terça-feira, 6 de outubro de 2015

• QUESTÕES (COM GABARITO) • Enfermagem Obstétrica [5].



1. A maioria dos métodos anticonceptivos atua de forma a prevenir a gravidez antes ou durante a relação sexual. A Anticoncepção de Emergência (AE) é um método anticonceptivo que pode evitar a gravidez após a relação sexual. O método, também conhecido por “pílula do dia seguinte”, utiliza compostos hormonais concentrados e por curto período de tempo, nos dias seguintes da relação sexual.

Em relação à contracepção emergencial, é correto afirmar:

a) A AE possui uma taxa de falha insignificante e não produz efeitos secundários indesejados.
b) A AE pode ser utilizada de forma planejada, previamente programada, substituindo outros métodos anticonceptivos de rotina.
c) AE atua após a fecundação e impede a implantação do óvulo fecundado no útero, sendo, por este motivo, considerado um método abortivo.
d) Todas as mulheres podem usar o método com segurança, mesmo aquelas que, habitualmente, tenham contraindicações ao uso de anticoncepcionais hormonais combinados
e) Sua utilização é recomendada em casos de relação sexual sem uso de método anticonceptivo, falha conhecida ou presumida do método em uso de rotina, uso inadequado do anticonceptivo e abuso sexual.

2. Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ), considerando as contraindicações relativas ou absolutas ao uso de anticoncepcionais orais combinados.

( ) Mulheres acima de 35 anos, com consumo superior a 15 cigarros/dia.
( ) Mulheres com hipertensão arterial crônica com níveis pressóricos sustentadamente elevados, superiores a 140/90 mmhg.
( ) Uso por adolescentes hígidas.
( ) Uso por mulheres com doença hepática aguda.
( ) Uso por mulheres com sangramento uterino anormal de origem desconhecida.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

a) V – V – V – V – F
b) V – V – V – F – F
c) V – V – F – V – V
d) V – F – V – F – V
e) F – F – F – F – F

3. O câncer de mama e o câncer de colo uterino são os cânceres ginecológicos que mais matam mulheres no país. Entretanto, durante toda sua vida, apenas metade das mulheres realiza pelo menos um exame preventivo de câncer de colo uterino e apenas um terço das mulheres serão submetidas a um único exame de mamografia.

São fatores de risco para o câncer de mama:

a) Amamentação e multiparidade.
b) Ocorrência de mastite durante o puerpério.
c) Sexo masculino e uso prolongado de DIU contendo progestágeno por mulheres em idade
fértil.
d) Sexo feminino, menarca precoce, nuliparidade e terapia de reposição hormonal.
e) História familiar de câncer de mama em parentes de primeiro grau e antecedentes obstétricos de abortos de repetição.

4. Analise o resultado da colpocitologia oncótica de uma mulher de 22 anos, hígida, nulípara, em uso de contracepção oral combinada:

• Adequabilidade da amostra: satisfatória.
• Epitélios representados na amostra: escamosos, glandulares.
• Microbiologia: Lactobacilos sp.
• Alterações celulares benignas reativas ou reparativas: inflamação.
• Lesão intraepitelial escamosa de baixo grau.

De acordo com as Diretrizes Brasileiras para o Rastreamento do Câncer de Colo do Útero (2011), qual a conduta preconizada diante do resultado dessa colpocitologia oncótica?

a) Repetir a coleta da colpocitologia oncótica em 6 meses.
b) Referir ao serviço de urgência hospitalar.
c) Referir ao ginecologista imediatamente.
d) Encaminhar para exame colposcópico para biópsia e conização da lesão.
e) Encaminhar ao cirurgião para realização de conização.

5. A terapia de reposição hormonal é amplamente utilizada em mulheres no climatério/ menopausa, visando ao alívio dos sintomas comuns deste período. Entretanto, existem algumas contraindicações a esta terapia. São exemplos de contraindicações absolutas à terapia de reposição hormonal, EXCETO:

a) câncer de mama.
b) depressão.
c) doença hepática grave.
d) história de tromboembolismo agudo e recorrente.
e) porfiria.

