1. “As ações desenvolvidas em parceria com movimentos sociais e populares para a qualificação da participação social e reconhecimento do saber popular em saúde” é definida como (Painel de Indicadores do SUS/ Promoção da Saúde):
a) Educação permanente para o controle social.
b) Promoção da equidade.
c) Mobilização social em saúde.
d) Educação Popular em Saúde.
e) Fortalecimento das práticas de gestão participativa.
2. É diretriz para o trabalho da Educação na Saúde:
a) ampliar a compreensão dos conceitos de formação e educação permanente para adequá-los às distintas lógicas e especificidades
b) capacitar recursos humanos do SUS para a difusão de informações sobre prevenção de doenças e auto-cuidado
c) considerar a Educação Continuada como a estratégia de formação e de desenvolvimento de trabalhadores para o setor
d) centrar o planejamento e o acompanhamento das atividades educativas em saúde com vistas à aquisição de conhecimentos e mudança de hábitos
3. A Educação Permanente em Saúde é um importante instrumento para a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS), uma vez que no campo de atuação do SUS está incluída a ordenação da formação de recursos humanos na área de saúde. Assinale a alternativa que não seja compatível com a educação permanente em saúde.
a) Ela acontece no cotidiano das pessoas e das organizações
b) Deve servir para preencher lacunas e transformar as práticas profissionais e a própria organização do trabalho
c) Parte do desafio central de que a formação e o desenvolvimento devem ocorrer de modo centralizado para que seja mais efetivo
d) Ela é feita a partir dos problemas enfrentados na realidade, e leva em consideração os conhecimentos e as experiências que as pessoas já tem
e) Pode ser entendida como um processo aprendizagem-trabalho
4. Todas as afirmativas abaixo são diretrizes para a Educação Permanente em Saúde segundo o Ministério da Saúde, EXCETO:
a) Fomentar práticas educacionais em espaços coletivos de trabalho, fortalecendo o trabalho em equipes multiprofissionais.
b) Promover de forma centralizada a estratégia política para o enfrentamento da fragmentação dos serviços e das ações de saúde em estados e municípios.
c) Promover a aprendizagem significativa por meio da adoção de metodologias ativas e críticas.
d) Articular a educação permanente em saúde e a gestão de pessoas por competências para a organização das ações de educação no ministério da saúde.
e) Contribuir para a mudança cultural e institucional direcionada à gestão compartilhada e ao aprimoramento do SUS.
5. A educação permanente, como elemento estratégico para a sistematização da assistência, pressupõe a utilização de metodologias de ensino e aprendizagem que possibilitem ao educando assumir uma posição de:
a) objeto na construção do conhecimento
b) destaque na reprodução do conhecimento
c) sujeito na construção do conhecimento
d) objeto na difusão do conhecimento
e) sujeito na reprodução do conhecimento
6. Sobre Educação em Saúde, é falso afirmar:
a) A estratégia da educação permanente não se mostrou adequada para superar os problemas observados nas diferentes ações do SUS.
b) A formulação das políticas relativas à formação, ao desenvolvimento profissional e à educação dos trabalhadores do SUS é responsabilidade da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), por meio do Departamento de Gestão da Educação na Saúde.
c) Uma das características da gestão da Educação na Saúde é o apoio às instâncias de preparação de profissionais da área da Saúde e a busca da integração dos setores da Saúde e da Educação para o fortalecimento das instituições formadoras, no interesse do SUS.
d) Uma das estratégias do Ministério da Saúde, na área da Educação na Saúde, é o desenvolvimento de redes colaborativas em articulação com as instituições de ensino e pesquisa do país.
7. A educação continuada envolve as atividades de atualização após a graduação, possui duração definida e utiliza metodologia tradicional, enquanto a educação permanente estrutura-se a partir das necessidades do processo de trabalho e é inclusivo ao trabalho.
CERTO?
ERRADO?
8. A Educação Permanente em Saúde apresenta-se como uma proposta de ação estratégica capaz de contribuir para a transformação dos processos formativos, das práticas pedagógicas e de saúde e para a organização dos serviços, empreendendo um trabalho articulado entre o sistema de saúde, em suas várias esferas de gestão, e as instituições formadoras. O processo de educação permanente, implementado no SUS, deve priorizar
a) a democratização institucional.
b) o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem.
c) o desenvolvimento de capacidades docentes e de enfrentamento criativo das situações de saúde.
d) a constituição de práticas tecnológicas, éticas e humanística.
e) o desenvolvimento da gestão do sistema, das ações e dos serviços de saúde.
9. A consolidação e o aprimoramento da Atenção Básica como importante reorientadora do modelo de atenção à saúde no Brasil requer um saber e um fazer em educação permanente que sejam encarnados na prática concreta dos serviços de saúde. A educação permanente deve ser constitutiva, portanto, da qualificação das práticas de cuidado, gestão e participação popular. Portaria Nº 2.488/2011.
Na linha do exposto acima, sobre a educação permanente, pode-se afirmar que:
a) É considerada como uma importante “estratégia de gestão”, desprovida de qualquer dimensão pedagógica.
b) Deve embasar-se num processo de gestão que se concentre em desenvolver estratégias para a resolução dos problemas e desafios enfrentados no processo de trabalho.
c) É desvinculada da estratégia de apoio institucional, pois somente assim pode potencializar o desenvolvimento de competências de gestão na Atenção Básica
d) Apresenta, dentre outros pressupostos, o planejamento/programação educativa ascendente, em que, a partir da análise coletiva dos processos de trabalho, identificam-se os nós críticos a serem enfrentados na atenção e/ou na gestão.
10. As práticas de educação em saúde no SUS compreendem:
a) Ações desenvolvidas pelos movimentos sociais e populares para a qualificação da participação social e reconhecimento do saber popular em saúde
b) Relações entre sujeitos sociais que portam diferentes saberes e ocupam diferentes espaços. São práticas dialógicas, estratégicas, participativas, mediadas pela ação comunicativa entre os participantes, podendo ser mais ou menos formalizadas
c) Dimensões vinculadas à doença e à prescrição de normas, sendo consideradas estratégias básicas para a promoção da saúde
d) Ações de institucionalização de espaços de participação, desenvolvimento de mecanismos democráticos de gestão e formação de gestores para a gestão estratégica e participativa
e) Eventos e ações de conscientização e luta pelo direito universal à saúde
11. A Educação Popular em Saúde foi um dos movimentos sociais que, no Brasil, durante o regime militar, buscaram romper com a verticalidade da relação profissional-usuário, valorizando as iniciativas da população e o saber popular.
CERTO?
ERRADO?
12. Sobre a Educação em Saúde, assinale a alternativa correta.
a) O papel do profissional de saúde é ser mero transmissor de informações.
b) Paulo Freire exerceu forte influência no movimento da educação popular em saúde no Brasil.
c) Didaticamente, o plano de educação em saúde deve ser realizado somente com intervenção individual.
d) O cliente deve ser receptor passivo de informações e abster-se de relatar suas experiências.
e) A finalidade da educação em saúde é atender aos objetivos meramente técnicos de campanhas sanitárias.
13. No atual contexto brasileiro, ressurge a necessidade de se discutir o paradigma da educação popular, evidenciando sua potencialidade frente à concepção dominante de educação que reforça, na prática, a exclusão social e a não solidariedade humana. Ao fim dos anos 50, tivemos duas tendências bem significativas da educação popular. Essas tendências são conhecidas como:
a) educação libertadora e educação profissional;
b) educação tradicional e educação conscientizadora;
c) educação libertadora e educação tradicional;
d) educação tecnicista e educação profissional;
e) educação não-formal e educação tradicional.
14. Ensinar-aprender não é permanecer em uma atitude apenas contemplativa, sem envolvimento ou apenas produzir dados culturais. Sobre a formação e conduta do professor e sua ação pedagógica, assinale o item correto:
a) A docência deve ser baseada na competência técnica, sem, contudo, associar a concepção de educação ao seu papel na sociedade;
b) O professor deve basear sua ação docente na competência técnica, teórica e no compromisso político, sem tratar sua atividade, apenas, como mercadoria;
c) A formação de professores não pode levar em consideração a internalização do saber;
d) A atuação do professor enquanto ser histórico não pode influenciar a ordem pedagógica.
