segunda-feira, 5 de junho de 2017

• QUESTÕES (COM GABARITO) • Educação em Saúde [5].


1. Historicamente, o discurso biologista reduzia a determinação do processo saúde-doença à dimensão individual, ao considerar que os problemas de saúde eram decorrentes do não-cumprimento das normas de higiene pelos indivíduos. Esse discurso predominou até os anos 30 do século passado, no Brasil, mas, hoje, não é observado nas práticas da educação em saúde.

CERTO?
ERRADO?

2. O modelo de educação em saúde, proveniente do discurso higienista, focava a assimilação passiva das prescrições normativas dos profissionais de saúde, em uma transmissão verticalizada de conhecimentos, com base no controle sobre os sujeitos.

CERTO?
ERRADO?

3. No início da década de 60 do século passado, com a influência da medicina comunitária, as práticas de educação em saúde partiam do pressuposto de que profissionais e usuários atuavam como iguais, ainda que com papéis diferenciados.

CERTO?
ERRADO?

4. As práticas educativas em saúde podem ser formais, como a realização de palestras e distribuições de folhetos, e informais, nas ações cotidianas desenvolvidas nos serviços de saúde.

CERTO?
ERRADO?

5. O modelo sanitarista, por organizar suas atividades especialmente na forma de campanhas dirigidas a problemas específicos, como tuberculose e dengue, e, ao atuar de forma paternalista, desresponsabiliza a população pela busca de sua própria saúde.

CERTO?
ERRADO?

6. A educação em saúde constitui um conjunto de saberes e práticas orientados para a prevenção de doenças e promoção da saúde, intermediado pelos profissionais da saúde. Por meio da compreensão dos condicionantes do processo saúde-doença os profissionais da saúde podem oferecer subsídios para a adoção de novos hábitos e condutas pela população, de maneira dialógica.

CERTO?
ERRADO?

7. Entre os diversos espaços dos serviços de saúde, a atenção básica mostra-se como um contexto privilegiado para o desenvolvimento de práticas educativas em saúde, principalmente pela maior proximidade com a população e a ênfase nas ações curativas e reabilitadoras.

CERTO?
ERRADO?

8. A educação permanente visa atuar na promoção da democratização do Estado, na garantia dos direitos sociais e na participação da população na política de saúde, reafirmando o caráter consultivo dos conselhos de saúde para fortalecimento do controle social no SUS.

CERTO?
ERRADO?

9. A partir do princípio da integralidade, a educação em saúde deve incluir políticas públicas e ambientes apropriados para além dos tratamentos clínicos e curativos, comprometidos com o desenvolvimento da solidariedade e da cidadania, de modo a envolver a melhoria da qualidade de vida.

CERTO?
ERRADO?

10. Considerando a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde, a institucionalização da política junto ao Ministério da Saúde é de grande importância porque, EXCETO:

a) tem responsabilidade compartilhada de condução e acompanhamento;
b) resulta de lutas sociais e parte de uma necessidade da população;
c) traz consigo a sensibilização dos gestores para a pactuação dos processos;
d) os recursos financeiros foram centralizados pelo Ministério da Saúde facilitando a pactuação dos projetos;
e) as Instituições de Ensino Superior se tornam parceiras fundamentais.

11. Dentre os elementos analisadores para se pensar numa Educação permanente em saúde estão todos os listados abaixo, EXCETO:

a) análise da educação dos profissionais de saúde, buscando mudar a concepção hegemônica tradicional e mudar a concepção lógico-racionalista, elitista e concentradora de produção do conhecimento;
b) análise das práticas de gestão dos serviços, considerando espaços verticalizados apoiados por um modelo centrado em setores estratégicos para o desenvolvimento da ação;
c) análise das práticas de atenção à saúde, buscando a integralidade e a inclusão da participação dos usuários no projeto terapêutico como nova prática de saúde;
d) análise da gestão setorial, buscando modos criativos e originais de organizar a rede de serviços, segundo a acessibilidade e satisfação dos usuários;
e) análise da organização social, buscando o efetivo contato e a permeabilidade das redes sociais que tornam os atos de saúde mais humanos e representativos de promoção da cidadania.

12. A formação dos profissionais de saúde enfrenta grandes problemas dentre os quais podemos citar, EXCETO:

a) modelos centrados em altas tecnologias, altamente especializados dependentes de procedimentos e equipamentos de apoio diagnóstico e terapêutico;
b) formação de profissionais para suprir as necessidades do sistema e não da população;
c) não consideração do Controle Social para a construção de práticas de cuidados eficientes e desejáveis;
d) modelo de aprendizagem baseado na problematização das práticas;
e) não integração do ensino com os serviços de saúde.

13. Os princípios político-pedagógicos da Educação Popular são tomados como ferramentas de agenciamento para participação em defesa da vida e como estratégias para a mobilização social pelo direito à saúde. Diante disso, pode-se dizer que a educação popular tem como objetivos

a) fomentar atitudes individuais por meio de prescrições e protocolos no sentido de promover mudanças na vida das pessoas, tornando-as vivas, criativas e mais felizes.
b) mobilizar autonomias individuais, abrindo a alteridade entre indivíduos na luta por direitos, contribuindo para a ampliação do significado dos direitos de cidadania.
c) instituir o crescimento e a mudança na vida cotidiana das pessoas por meio de ações terapêutico-medicamentosas.
d) contribuir para aumentar a visibilidade dos grupos sociais sobre sua inserção histórica, social e política.
e) promover o acesso da população aos exames mais específicos para detecção de doenças genéticas que determinam deficiência.

