quarta-feira, 7 de junho de 2017

• QUESTÕES (COM GABARITO) • Saúde Coletiva [8].


1. Os direitos sociais e da saúde e as competências da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios relativas ao Sistema Único de Saúde (SUS) estão expressos no texto da Constituição da República, nas constituições estaduais e nas Leis n.ºs 8.080/1990 e 8.142/1990. Com relação ao texto acima, assinale a opção correta.

a) São diretrizes do SUS: a descentralização, a regionalização a hierarquização, o atendimento integral e a participação da comunidade.
b) O SUS é financiado com recursos do orçamento da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, além de outras fontes.
c) A saúde é um direito de todos e um dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.
d) A participação direta ou indireta de empresas ou capitais estrangeiros na assistência à saúde no Brasil é permitida.
e) O SUS deve garantir a equidade, isto é, oferecer os recursos de saúde de acordo com as necessidades de cada um, ou seja, tratar situações iguais de formas desiguais. 

2. Os serviços de saúde representam uma grande área de aplicação dos conceitos da epidemiologia, ao lado das doenças infecciosas e das não-infecciosas. Neste sentido, esses serviços fazem parte do meio social onde vivem as pessoas, sendo um dos elementos que podem alterar a frequência e a distribuição dos agravos à saúde, e melhorar a qualidade de vida da população. O estudo do perfil de mortalidade da população, o financiamento em saúde, a capacitação das equipes, tanto qualitativamente quanto quantitativamente, devem ser analisados para os alcances de parâmetros de eficiência, eficácia e efetividade dos serviços. M.G. Pereira. Epidemiologia teoria e prática, cap. 23, Rio de Janeiro, 2001.

No que se refere ao texto apresentado, assinale a opção correta.

a) O perfil de mortalidade da população deve determinar, em grande parte, o tipo, a quantidade e a distribuição de serviços colocados à disposição da coletividade, com vistas a manter ou melhorar o seu nível de saúde.
b) A disponibilidade dos serviços de saúde depende de fatores como: a vontade política, nível de financiamento, recursos humanos, tecnologia e habilidade gerencial de fazer tudo isso funcionar adequadamente.
c) O uso dos serviços de saúde está ligado a características da oferta, bem como a conduta das pessoas frente à morbidade e aos serviços, o que envolve: tipo de problema, classe social, oportunidades de contatos, a relação interpessoal estabelecida, tecnologias disponíveis, e a adesão do paciente as prescrições.
d) A resolubilidade do contato paciente-profissional de saúde tem também seus fatores determinantes, como: aspectos econômicos, sociais e comportamentais.
e)  A saúde é um dos muitos fatores que têm estreita influência sobre a qualidade de vida das pessoas e independe de condições adequadas de trabalho, moradia, alimentação, transporte, educação, lazer e saneamento. 

3. Para o planejamento de ações de prevenção e controle de doenças e agravos, é importante conhecer o perfil dos problemas de saúde da população assistida e das doenças apresentadas. Para o conhecimento de aspectos de saúde não diretamente observáveis, foram criados os indicadores de saúde, que representam e tentam medir os aspectos normalmente não percebidos. Ministério da Saúde, Saúde Coletiva, 2006.

Com relação ao assunto tratado no texto acima, assinale a opção correta.

a) A prevalência refere-se aos casos novos e a incidência aos casos existentes de uma determinada doença.
b) A morbidade pode ser referida ou observada. A morbidade referida, em geral, é identificada por um examinador independente, de nível superior, utilizando métodos apropriados, cientificamente testados, incluindo nesse caso os sinais da doença, as alterações laboratoriais e os diagnósticos clínicos.
c) Endemia compreende um número de casos de doença acima do esperado, sem respeitar limites entre países ou continentes. Os exemplos mais atuais são a AIDS e a tuberculose.
d) Epidemia é o aumento do número de casos de determinada doença, muito acima do esperado e não delimitado a uma região.
e) Pandemia é a ocorrência de certo número de casos controlados em determinada região.

