quarta-feira, 30 de novembro de 2016

• QUESTÕES (COM GABARITO) • Urgência e Emergência [15].


1. Na Fibrilação Ventricular e/ou Taquicardia Ventricular Sem Pulso, devemos realizar os seguintes procedimentos:

I. Desfibrilação postergada com carga máxima de 200 J bifásico ou 360 J monofásico.
II. Afastar todos para a segurança do choque.
III. Desconectar as fontes de oxigênio.
IV. Desfibrilação imediata com carga máxima de 200 J bifásico ou 360 J monofásico.
V. Retomar imediatamente as compressões após o choque.

Assinale a alternativa que contempla os procedimentos a serem executados. 
a) I, II, III e V.
b) II, III, IV e V. 
c) I, II, III e IV. 
d) I, II e III. 
e) I e V. 

2. Considerando que “A” esteja para abertura de vias aéreas, “B” esteja para ventilação e “C” para compressão torácica, assinale a alternativa que apresenta a nova sequência de acordo com o novo protocolo aplicado em casos de parada cardiorrespiratória. 

a) ABC
b) CAB
c) BAC
d) CBA
e) ACB 

3. De acordo com a American Heart Association 2015, na Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) de qualidade, durante o suporte básico de vida para adultos, os socorristas devem

a) comprimir o tórax a uma profundidade de, pelo menos, 1,5 polegadas (3 cm).
b)  limitar a interrupção das compressões torácicas a menos de 15 segundos.
c) realizar compressões torácicas a uma frequência de 100 a 120/min.
d) permitir o retorno parcial do tórax após a compressão, para favorecer o retorno venoso.

4. De acordo com as novas diretrizes, de 2015, da American Heart Association a respeito do suporte básico de vida, ao realizar a reanimação cardiopulmonar de um adulto, o profissional de saúde deve

a) aplicar a sequência universal de A–B–C (via aérea, respiração, compressões).
b) garantir a segurança do local de atendimento e, em seguida, ligar para o resgate, que dará por telefone as orientações que deverão ser seguidas.
c) realizar compressões cardíacas na taxa de oitenta a cem por minuto.
d) alternar, a cada dez compressões, uma ventilação intensa, interrompendo-a para a verificação do pulso
e) checar a respiração e o pulso ao mesmo tempo e iniciar as compressões torácicas caso seja detectada a parada cardiorrespiratória.

5. Criança de 10 anos deu entrada no setor de emergência vítima de queimadura por leite quente. No exame físico, apresenta eritema, edema e flictemas na região do braço e essas características classificam a queimadura dessa criança como sendo de:

a) 1º grau.
b) 2º grau.
c) 3º grau.
d) 4º grau.

6. No atendimento a grandes queimados, a terapia de reposição hídrica venosa é denominada por alguns autores como sendo “ressuscitação volêmica”, devido às alterações hidroeletrolíticas sofridas nas primeiras 48 horas. Esta terapia inclui:

a) coloides (sangue total, plasma e expansores plasmáticos), importantes porque o volume sanguíneo tem uma redução significante nas primeiras 48 horas, devido ao grande sangramento.
b) cristaloides/eletrólitos (soro fisiológico ou ringer com lactato), importantes por restabelecer o equilíbrio hídrico e contribuir com a restauração dos níveis plasmáticos.
c) cristaloides e coloides são igualmente dispensáveis, pois a queimadura resulta em diminuição brusca do hematócrito e hemoglobina. Desta forma, só concentrado de hemácias é suficiente.
d) coloides, eletrólitos e glicose hipertônica são igualmente indispensáveis, pois diminuem o edema pulmonar, aumentam a motilidade gastrointestinal e reduzem o metabolismo dos carboidratos.

7. Colares cervicais rígidos são bastante utilizados em vítimas de trauma. A sua finalidade principal e específica é proteger a coluna cervical de compressão. Todas as afirmativas abaixo fazem parte das diretrizes para utilização de colares cervicais rígidos, EXCETO:

a) Seu uso isoladamente garante a imobilização adequada da coluna cervical do paciente.
b) Devem ser de tamanho adequado para cada paciente.
c) Não devem impedir a abertura da boca do paciente, espontânea ou realizada pelo socorrista caso ocorra vômito.
d) Não devem obstruir ou dificultar a ventilação.

8. Uma das causas mais comuns de obstrução das vias aéreas no atendimento pré-hospitalar é devido à perda de tônus muscular da língua que cai para trás, na hipofaringe. A fim de manter a língua distante da parede posterior da faringe, impedindo a obstrução das vias aéreas podemos utilizar cânulas orofaríngeas.

São características desses dispositivos:
a) As cânulas orofaríngeas possuem tamanhos variados, sendo o adequado aquele que vai da rima bucal até o angulo da mandíbula.
b) Se a cânula orofaríngea for muito longa, ela poderá empurrar a epiglote e causar obstrução completa; se for muito curta poderá desviar a língua anteriormente e piorar a obstrução.
c) A cânula orofaríngea deve ser utilizada em pacientes sem reflexo de tosse e/ou vômito.
d) A cânula orofaríngea deve ser utilizada em pacientes inconscientes.

