicterus não são identificados como fatores e risco, pois não têm características em nível de sinais e sintomas que interfiram neste desenvolvimento.
d) O objetivo desta avaliação quanto ao desenvolvimento neuropsicomotor é identificar precocemente atrasos que possam indicar disfunções neurológicas como paralisia cerebral e autismo.
e) Para a avaliação destes parâmetros de desenvolvimento, é importante que se estabeleça idades limite críticas para algumas habilidades de referência.

9. São inúmeros os benefícios que o aleitamento materno oferece, tanto para as crianças como para a mãe. Em relação ao aleitamento materno podemos afirmar que:

a) favorece com maior rapidez a regressão do útero e das mamas.
b) o colostro, leite rico em vitaminas, é produzido até 30 dias após o parto.
c) é o alimento ideal para crianças até seis meses de vida, porém não tem água em sua composição.
d) o leite humano sofre alterações na sua composição de acordo com a quantidade de dias após o parto e durante uma mesma mamada.
e) quando o aleitamento é exclusivo e a mulher ainda não menstruou, até 3 meses após o parto é um método natural de planejamento familiar.

10. O leite materno é o único alimento que garante a quantidade e a qualidade adequada de nutrientes para o bebê, apresentando concentração ideal de proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e sais minerais. Sobre a amamentação, é INCORRETO afirmar:

a) O leite materno é rico em lactose que estimula o desenvolvimento da flora natural de lactobacilos que protegem o intestino da translocação bacteriana.
b) A infecção materna pelo vírus da hepatite B representa contraindicação para a amamentação porque o vírus foi detectado no leite materno.
c) A mastite pode ser evitada por meio do esvaziamento da mama por ordenha, uso de sutiã confortável e posicionar o bebê corretamente durante a amamentação.
d) A desnutrição acentuada, estresse e o cansaço da mãe podem ter um efeito significativo no volume de leite produzido.

GABARITO
1. B
2. C
3. D
4. D
5. C
6. E
7. B
8. C
9. D
10. A

Um comentário: