1. Sobre o acolhimento na Atenção Básica, está INCORRETO:
a) Múltiplos aspectos técnicos e político-institucionais precisam ser mobilizados para obtermos êxito na implementação do acolhimento. Porém, independente do formato que venha a ser implementado, é fundamental que o protocolo adotado seja rigidamente seguido.
b) Assumir efetivamente o acolhimento como diretriz é um processo que demanda transformações intensas na maneira de funcionar a atenção básica. Isso requer ações articuladas, envolvendo usuários, trabalhadores e gestores.
c) O acolhimento na atenção básica tem sempre uma preocupação em ampliar a resolutividade e a capacidade de cuidado da equipe, sendo que o fluxograma de organização do acolhimento deve ser tomado como um ponto de partida possível.
d) O fluxograma de acolhimento deve ser tomado como um modo de facilitar o acesso e o atendimento a necessidades de saúde com equidade, assumindo a perspectiva usuário-centrada como um posicionamento ético-político que tem implicações organizativas e no processo de trabalho das equipes.
e) Para implantar práticas e processos de acolhimento visando a melhorar a acessibilidade do usuário e a escuta dos profissionais, não são suficientes ações normativas, burocráticas, nem discursivas.
2. A Portaria nº 874/2013 do Ministério da Saúde “institui a Política Nacional para a Prevenção e Controle do Câncer na Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS)”. Analise as afirmativas a seguir acerca desta Política.
I. O reconhecimento do câncer como uma doença crônica prevenível é um dos seus princípios gerais.
II. Reconhece o tabagismo, o consumo de álcool, o sobrepeso, a obesidade e o consumo alimentar inadequado como fatores de risco relacionados ao câncer.
III. Os cuidados paliativos para os casos que os exijam não são objetos desta Portaria, uma vez que são garantidos pela Política Nacional de Atenção Básica.
IV. O tratamento dos casos raros ou muito raros de câncer é reconhecido por essa Política como casos especiais e que exigem análise técnica para que sejam encaminhados para alto nível de especialização e maior porte tecnológico em estabelecimentos de saúde de referência nacional.
Estão corretas apenas as afirmativas
a) I e II.
b) I e IV.
c) II e IV.
d) III e IV.
3. A Política Nacional da Atenção Básica é desenvolvida por meio do exercício de práticas de cuidado e gestão, democráticas e participativas. A Atenção Básica orienta-se, entre outros, pelos seguintes princípios:
a) universalidade – continuidade do cuidado – responsabilização – participação social.
b) acessibilidade – assistência integral – autonomia – controle social.
c) intersetorialidade – vínculo – dinâmica territorial – humanização.
d) vulnerabilidade – territorialidade – referência e contrarreferência.
e) inserção sociocultural – equidade – perfil epidemiológico – vulnerabilidade.
4. Com base nos preceitos constitucionais, a construção do Sistema Único de Saúde se norteia pelos princípios organizativos, sendo dois deles a
a) descentralização e complementariedade do setor privado.
b) equidade e participação social.
c) resolubilidade e universalidade.
d) regionalização e integralidade.
e) igualdade e acessibilidade.
5. De acordo com a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), a participação no gerenciamento dos insumos necessários para o adequado funcionamento da Unidade Básica de Saúde (UBS) constitui atribuição prevista para profissionais integrantes da equipe de saúde. Assinale a alternativa que apresenta os profissionais da saúde que participam do gerenciamento de insumos necessários ao funcionamento das UBS, conforme identificados na PNAB.
a) Médico, enfermeiro, assistente social e secretário de saúde.
b) Enfermeiro, gerente da UBS e agente comunitário de saúde.
c) Auxiliar de enfermagem, coordenador do Conselho Municipal de Saúde e fisioterapeuta.
d) Cirurgião-dentista, enfermeiro, assistente social e visitador sanitário.
e) Enfermeiro, médico e técnico de saúde bucal.
6. O paciente, ao procurar um serviço de saúde, é recebido por um profissional de enfermagem que busca responder às suas demandas por meio de uma escuta qualificada. Nessa situação, o profissional está desenvolvendo ações de
a) acolhimento.
b) supervisão.
c) benchmarking.
d) educação em saúde.
e) auditoria.
7. Considere as seguintes ações desenvolvidas por profissionais da saúde: discussão de casos, atendimento conjunto ou não, interconsulta, construção conjunta de projetos terapêuticos, educação permanente, intervenções no território e na saúde de grupos populacionais e da coletividade, ações intersetoriais, ações de prevenção e promoção da saúde e discussão do processo de trabalho das equipes.
Assinale a alternativa que corresponde ao local onde essas ações são realizadas.
a) Unidade Básica de Saúde.
b) Centro Especializado de Atendimento à Saúde.
c) Academia de Saúde.
d) Consultório de Rua.
e) Núcleo de Apoio à Saúde da Família.
8. De acordo com a Política Nacional de Atenção Básica, em relação ao cálculo do número de equipes de Saúde da Família (eSF), “recomenda-se que o número de pessoas por equipe considere o grau de vulnerabilidade das famílias daquele território, sendo que, quanto maior o grau de vulnerabilidade, menor deverá ser a quantidade de pessoas por equipe”. Na PNAB, consta um número máximo de pessoas a ser atendido para cada eSF e um número apresentado como a média recomendada.
Assinale a alternativa que corresponde, respectivamente, ao número de eSF, com base no número máximo de habitantes por equipe, e a média recomendada, para uma cidade com 900.000 habitantes.
a) 900 e 450 eSF.
b) 300 e 225 eSF.
c) 250 e 450 eSF.
d) 225 e 300 eSF.
e) 200 e 300 eSF.
9. Para a efetivação do Programa de Diabetes e Hipertensão Arterial, está prevista a participação de uma equipe mínima de profissionais de saúde com as respectivas atribuições de cada profissional. O enfermeiro é um dos integrantes dessa equipe.
Assinale a alternativa que corresponde a uma das atribuições específicas do enfermeiro que atua no Programa de Diabetes e Hipertensão Arterial.
a) Desenvolver atividades educativas de promoção de saúde com todas as pessoas da comunidade, bem como atividades educativas individuais ou em grupo com os pacientes hipertensos e diabéticos.
b) Verificar o comparecimento dos pacientes diabéticos e hipertensos às consultas agendadas na unidade de saúde.
c) Encaminhar para unidades de referência secundária os casos de diabetes gestacional, gestantes diabéticas e os que necessitam de consulta especializada.
d) Verificar os níveis da pressão arterial, peso, altura e circunferência abdominal em indivíduos da demanda espontânea da unidade de saúde.
e) Rastrear a hipertensão arterial em indivíduos com mais de 20 anos, pelo menos uma vez ao ano, mesmo naqueles sem queixa.
10. Sabe-se que a atenção primária/básica em saúde distingue-se de outros tipos de atenção pelas características clínicas dos pacientes e seus problemas, incluindo variedade de diagnósticos ou problemas de saúde identificados. Como a atenção primária/básica é o ponto de primeiro contato dentro do sistema de atenção à saúde, os profissionais de saúde encontram uma série muito mais ampla de problemas apresentados do que no caso da atenção subespecializada. Desse modo, a atenção primária/básica é definida pelo Instituto Americano de Medicina como sendo a oferta de serviços de atenção à saúde integrados e acessíveis por meio de clínicos que sejam responsáveis por atender um amplo espectro de necessidades pessoais de atenção à saúde, desenvolvendo uma parceria constante com os pacientes e trabalhando no contexto da família e da comunidade.
Contexto da família e da comunidade é o entendimento das condições de vida:
a) de idosos, com base nas tradições e antecedentes culturais, referentes à cidade em que vivem.
b) de idosos e crianças, dos hábitos de saúde e dos antecedentes culturais referentes à cidade em que vivem.
c) da população de baixa renda, da dinâmica familiar e dos antecedentes culturais referentes ao tipo de habitação em que moram.
d) de gestantes, idosos e crianças, da escolaridade e dos antecedentes culturais referentes ao estado em que vivem.
e) dos usuários de saúde, da dinâmica familiar e dos antecedentes culturais referentes à comunidade na qual os usuários vivem.
11. Em relação à operacionalização da Atenção Primária à Saúde que envolve as três esferas de governo, considere as seguintes afirmativas:
1. O Programa Nacional de Imunização (PNI) tem como missão a erradicação, controle e eliminação de doenças imunopreveníveis.
2. É de competência da esfera estadual a coordenação do PNI, com definição de calendários e campanhas nacionais de vacinação, normatizações técnicas e estratégias.
3. Ao Ministério da Saúde compete prestar assistência técnica aos estados e municípios no processo de implantação e expansão do Programa de Saúde da Família.
4. As diretrizes e ações de vigilância em saúde incluem ações definidas em legislações estaduais que apontam a gestões compartilhadas entre os municípios e Distrito Federal.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente a afirmativa 3 é verdadeira.
b) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.
e) Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.
12. O Pacto pela Saúde define prioridades articuladas e integradas em três componentes: Pacto pela Vida, Pacto em Defesa do SUS e Pacto de Gestão do SUS. O Pacto pela Vida, compromisso entre os gestores do SUS, pressupõe:
a) Reforçar os mecanismos de transferência fundo a fundo entre gestores.
b) Elaborar o plano diretor.
c) Lutar pelo adequado financiamento.
d) Definir e pactuar as metas locais.
e) Assumir de maneira efetiva as responsabilidades sanitárias inerentes a cada esfera de gestão.
13. Com relação às políticas públicas em saúde do adolescente, do adulto e do idoso inseridas na atenção básica do Ministério da Saúde, assinale a alternativa correta.
a) Na caderneta do idoso, não é necessário haver o registro de alergias medicamentosas, uso de medicamentos e vacinas.
b) No idoso, úlceras de decúbito e desidratação caracterizam sinais de maus tratos e devem ser passíveis das sanções previstas em lei.
c) Na promoção de hábitos saudáveis para o idoso, o trabalho em grupo pode ser coordenado por qualquer profissional de nível superior.
d) Em nenhuma hipótese, informações de consulta com adolescentes devem ser repassadas aos seus pais, garantindo-lhes assim o sigilo e a confidencialidade.
e) Um dos cuidados de enfermagem com adultos portadores de cirrose hepática consiste em pesá-lo diariamente após o café da manhã.
14. Instrumento de trabalho do enfermeiro que atua na saúde da comunidade, a estimativa rápida participante
a) é realizada por equipe de profissionais da saúde externa à unidade básica de saúde ou à equipe da estratégia de saúde da família, para evitar-se sobrecarga de trabalho.
b) é estabelecida exclusivamente com base em informações obtidas de fontes secundárias oficiais.
c) tem o objetivo de certificar a qualidade da gerência local de saúde.
d) é definida como um conjunto de metodologias e técnicas de coleta e análise de informações de saúde da população que fornece suporte ao processo de planejamento local da unidade de saúde.
e) consiste em um censo demográfico realizado em municípios de pequeno porte.
15. Ao acolher o usuário que procura atendimento nos serviços de saúde com uma escuta qualificada, a instituição de saúde estará atendendo a uma das diretrizes lançada em 2003 na Política
a) do Programa Mais Médicos.
b) Nacional de Humanização.
c) Nacional de Promoção da Saúde.
d) do Programa de Escuta Especializada.
e) Nacional de Estratégia Acolher/SUS.
16. De acordo com a Portaria nº 2.488/11, sobre os Núcleos de Apoio à Saúde da Família - NASF, analisar a sentença abaixo:
Os NASF foram criados com o objetivo de ampliar a abrangência e o escopo das ações da Atenção Básica, bem como sua resolubilidade (1ª parte). Os NASF fazem parte da Atenção Básica e se constituem como serviços com unidades físicas independentes ou especiais, e são de livre acesso para atendimento individual ou coletivo (2ª parte).
A sentença está:
a) Totalmente correta.
b) Correta somente em sua 1ª parte.
c) Correta somente em sua 2ª parte
d) Totalmente incorreta.