15. As tendências pedagógicas ajudaram a formar a prática pedagógica do Brasil. Sobre essas tendências, assinale o item correto:
a) As tendências pedagógicas ajudam o professor a se distanciar das demandas de sua clientela e ficar seu trabalho, na sala de aula;
b) As tendências pedagógicas foram concebidas, baseadas em visões de pensadores, em relação ao contexto histórico das sociedades, em que estavam inseridos, além das concepções de homem e de mundo;
c) O conhecimento das tendências pedagógicas serve, apenas, para orientar os professores, quanto à elaboração de seus planos de ensino;
d) A aplicação das tendências pedagógicas em nada contribui para o processo de aprendizagem do aluno, apenas, serve como instrumento de trabalho para o professor.
16. Todos os países que chegaram a grau mais elevado de progresso alavancaram-se a esta condição, priorizando a educação. Esta tem uma função social muito importante, especialmente, no que se refere ao mundo do trabalho. Nesta perspectiva, conforme a concepção crítico-social dos conteúdos, a educação deve ter como objetivo:
a) Preparar mão-de-obra especializada, para suprir as necessidades de desenvolvimento do sistema capitalista, atendendo, assim, as exigências da produtividade e de crescente divisão social do trabalho;
b) Formar pessoas capazes de pensar, criticamente, potencializando o desenvolvimento de suas capacidades intelectuais, emocionais, culturais e relacionais, para o pleno desenvolvimento da sociedade;
c) Formar cidadãos para ocuparem lugares fixos e funcionais, na estrutura hierárquica da produção e da sociedade;
d) Capacitar, prioritariamente, pessoas para o domínio das técnicas e tecnologia do mundo do trabalho, dotando-o de capacidade intelectual de competir com os outros.
17. Analise o fragmento a seguir.
“As tendências pedagógicas brasileiras foram muito influenciadas pelo momento cultural e político da sociedade. A _____ parte de uma análise crítica da realidade social e sustenta, implicitamente, as finalidades sociopolíticas da educação. Suas propostas não condizem com as ideias implantadas pelo capitalismo.”
Assinale a opção que completa corretamente a lacuna do fragmento acima.
a) Tendência Tecnicista
b) Tendência Tradicional
c) Tendência Progressista
d) Tendência Renovadora Progressiva
e) Tendência Liberal
18. Situada historicamente, a Didática, ao longo do tempo, tem assumido as concepções referentes às Tendências Pedagógicas prevalecentes em cada momento histórico. No quadro a seguir, há uma descrição de uma dessas tendências.
“A escola é um ambiente de preparação para a vida, onde as crianças e os jovens recebem educação intelectual e moral. Os estudantes devem memorizar modelos de conhecimentos e agir segundo esses modelos. A atividade de ensino centra-se em aulas expositivas do professor.”
A Tendência Pedagógica descrita no quadro é a Pedagogia
a) Crítico-Social dos Conteúdos.
b) Renovada.
c) Tradicional.
d) Tecnicista.
19. Considerando que a educação em saúde é uma atribuição fundamental do profissional de enfermagem, é correto afirmar:
a) a educação em saúde não pode ser considerada uma estratégia para evitar custos.
b) a educação em saúde deve ser destinada somente ao paciente menos informado.
c) uma das metas da educação em saúde é encorajar as pessoas a aderirem ao esquema terapêutico.
d) a educação em saúde faz parte do cuidado de enfermagem, mas não influencia diretamente no autocuidado.
e) a educação em saúde dispensa avaliação constante das variáveis que afetam a capacidade do cliente em adotar comportamentos específicos.
GABARITO
1. D
2. A
3. C
4. B
5. C
6. A
7. CERTO
8. E
9. D
10. B
11. CERTO
12. B
13. A
14. B
15. B
16. B
17. C
18. C
19. C
13. A
14. B
15. B
16. B
17. C
18. C
19. C
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