14. Um elemento fundamental do método da educação popular é o fato de tomar como ponto de partida do processo pedagógico o saber do educando. Nesse sentido, pode-se afirmar que

a) as práticas de saúde vêm contribuindo para que as pessoas, cada vez mais, compreendam sua inserção na sociedade e na natureza.
b) a valorização do saber e dos valores do educando não permitem a reorientação de hábitos e costumes.
c) não basta que o conteúdo discutido seja revolucionário, mas que o processo de discussão não se coloque de cima para baixo.
d) conceitos e comportamentos considerados corretos devem ser difundidos em reuniões e palestras com a comunidade.
e) o conjunto de políticas de saúde no âmbito do SUS não se alinham com a transversalidade das ações de saúde do trabalhador no processo saúde-doença. 

15. Para a implantação das estratégias e ações que orientam o Plano Operativo para implementação da Política Nacional de Educação Popular em Saúde, no âmbito do Sistema Único de Saúde (PNEP-SUS), considera-se o seguinte:

a) Mapa da Saúde e Região de Saúde.
b) Participação, Controle Social e Gestão Participativa.
c) Formação, Comunicação e Produção de Conhecimento.
d) Intersetorialidade.
e) Plano Plurianual (PPA).

16. A educação permanente é uma forma de garantir o controle social no SUS, assim é fundamental criar espaços para o desenvolvimento de processos formais de transmissão e construção de conhecimentos por meio de:

I. Encontros e cursos.
II. Oficinas de trabalho, seminários e uso de metodologias de educação à distância.
III. Processos participativos e fóruns de debates.
IV. Conferências de Saúde.
V. Aprendizagem que se processa no ritmo das diferenças sociais, culturais e religiosas da população. 

Está(ão) CORRETA(S):

a) Apenas as opções I e III.
b) Apenas as opções I e IV.
c) Apenas as opções III, IV e V.
d) Apenas as opções IV e V.
e) Todas as opções.

17. De acordo com a política proposta pelo Ministério da Saúde, a Educação Permanente em Saúde será construída em cada locorregião do País, e realizada por meio de instâncias colegiadas que servem para a articulação, o diálogo, a negociação e a pactuação interinstitucional. São espaços onde atores de diversas origens se encontram e pensam junto as questões da educação permanente em saúde, como em uma mesa de negociação. Nestas instâncias não haverá um comando vertical e obrigatório, já que todos podem influir e provocar movimento. Tais instâncias são chamadas de: 

a) Reuniões anuais de educação permanente em saúde.
b) Polos de educação permanente em saúde. 
c) Matriciamento e territorialização.
d) Secretaria de Educação permanente em saúde. 

18. O principal objetivo da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde é:

a) Promover a interlocução entre os diferentes atores que fazem o cuidado em saúde.
b) Priorizar as ações de educação em saúde junto às equipes de saúde da família.
c) Incentivar os gestores quanto ao uso de tecnologias leves no cuidado em saúde.
d) Fortalecer o controle social para o trabalho de capacitação em saúde.
e) Disseminar as práticas pedagógicas com a descentralização de recursos para construção de uma política, considerando os espaços locorregionais de atuação.

19. “No campo dos sistemas de saúde, os debates acerca da educação e desenvolvimento dos recursos humanos levaram a contrastar os paradigmas das denominadas “Educação Continuada” e “Educação Permanente”.
Sobre Educação Permanente, é correto afirmar que uma de suas características consiste em:

a) representar uma continuidade do modelo escolar ou acadêmico e estar baseada em técnicas de transmissão, com fins de atualização.
b) incorporar o ensino e o aprendizado à vida cotidiana das organizações e às práticas sociais e laborais, no contexto real em que ocorrem.
c) produzir uma distância entre a prática e o saber, este compreendido como o saber acadêmico.
d) estar centrada em cada categoria profissional e, praticamente, desconsidera a perspectiva das equipes e dos diversos grupos de trabalhadores.
e) definir-se como estratégia de capacitação com avaliação formativa do funcionário no final do curso, atribuindo-lhe uma nota e premiando aqueles com melhor desempenho.

20. A Educação Continuada e a Educação Permanente em Saúde são as metodologias mais utilizadas para o desenvolvimento dos profissionais de enfermagem. As descrições abaixo referem-se às características dessas duas metodologias.

I. ( ) Representa uma continuidade do modelo escolar ou acadêmico, centralizado na atualização de conhecimentos, geralmente com enfoque disciplinar, em ambiente didático e baseado em técnicas de transmissão, com fins de atualização.
II. ( ) Incorpora o ensino e o aprendizado à vida cotidiana das organizações e às práticas sociais e laborais, no contexto real em que ocorrem.
III. ( ) Coloca as pessoas como atores reflexivos da prática e construtores do conhecimento e de alternativas de ação, ao invés de receptores.
IV. ( ) Centrada em cada categoria profissional, praticamente desconsiderou a perspectiva das equipes e diversos grupos de trabalhadores.

Considerando que a Educação Continuada em Saúde está representada pela letra G e a Educação Permanente em Saúde pela letra H, a sequência correta, de cima para baixo, é:

a) I G II H III H IV G
b) I H II G III G IV H
c) I G II G III H IV H
d) I H II H III G IV G
e) I G II G III G IV H



GABARITO
1. ERRADO
2. CERTO
3. ERRADO
4. CERTO
5. CERTO
6. CERTO
7. ERRADO
8. ERRADO
9. CERTO
10. D
11. B
12. D
13. D
14. C
15. A
16. E
17. B
18. E
19. B
20. A

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