9. Você faz parte da equipe de uma das Unidades de Suporte Básico (USB`s) que foi empenhada hoje pela Central de Regulação Médica para atender um acidente com múltiplas vítimas devido colisão frontal de carro X ônibus. Como sua unidade era a mais próxima do local, vocês foram a primeira ambulância do SAMU a chegar à cena do acidente. Os policiais que já se encontravam no local haviam realizado os procedimentos adequados para garantir a segurança da cena. Ao sair da ambulância, devidamente paramentado com os seus EPI`s (Equipamentos de Proteção Individual), você foi avaliar o motorista do carro e se deparou com alguns sinais sugestivos de um pneumotórax hipertensivo, passando rapidamente as informações via rádio para a Central de Regulação Médica.
São sinais sugestivos de pneumotórax hipertensivo, EXCETO:

a) Bradicardia.
b) Agitação associada à taquipneia e fala entrecortada.
c) Turgência de jugular.
d) À ausculta pulmonar constata-se a abolição dos sons respiratórios fisiológicos no lado acometido.

10. Condutas que garantam a alta qualidade da Ressuscitação Cardio Pulmonar (RCP) continuaram a ser bastante enfatizadas pela American Heart Association (AHA) no guideline divulgado em 2015. Todas as condutas abaixo garantem a alta qualidade de RCP, EXCETO:

a) Comprimir o tórax, mantendo profundidade de 5 a 6 centímetros.
b) Após cada compressão torácica, permitir que o tórax retorne à sua posição neutra.
c) Minimizar interrupções das compressões torácicas.
d) Ventilar excessivamente a vítima.

11. O trauma abdominal é responsável por um número expressivo de mortes evitáveis. A melhor forma de prevenir essas mortes é suspeitar de possíveis lesões intra-abdominais. No ambiente pré-hospitalar, a avaliação do trauma abdominal pode ser muito difícil. Os achados abaixo descritos elevam o índice de suspeição de lesão abdominal, EXCETO:

a) Volante entortado.
b) “Sinal do cinto de segurança”.
c) Nível de choque menor do que o explicado por outras lesões.
d) Mecanismos de lesão compatível com desaceleração rápida ou forças de compressão significativas.

12. A sua Unidade de Suporte Básico (USB) foi empenhada pela Central de Regulação Médica para atender um paciente do sexo masculino, de 17 anos que havia sido fisicamente agredido por um grupo de três rapazes após um baile funk. Segundo informações passadas pela Polícia Militar, a vítima, sem saber, “mexeu” com a namorada de um dos agressores durante a festa. Então, o grupo decidiu se vingar do rapaz com diversos socos e chutes, principalmente, na região do abdome.
Após avaliação da vítima, você percebe que ele apresenta: Frequência Respiratória (FR) de 32 irpm, Frequência Cardíaca (FC) de 136 bpm, pele fria e pegajosa, perfusão capilar maior que três segundos. 

Conforme orientação da Central de Regulação Médica, você, então, inicia oxigênio por máscara facial com reservatório a 10 l/min e punciona dois acessos venosos calibrosos para iniciar a reposição volêmica.


Tendo em vista que resposta à reposição volêmica pode auxiliar o socorrista na avaliação do sangramento, assinale a alternativa que relaciona, CORRETAMENTE, a primeira coluna com a segunda:

a) 1 – II ; 2 – III ; 3 – I.
b) 1 – I ; 2 – III ; 3 – II.
c) 1 – III ; 2 – I ; 3 – II.
d) 1 – III ; 2 – II ; 3 – I.

13. No Suporte Básico de Vida, para obter uma reanimação cardiopulmonar de alta qualidade para adultos, o profissional de enfermagem deve

a) comprimir o tórax a uma profundidade superior a 6 cm.
b) apoiar-se sobre o tórax do paciente entre as compressões.
c) interromper as compressões por mais de 10 segundos.
d) permitir o retorno total do tórax após cada compressão.
e) aplicar ventilação excessiva na fase inicial da reanimação.

14. Considerando uma Reanimação Cardiopulmonar − RCP de alta qualidade para profissionais do Suporte Básico de Vida no atendimento ao adulto:

I. A relação compressão-ventilação sem via aérea avançada é 30:2 com 1 ou 2 socorristas. 
II. Peça que alguém acione o serviço médico de emergência e inicie a RCP imediatamente; use o DEA assim que ele estiver disponível. 
III. Para reconhecimento de RCP, a verificação da respiração e do pulso pode ser feita simultaneamente, em menos de 10 segundos. 

Está correto o que consta em 
a) I, apenas.
b) I e III, apenas.
c) I, II e III.
d) II e III, apenas.
e) II, apenas.

15. No atendimento emergencial a uma vítima de queimadura, é importante avaliar a extensão da superfície corporal queimada (SCQ). Dois métodos são muito utilizados para esta avaliação. Assinale a alternativa que contém esses métodos:

a) regra dos nove e regra dos sete.
b) regra dos nove e método Lund e Browder.
c) método Lund e Browder e regra dos sete.
d) regra dos sete e método Lund e Burnout.



GABARITO
1. B
2. B
3. C
4. E
5. B
6. B
7. A
8. B
9. A
10. D
11. B
12. A
13. D
14. C
15. B

Nenhum comentário:

Postar um comentário