17. Em relação ao Sistema Único de Saúde (SUS), é incorreto afirmar-se que
a) o sistema de atendimento funciona de modo centralizado e hierarquizado, com a gestão de saúde passando para os municípios.
b) a porta de entrada do sistema de saúde deve ser preferencialmente a atenção básica.
c) quando o município não possui todos os serviços de saúde, ele pactua com as demais cidades de sua região a forma de atendimento integral à saúde de sua população.
d) o município é o principal responsável pela saúde pública de sua população.
e) a União é o principal financiador da saúde pública no país.
18. De acordo com a Lei nº 8.080, que dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências, assinale verdadeira (V) ou falsa (F) em cada afirmativa a seguir:
(..) Os níveis de saúde expressam a organização social e econômica do País, tendo a saúde como determinantes e condicionantes, entre outros, a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, a atividade física, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais.
(..) Estão incluídas no campo de atuação do Sistema Único de Saúde (SUS): a execução de ações: de vigilância sanitária; de vigilância epidemiológica; de saúde do trabalhador; de saúde da mulher e de assistência terapêutica integral, inclusive farmacêutica.
(..) Os serviços de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS), da rede própria ou conveniada, podem não permitir a presença, junto à parturiente, de 1 (um) acompanhante durante todo o período de trabalho de parto, parto e pós-parto imediato.
Marque a alternativa que apresenta a ordem correta.
a) F, V, V.
b) V, V, F.
c) F, F, F.
d) V, F, F.
19. Idosos, geralmente, têm doenças crônicas ou outras situações de saúde que necessitam de terapêutica medicamentosa. São muitos os medicamentos necessários para mantê-los livre de desconfortos, dores e complicações. A situação econômica de grande parte dos idosos não favorece a aquisição dos medicamentos, de modo a garantir o seguimento do tratamento. Por isso, boa parte dos idosos atendidos na rede básica de saúde faz uso do Programa Farmácia Popular. Idosos que façam uso de enalapril, propranolol, atenolol, podem consegui-los gratuitamente neste Programa do SUS e, assim, não interromper o tratamento de:
a) diabetes mellitus tipo 2.
b) doença de Parkinson.
c) dislipidemia.
d) asma.
e) hipertensão arterial.
20. Com relação aos princípios doutrinários do SUS – Sistema Único de Saúde, assinale a alternativa INCORRETA.
a) Equidade.
b) Integralidade.
c) Universalidade.
d) Descentralização.
21. De acordo com a Política Nacional de Atenção Básica, caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte na situação de saúde e autonomia das pessoas e nos determinantes e condicionantes de saúde das coletividades. A partir do exposto julgue os itens abaixo, indicando quais são os princípios e diretrizes gerais da atenção básica.
I - Ter território adstrito sobre o mesmo, de forma a permitir o planejamento, a programação descentralizada e o desenvolvimento de ações setoriais e intersetoriais com impacto na situação, nos condicionantes e nos determinantes da saúde das coletividades que constituem aquele território, sempre em consonância com o princípio da equidade;
II - Possibilitar o acesso universal e contínuo a serviços de saúde de qualidade e resolutivos, caracterizados como a porta de entrada aberta e preferencial da rede de atenção, acolhendo os usuários e promovendo a vinculação e corresponsabilização pela atenção às suas necessidades de saúde.
III - Adscrever os usuários e desenvolver relações de vínculo e responsabilização entre as equipes e a população adscrita, garantindo a continuidade das ações de saúde e a longitudinalidade do cuidado.
IV - Coordenar a integralidade em seus vários aspectos.
V - Estimular a participação dos usuários como forma de ampliar sua autonomia e capacidade na construção do cuidado à sua saúde e das pessoas e coletividades do território, no enfrentamento dos determinantes e condicionantes de saúde, na organização e orientação dos serviços de saúde a partir de lógicas mais centradas no usuário e no exercício do controle social.
a) I, II, III, e IV
b) I, II, III e V
c) II, III, IV e V
d) I, III, IV, V
e) Todas estão corretas
GABARITO
1. A
2. A
3. A
4. A
5. E
6. A
7. E
8. D
9. A
10. E
11. B
12. D
13. B
14. D
15. B
16. B
17. A
18. D
19. E
20. D
21. E
Obrigadx, me ajudou bastante este exercícios.
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