4. No Brasil, apesar da redução drástica do número de casos, de 19 para 4, 68 doentes em cada 10 mil habitantes, no período compreendido entre 1985 a 2000, a hanseníase ainda se constitui em um problema de saúde pública que exige vigilância resolutiva. Desde 1985, o país vem reestruturando suas ações, procurando alcançar o índice de menos de um doente em cada 10 mil habitantes. A hanseníase é fácil de diagnosticar, tratar e tem cura, no entanto, quando diagnosticada e tratada tardiamente, pode trazer graves consequências para os portadores e seus familiares, pelas lesões que os incapacitam fisicamente. Ministério da Saúde. Guia para o controle da hanseníase, Brasília, 2002.

Com relação ao tema abordado no texto acima, assinale a opção correta.

a) É atribuição privativa do médico e do enfermeiro na atenção ao paciente portador de hanseníase a participação de estudos e levantamentos que identifiquem os determinantes do processo saúde/doença de grupos populacionais, famílias e indivíduos.
b) Na promoção da saúde na execução do cuidado ao paciente com hanseníase, a equipe de saúde deve identificar os principais mecanismos de defesa/adaptação do ser humano às agressões do meio ambiente.
c) São atribuições da equipe de saúde que atua no programa de atenção ao paciente com hanseníase na unidade de atenção em saúde: planejar ações de assistência e controle do paciente, família e comunidade com base no levantamento epidemiológico e operacional; estabelecer relações entre as condições de vida e os problemas de saúde identificados e estabelecer prioridades entre tais problemas.
d) Na prevenção de enfermidades em paciente com hanseníase, a equipe de saúde deve promover a mobilização social em torno das demandas e necessidades em saúde, em parceria com agentes de comunicação e lideranças comunitárias.
e) A equipe de saúde para gerenciar e avaliar o cuidado ao paciente com hanseníase deve identificar precocemente sinais e sintomas que indiquem complicações no processo de evolução das enfermidades.

5. O direito da sociedade de participar do controle social na saúde está assegurado na Constituição Federal de 1988, tendo sido regulamentada pela Lei n.º 8.142/1990. Foi essa lei que criou os Conselhos de Saúde e as Conferências de Saúde como instâncias colegiadas do Sistema Único de Saúde – SUS – em cada esfera de governo (art. 1º.). Essas instâncias foram criadas para representar um espaço na qual as vozes de diferentes setores da sociedade fossem ouvidas e respeitadas. A participação nesses Conselhos e Conferências é também um direito e um dever de cidadania.

Com referência a esse tema, assinale a opção correta.

a) O Conselho de Saúde, em caráter permanente e consultivo, é um órgão colegiado composto por representantes do governo, dos prestadores de serviço, dos profissionais de saúde e dos usuários e atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, cujas decisões serão homologadas pelo chefe do poder judiciário legalmente constituído em cada esfera de governo.
b) A Conferência de Saúde reunir-se-á a cada três anos com a representação dos vários segmentos sociais, para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes, e é convocada pelo Poder Legislativo ou, extraordinariamente, pelo Conselho de Saúde.
c) A representação dos usuários nos Conselhos de Saúde e nas Conferências de Saúde é paritária em relação ao conjunto dos demais segmentos, ou seja, os usuários são a metade dos Conselheiros em todo o Conselho de Saúde e a metade dos participantes em toda a Conferência de Saúde.
d) O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS) não podem ter representantes no Conselho Nacional de Saúde, pois já o fazem por meio dos representantes governamentais municipais.
e) As Conferências de Saúde e os Conselhos de Saúde terão sua organização e normas de funcionamento definidas em regimento próprio, aprovadas pelo poder executivo nos níveis correspondentes.

6. A Constituição Federal de 1988 instituiu o SUS e todas as suas ações devem ser voltadas para cumprir o direito garantido na Constituição de que a saúde no Brasil é direito de todos e dever do Estado.

Acerca desse tema, assinale a opção correta.

a) A partir da criação do SUS, a política nacional de saúde é formulada pelo presidente da República do Brasil com a participação e aprovação do Congresso Nacional.
b) Os atos administrativos e burocráticos necessários à implantação das políticas de saúde municipais ou estaduais são obrigação das prefeituras ou dos governos estaduais, por meio de suas secretarias de saúde, e devem ser acompanhadas pelas conferências estaduais de saúde.
c) A política estadual de saúde serve de referência para definir as prioridades locais. Quem define as políticas municipais são as secretarias municipais de saúde, com a participação dos usuários e do poder legislativo local.
d) É papel específico do conselheiro de saúde participar da formulação das políticas de saúde e acompanhar a implantação definitiva dessas políticas.
e) A política nacional de saúde é adequada a cada unidade da federação para atender as suas realidades. Cabe às secretarias estaduais de saúde, junto com seus conselhos estaduais de saúde, realizar essa adaptação, acolhendo as prioridades e o interesse da população de cada estado.

7. Associe os termos de mortalidade/morbidade à sua definição na alternativa correta:

X - É a ocorrência de certo número de casos controlados em determinada região.
Y - É o aumento do número de casos de determinada doença, muito acima do esperado e não delimitado a uma região.
Z - Compreende um número de casos de doença acima do esperado, sem respeitar limites entre países ou continentes. Os exemplos mais atuais são a Aids e a Tuberculose.

a) X – EPIDEMIA; Y – ENDEMIA; Z – PANDEMIA.
b) X – ENDEMIA; Y – EPIDEMIA; Z – PANDEMIA.
c) X – PANDEMIA; Y – EPIDEMIA; Z – ENDEMIA.
d) X – PANDEMIA; Y – ENDEMIA; Z – EPIDEMIA.

8. O planejamento em saúde é o processo pelo qual as secretarias de saúde e seus Conselhos definem as ações que serão transformadas em políticas de saúde no período daquela gestão. Para garantir o controle social, ele deve ser participativo e democrático, revisado anualmente, o que significa que os conselheiros devem participar, opinar e eleger as prioridades de acordo com as necessidades relacionadas e sentidas pelos respectivos segmentos que representam.

Tendo esse texto apenas como um motivador, assinale a opção correta.

a) A agenda de saúde se constitui na definição das prioridades que deverão ser atendidas, a partir da definição de ações dos conselhos em conjunto com as secretarias de saúde.
b) O quadro de metas define, com base nas realidades nacional, estadual e municipal, as ações e estratégias necessárias para enfrentar as prioridades definidas na agenda de saúde.
c) O plano de saúde é o resumo do quadro de metas. Nele ficam claras as metas que devem ser cumpridas, em que prazos e que operações serão necessárias.
d) O quadro de metas é a explicação das verbas destinadas à execução das operações descritas no orçamento.
e) O quadro de metas é a avaliação do cumprimento dos objetivos e das metas explicitadas na agenda de saúde, bem como da aplicação dos recursos em cada esfera de governo em cada exercício anual, sendo elaborado pelo gestor e submetido ao Conselho de Saúde e às Comissões Intergestores.

9. As diretrizes orientadoras da portaria n.º 648/2006 do Ministério da Saúde trazem em seus princípios gerais os fundamentos da política nacional de atenção básica. Nela está proposto que o enfermeiro no exercício de suas atribuições específicas deve facilitar a relação entre os profissionais que integram a equipe de saúde.

Acerca desse tema, assinale a opção correta.

a) Efetivar a integralidade em seus vários aspectos é uma atribuição específica do enfermeiro.
b) Desenvolver ações educativas, realizar o primeiro atendimento às urgências médicas e odontológicas, participar das equipes no planejamento e na avaliação das ações são atribuições específicas do técnico em enfermagem.
c) A estratégia de saúde da família não deve ter o caráter substitutivo em relação à rede de atenção básica tradicional.
d) São princípios gerais da política nacional de atenção básica, o acesso universal e contínuo a serviços de saúde de qualidade e resolutivos, e, o desenvolvimento das relações de vínculo e responsabilização entre as equipes e a população adscrita.
e) Facilitar a relação entre os profissionais da unidade básica de saúde e a enfermagem; e organizar e coordenar grupos específicos de indivíduos e famílias em situação de risco são atribuições do agente comunitário de saúde.

