sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

[BIBLIOTECA PESSOAL] Enfermagem Perioperatória e Cirurgia Segura.


#LivrosNoCaminhoDaEnfermagem
🔹TÍTULO: Enfermagem Perioperatória e Cirurgia Segura
🔹EDITORA: Yendis
🔹EDIÇÃO: 1. ed, 2016
🔹AUTOR: Eliane da Silva Grazziano e colaboradores

Constantemente recebo mensagens de seguidores pedindo para eu indicar livros que me ajudaram e continuam me auxiliando na formação acadêmica. Dessa forma, farei resenha de alguns livros que fazem parte da minha biblioteca pessoal. E para hoje, venho com esse ótimo título da Editora Yendis.

Ações relativas ao cuidado perioperatório envolvem diferentes processos e intervenções que visam à realização de procedimentos complexos, envolvendo equipe multiprofissional de formação diversificada. Considerando esta complexidade, o ambiente cirúrgico constituído pelas áreas de centro cirúrgico, recuperação anestésica e centro de material e esterilização é considerado um dos mais importantes dentro da assistência hospitalar, tanto na geração de receita como no desenvolvimento de tecnologias na área da saúde.

Nesse panorama, o livro em destaque buscou abranger de forma didática e elucidativa os temas centrais da segurança em cirurgia com foco na assistência de enfermagem perioperatória abordando a assistência à pessoa submetida ao procedimento anestésico-cirúrgico em fases etárias diversificadas (neonato, criança, adulto e idoso) bem como processos específicos de segurança no controle de eventos adversos.

O livro conta com 322 páginas e 16 capítulos, destacando-se os conteúdos relativos a Enfermagem perioperatória e segurança do paciente; gestão de recursos físicos, humanos e segurança em cirurgia; cirurgia segura; preparo do ambiente, de materiais e de equipamentos para promoção de práticas seguras em cirurgia; prevenção de infecção em sítio cirúrgico; segurança na utilização de instrumentos cirúrgicos esterilizados; modalidades anestésicas e recuperação anestésica com enfoque na prevenção de erros e eventos adversos; prevenção de lesões; prevenção de hipotermia inadvertida; promoção de práticas seguras no cuidado perioperatório à criança e ao neonato, ao adulto e ao idoso; saúde ocupacional; etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário