domingo, 27 de novembro de 2016

• QUESTÕES (COM GABARITO) • Urgência e Emergência [11].


1.  A Sra. M.C.S., sexo feminino, 65 anos, deu entrada no pronto-atendimento. Após alguns exames de imagem foi diagnosticado acidente vascular encefálico hemorrágico (AVE hemorrágico) em hemisfério E. Assinale qual o sinal mais precoce de elevação da pressão intracraniana (PIC):

a) alterações papilares.
b) alterações olfativas.
c) edema de membros superiores, pálpebras e alterações pupilares.
d) dispneia.

2.  A drenagem torácica inclui um dos procedimentos realizados na sala de emergência. Manter o sistema fechado em um frasco com selo d’água tem qual finalidade?

a) De evitar pneumotórax.
b) De evitar hidrotórax.
c) De evitar hemotórax hipertensivo.
d) De evitar edema pulmonar.

3.  Os distúrbios respiratórios são causas frequentes nos atendimentos de prontosocorro. Em relação à assistência de enfermagem aos pacientes com distúrbios da função respiratória, assinale a alternativa CORRETA:

a) A extensão da cabeça é a maneira mais simples de aliviar a obstrução da via aérea superior, causada pela queda da língua.
b) Na ausculta do tórax, os ruídos estertores indicam ausência de infecção ou inflamação.
c) Na avaliação dos volumes pulmonares, entende-se que o paciente está ventilando adequadamente quando o volume corrente está programado de acordo com a altura do paciente.
d) A inspiração causa a retração do externo, dos arcos costais e da mandíbula.

4.  No atendimento a uma vítima que ingeriu grande dose de medicamentos recentemente, a primeira medida a ser tomada no caso da vítima apresentar-se consciente e na falta de efetuar a lavagem gástrica é:

a) fazer respiração artificial.
b) provocar vômitos.
c) descobrir qual foi o medicamento e procurar algum antídoto no prazo de 24 horas.
d) oferecer água e leite gelado.

5.  Os traumas torácicos são situações que exigem intervenção imediata. Assinale a alternativa INCORRETA sobre a identificação das lesões torácicas com risco à vida no exame primário:

a) Uma incidência significante de pneumotórax decorre dos procedimentos de inserção dos cateteres em veia subclávia ou jugular interna.
b) As causas mais comuns do pneumotórax hipertensivo são a ventilação mecânica com pressão expiratória final positiva.
c) O pneumotórax hipertensivo é caracterizado por dispneia importante, taquicardia, hipotensão, desvio da traqueia, ausência de murmúrio vesicular unilateral, distensão das veias cervicais e cianose como manifestação tardia.
d)  Pneumotórax hipertensivo ocorre quando há um vazamento de ar tanto do pulmão como da parede torácica para o espaço pleural para um sistema de válvula unidirecional ou frasco coletor.

6. Algumas situações na sala da emergência exigem a drenagem torácica. Assinale a alternativa CORRETA sobre os cuidados de enfermagem relacionados à drenagem torácica:

a) Trocar diariamente o frasco coletor evitando possíveis infecções do sistema e da água.
b) Manter o sistema em aspiração contínua para evitar a perda da pressão negativa intrapleural e da extrapleural.
c) Elevar o frasco de drenagem acima do nível do pulmão, sempre que necessitar transportar esse paciente.
d) Observar e registrar o aspecto e o volume da drenagem, a oscilação do nível de água do frasco coletor, o orifício de inserção do dreno torácico e a presença de edema subcutâneo próximo ao local de inserção do dreno.

7. Uma mãe dá entrada com seu filho no setor de emergência, informando que a criança ingeriu uma substância tóxica acidentalmente. Nesse caso, a conduta prioritária a ser tomada é:

a) administrar antiácidos e laxantes.
b) estimular a criança a ingerir grandes quantidades de líquidos.
c) identificar o tóxico específico.
d) realizar a lavagem gástrica com carvão ativado com prata.

8.  Os acidentes provocados por queimaduras constituem a maior causa de morbimorbidade em vítimas de trauma. Leia atentamente as afirmativas a seguir:

I. No atendimento inicial ao paciente queimado, não há necessidade de realizar a se quência do ABC, pois a vítima não apresenta antecedentes de doenças cardiovasculares.
II. Ao atender uma vítima de queimadura é importante classificar a área corporal lesada, tanto em percentagem corporal como em profundidade das lesões (queimaduras).
III. Em relação à profundidade, as lesões podem ser classificadas como queimadura de primeiro, de segundo e de terceiro grau.

a) estão corretas I e II.
b) estão corretas I e III.
c) está correta apenas a I.
d) estão corretas II e III.

9. O trauma abdominal constitui a causa mais importante de morte em indivíduos vítimas de traumatismo. Leia atentamente as afirmativas a seguir e assinale a CORRETA:

a) A equipe de enfermagem só conseguirá prestar assistência a essa vítima se souber qual órgão foi comprometido. Antes disso, não há nada a fazer.
b) A avaliação inicial ao paciente com trauma abdominal compreende: histórico do mecanismo do trauma, condição em que a vítima foi encontrada e posição que ocupava no veículo, número de vítimas, se houve vítimas fatais, uso de cinto, tempo entre o acidente e socorro, score do trauma (na cena do acidente e durante o trajeto).
c)  Nos traumas abdominais em que há fratura de fêmur, pode ocorrer choque séptico em virtude da fratura e consequente evolução para o choque cardiogênico.
d) Não há necessidade de um histórico sobre o mecanismo da lesão nos traumas abdominais, só o que importa é realizar a ausculta abdominal.

10.  O acidente vascular encefálico (AVE), anteriormente denominado de AVC, constitui uma emergência pelas sequelas que pode causar, além do risco de morte do paciente. Existem alguns fatores de risco para a ocorrência do AVE. Assinale a alternativa que contém o principal fator de risco para a ocorrência do AVE:

a) diabetes.
b) pressão arterial elevada.
c) hipoglicemia.
d) insuficiência renal aguda.

11. Um homem de 42 anos de idade, branco, deu entrada em um pronto-socorro apresentando uma ferida no tórax ocasionada por trauma com objeto contuso. De acordo com o caso descrito, pode-se dizer que esse senhor pode apresentar, ainda na sala de emergência, os seguintes sinais e sintomas:

a) infecção de ferida e dispneia.
b) pneumotórax.
c) dispneia, sudorese e cianose.
d) febre e cianose labial.

12.  Assinale as alternativas que não contemplam a conduta terapêutica emergencial no pronto-socorro, em casos de hipovolemia grave, ocasionados por hemorragia:

a) punção de acesso venoso central.
b) punção de dois acessos venosos periféricos de grosso calibre.
c) solicitação de tipagem sanguínea e prova cruzada.
d) infusão inicial de 2.000 ml de cristaloide.

13.  As queimaduras representam atendimentos frequentes nos setores de urgência e emergência. Assinale a alternativa que não representa assistência de enfermagem a pacientes com queimaduras graves:

a) avaliar respiração e pulsos, caso haja necessidade, estabelecer de imediato desobstrução
das vias aéreas e realizar manobras de ressuscitação cardiopulmonar.
b) não ofertar alimentos ou líquidos por via oral.
c) aplicar compressas geladas na área queimada.
d) puncionar acesso venoso para reposição volêmica.

14.  As alterações respiratórias provenientes de reações anafiláticas requerem atendimento imediato. Entende-se por reação anafilática:

a) doença sistêmica mediada por IgE que resulta em uma rápida liberação de potentes substâncias, de células denominadas mastócitos e basófilos.
b) doença sistêmica mediada por IgA que resulta em uma rápida liberação de potentes substâncias, de células denominadas mastócitos e imunoglobulinas.
c) doença sistêmica mediada por IgM que resulta em uma rápida liberação de potentes substâncias, de células denominadas procariontes.
d) doença sistêmica mediada por IgE que resulta em uma rápida liberação de potentes substâncias, de células denominadas trombócitos.

15. O Sr. E.S.S. sofreu um impacto sobre a cabeça, pois parte do telhado da sua residência caiu sobre ele. Ele encontra-se na sala de emergência. Assinale a alternativa CORRETA sobre os sinais e sintomas que deverão ser observados em relação ao aumento da pressão intracraniana:

a) redução dos níveis pressóricos.
b) alterações olfativas.
c) febre.
d) dificuldade em mantê-lo acordado.


GABARITO
1. D
2. A
3. A
4. B
5. D
6. D
7. C
8. D
9. B
10. B
11. C
12. A
13. C
14. A
15. D

Nenhum comentário:

Postar um comentário