10. O Sistema Único de Saúde (SUS) segue as diretrizes previstas na Constituição Federal e obedece a um conjunto de princípios que compõem sua filosofia. Com base nos princípios do SUS, é CORRETO afirmar que:

a ) a descentralização é entendida como a exigência de um rápido impacto coletivo na saúde do município.
b) a hierarquização estabelece a estratégia de organização da atenção básica à saúde para atender à população.
c) a integralidade propõe uma composição alimentar e nutricional saudável para garantir as condições de vida de todo cidadão.
d) a universalidade significa que todo e qualquer cidadão tem direto de acesso aos serviços públicos de saúde.
e) a complementaridade do setor privado diz respeito à necessidade de exames complementares para o diagnóstico de saúde.

11. A participação da comunidade caracteriza-se como uma diretriz e um princípio do Sistema Único de Saúde. Considerando a regulamentação desse princípio, assinale a alternativa CORRETA.

a) A representação dos usuários é permanente e paritária em relação aos órgãos do governo nos Conselhos e nas Conferências de Saúde.
b) O Conselho de Saúde, na instância correspondente, atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde, incluindo os aspectos econômicos e financeiros.
c) Os Conselhos de Saúde são órgãos colegiados, em caráter permanente e deliberativo, criados para manter a participação majoritária dos usuários do SUS.
d) O Conselho de Saúde reúne-se de acordo com as orientações da comunidade local, para avaliar a situação da saúde e propor as diretrizes para a formulação da Política de Saúde.
e) A participação dos vários segmentos sociais nas deliberações da Política de Saúde se dá mensalmente nos Conselhos de Saúde e a cada dois anos nas Conferências de Saúde.

12. No processo de construção do Sistema Único de Saúde, as políticas de saúde e as formas como se organizam os serviços têm uma longa trajetória de formulações, de lutas e conquistas. Considerando esse processo, assinale a alternativa CORRETA.

a ) O Sistema Único de Saúde, instituído formalmente pela Constituição de 1988, teve como fatos propulsores a redemocratização do país, o processo constituinte no Congresso Nacional e o apoio do movimento da reforma sanitária.
b) A trajetória histórica da construção do Sistema Único de Saúde mostra a efetiva autonomia e desvinculação das políticas sanitárias do modelo político-econômico predominante.
c) O movimento sanitarista-campanhista destacou-se pela ampla cobertura populacional, tornando-se marco fundamental para o aumento do número de leitos hospitalares e redemocratização do sistema de saúde no Brasil.
d) A Política Nacional de Saúde é omissa com relação aos objetivos e atribuições do Sistema Único de Saúde, especificamente quanto às competências governamentais no campo da execução dos serviços de saúde.
e) O Sistema Unificado e Descentralizado de Saúde, iniciado durante o processo de elaboração da Constituição Federal, é considerado uma evolução do Sistema Único de Saúde sob os aspectos cronológico e filosófico.

13. A implementação do Sistema Único de Saúde representa um processo de mudança na prática da atenção e no processo de trabalho dos profissionais de saúde. É CORRETO afirmar que:

a) os profissionais de saúde, na atenção básica, raramente visam a objetivos de mais longo prazo a partir da atenção integral, mas sim sanar um problema pontual.
b) o cenário em cada serviço de saúde é similar, na medida em que os problemas e cuidados de saúde emergem do contexto no qual estes serviços se inserem.
c) as questões de referência, contra-referência, acesso a serviços e procedimentos complementares são problemas resolvidos pela prática dos profissionais de saúde da atenção básica.
d) os profissionais que atuam na Estratégia Saúde da Família (ESF), diferente dos demais profissionais da atenção básica, têm de exercer uma nova prática marcada pela humanização, pelo cuidado, pelo exercício da cidadania.
e) as práticas de cuidado com a saúde consideram os problemas de saúde locais, o nível das ações e dos procedimentos oferecidos, alicerçadas na compreensão de que as condições de vida definem o processo saúde-doença das famílias.

GABARITO
1. C
2. B
3. D
4. C
5. C
6. E
7. B
8. A
9. D
10. D
11. B
12. A
13. E

Nenhum comentário:

Postar um comentário