6. A anticoncepção de emergência (AE) é o método anticonceptivo que previne a gravidez após a violência sexual utilizando compostos hormonais concentrados por curto período de tempo. Cabe aos profissionais de saúde avaliar cuidadosamente o risco de gravidez para cada mulher que sofre violência sexual. Os gestores de saúde têm a responsabilidade de garantir a disponibilidade e o acesso adequado à AE.

Em relação a esse tema assinale a afirmativa INCORRETA:

a) a AE deve ser prescrita para todas as mulheres expostas à gravidez por meio de contato certo ou duvidoso com sêmen, independentemente do período do ciclo menstrual em que se encontrem, que tenham tido a primeira menstruação e que estejam antes da menopausa;
b) a AE é desnecessária se a mulher ou adolescente estiver usando regularmente método anticonceptivo de elevada eficácia no momento da violência sexual, a exemplo do anticoncepcional oral, injetável ou DIU;
c) a AE hormonal constitui o método de eleição devido a seu baixo custo, tolerabilidade, eficácia e ausência de contra-indicações absolutas;
d) o mecanismo de ação da AE, se utilizada na primeira fase do ciclo menstrual, altera o desenvolvimento dos folículos, impedindo a ovulação ou retardando-a por vários dias;
e) na segunda fase do ciclo menstrual, após a ovulação, a AE atua modificando o muco cervical, tornando-o fluido e liquido , hostil, impedindo ou dificultando a migração dos espermatozoides do trato genital feminino até as trompas, em direção ao óvulo.

7. O método anticoncepcional que se baseia no fato de que a duração da segunda fase do ciclo menstrual (pós-ovulação) é relativamente constante, com a ovulação ocorrendo entre 11 a 16 dias antes do início da próxima menstruação, é:

a) Método da temperatura basal.
b) Método de Billings.
c) Método do muco-cervical.
d) Ogino-knaus.


8. MSF, 45 anos, etnia branca, ensino fundamental incompleto, doméstica, união estável, história prévia de 5 partos normais e 1 cesariana, compareceu à Unidade de Saúde para realizar o exame de Papanicolau. Durante a consulta de enfermagem a usuária referiu queixas de corrimento vaginal moderado. Ao exame especular foi possível observar: colo hiperemiado, teste de Schiller positivo. Após observação do corrimento vaginal a enfermeira identificou o diagnóstico de Enfermagem Infecção vaginal por Tricomoníase Vaginal. Com relação à Tricomoníase vaginal, identifique os principais achados clínicos que auxiliaram a enfermeira a caracterizar esse quadro:

a) Presença de corrimento vaginal amarelo-esverdeado, bolhoso, com odor fétido, Teste de Whiff positivo, pH vaginal acima de 4,5.
b) Presença de corrimento esbranquiçado, grumoso, sem odor fétido, Teste de Whiff negativo, pH vaginal menor que 3,0.
c) Presença de corrimento acinzentado, ligeiramente espumoso, com odor fétido, teste de Whiff positivo, pH vaginal acima de 4,5.
d) Presença de corrimento vaginal amarelado, leitoso, sem odor fétido, Teste de Whiff negativo, pH vaginal abaixo de 4,5.
e) Presença de corrimento acinzentado, espumoso, com odor fétido, teste de Whiff negativo, pH vaginal acima de 3,0.

9. Durante as ações educativas sobre planejamento familiar, uma trabalhadora faz a seguinte pergunta: "Qual o momento indicado para a colocação do DIU?". A resposta correta do enfermeiro deverá ser:

a) preferencialmente, durante a menstruação.
b) obrigatoriamente, nos três primeiros dias após a menstruação.
c) obrigatoriamente, cinco dias antes do ciclo menstrual.
d) preferencialmente, na fase estrogênica, entre o 5º e o 14º dia de um ciclo menstrual de 28 dias.
e) habitualmente, na fase de aumento do nível de progesterona, entre o 15º e o 20º dia do ciclo menstrual de 28 dias.

10. Onde se localiza mais de 90% das lesões precursoras ou malignas do colo do útero?

a) Estroma.
b) Zona de transformação.
c) Epitélio glandular.
d) Glândulas endocervicais.
e) Junção escamolacunar.

GABARITO
1. E
2. C
3. D
4. A
5. B
6. E
7. D
8. A
9. A
10. B

Nenhum comentário:

Postar um comentário