domingo, 27 de novembro de 2016

• QUESTÕES (COM GABARITO) • Urgência e Emergência [13].


1. Metodologia utilizada na avaliação do nível de consciência após traumatismo cranioencefálico (TCE), para mensuração da gravidade do trauma, que permite um score padronizado, podendo ser usada por diferentes profissionais da saúde habilitados. O enunciado refere-se

a) à escala de Glasgow.
b) ao teste de Apgar.
c) ao reflexo vermelho.
d) ao screen auditivo.
e) ao eletrocardiograma.

2. Paciente chega à emergência com suspeita de trauma cervical, escoriações abrasivas, confuso e com hálito etílico e dizendo que está com sede. A equipe começa a atendê-lo. Sobre esta situação de emergência, podemos afirmar que

a) em situação de vômito é necessário ajudá-lo a se levantar para evitar bronco-aspiração.
b) em hipótese alguma deve-se retirar o colar cervical sem avaliação médica e exames de imagem.
c) não deve-se mantê-lo por muito tempo em superfície rígida, para evitar possível formação de úlcera de pressão.
d) é necessário priorizar todos os curativos, depois encaminhá-lo aos exames radiológicos ou tomografia.
e) deve-se oferecer água para evitar mais agitação do paciente. 

3. A parada cardíaca constitui uma ocorrência grave e necessita de intervenção imediata. Este evento indesejável é caracterizado pela ausência de pulso:

a) pedioso.
b) radial.
c) jugular.
d) carotídeo.

4. Algumas situações de parada cardiorrespiratória contam apenas com um socorrista para desempenhar as manobras de ressuscitação (RCP). A proporção entre ventilação/massagem cardíaca nesta condição deverá ser:

a) duas ventilações para 30 massagens cardíacas.
b) uma ventilação para 5 massagens cardíacas.
c) três ventilações para 15 massagens cardíacas.
d) três ventilações para 5 massagens cardíacas.

5.  O choque elétrico é uma grave ocorrência. Assinale a alternativa CORRETA sobre o atendimento à vítima de choque:

a) deve-se inicialmente realizar as manobras de RCP e depois desligar a chave geral de força.
b) o socorrista pode iniciar o atendimento de manobras de RCP, mesmo com a vítima ainda conectada à fonte de eletricidade.
c) as medidas podem ser realizadas num intervalo de 30 min, pois a carga elétrica recebida pela vítima não trará consequências neste intervalo de tempo.
d) o socorrista deve primeiramente desligar a chave geral de força ou separar a vítima da fonte de energia, utilizando-se de materiais ou instrumentos que não conduzam corrente elétrica.

6.  Paciente de 18 anos deu entrada no setor de emergência vítima de traumatismo cranioencefálico em virtude de acidente de moto. Dentre as várias condutas a serem executadas, assinale a alternativa CORRETA:

a) observar diâmetro e RFM das pupilas.
b) observar a extensão dos hematomas.
c) observar sinais de retenção urinária.
d) observar sinais de cetoacidose respiratória.

7. As doenças cardiovasculares têm mostrado taxas consideravelmente preocupantes de mortalidade no Brasil. A Organização Mundial de Saúde em dados publicados aponta cerca de 340 óbitos, por 100.000 brasileiros em 2004, relacionados com doenças cardiovasculares. No âmbito do atendimento pré-hospitalar a assistência de enfermagem deve atuar visando à manutenção e preservação da vida contribuindo para a restauração das funções fisiológicas até que os cuidados definitivos possam ser tomados. Tratando-se de Parada Cardiorrespiratória, inicialmente o atendimento consiste em:

a) liberação de vias aéreas obstruídas, descompressões torácicas e reversão das seguintes situações: dispneia, habilidade motora eficaz, ausência de pulsação arterial, incapacidade ou ausência respiratória.
b) liberação de vias aéreas obstruídas, compressões torácicas e reversão das seguintes situações: apneia, habilidade motora ineficaz, ausência de pulsação arterial, incapacidade ou ausência respiratória.
c) liberação de vias aéreas inferiores, compressões ventriculares e reversão das seguintes situações: taquipneia, habilidade motora eficaz, ausência de pulsação venosa, incapacidade ou ausência digestiva.
d) liberação de impulsos sinápticos, compressões neurológicas e reversão das seguintes situações: dissociação do tubo neural, habilidade motora ineficaz, ausência de refração do nervo vago, incapacidade ou ausência de sinais vitais.
e) liberação de vias urinárias, compressões da bexiga e reversão das seguintes situações: mictória, habilidade motora ineficaz, ausência de pulsação da artéria renal, incapacidade ou ausência de urina.

8. Define-se como tóxico ou veneno toda substância que tem, potencialmente, a capacidade de provocar lesão no organismo, quer prejudicando-o em seu normal funcionamento, quer destruindo reversível ou irreversivelmente suas funções vitais. Tendo como pressuposto os conceitos de tóxico e veneno, analise as afirmativas.

I. As intoxicações podem ser agudas ou crônicas de acordo com o período de tempo que decorre entre a introdução do tóxico no organismo e o aparecimento da sintomatologia.
II. As intoxicações domésticas têm como principais vítimas as crianças entre um e cinco anos de idade, pelo que a educação dos pais é fundamental. Eles devem ser informados acerca da toxicidade dos produtos químicos de uso diário e da necessidade de guardá-los fora do alcance das crianças.
III. A intoxicação suicida ocorre, sobretudo, em doentes do foro psiquiátrico a fazer uma medicação no ambulatório e que, carenciados de apoio, ultrapassam as doses terapêuticas de forma voluntária.

Pode-se afirmar que:

a) todas estão incorretas.
b) somente II está correta.
c) somente III está correta.
d) todas estão corretas.
e) somente I está correta.

9. O trauma de abdome ocorre em 20% a 40% do politraumatizado, causando 50% das mortes evitáveis por trauma. A mortalidade elevada é explicada pelo fato de que, frequentemente, o paciente não é diagnosticado na avaliação inicial, na emergência. O óbito pode ocorrer devido à hemorragia extensa proveniente de lesão aberta (trauma abdominal penetrante) ou lesão fechada (trauma abdominal contuso). Sobre o tema, assinale a alternativa correta.

a) Os traumatismos abertos podem ocorrer por compressão dos órgãos abdominais ou por aceleração-desaceleração, e são cinco vezes mais frequentes que os penetrantes. As vítimas podem não ter dor ou evidências de trauma ao exame.
b) Os traumatismos permanentes podem ocorrer por compressão dos órgãos abdominais ou por aceleração-desaceleração, e são cinco vezes mais frequentes que os fechados. As vítimas podem não ter dor ou evidências de trauma ao exame.
c) Os traumatismos hemorrágicos e expostos podem ocorrer por compressão dos órgãos abdominais ou por aceleração-desaceleração, e são cinco vezes mais frequentes que os penetrantes. As vítimas podem não ter dor ou evidências de trauma ao exame.
d) Os traumatismos fechados podem ocorrer por compressão dos órgãos abdominais ou por aceleração-desaceleração, e são cinco vezes mais frequentes que os penetrantes. As vítimas podem não ter dor ou evidências de trauma ao exame.
e) Os traumatismos permanentes com amputação podem ocorrer por compressão dos órgãos abdominais ou por aceleração-desaceleração, e são cinco vezes mais frequentes que os fechados. As vítimas podem não ter dor ou evidências de trauma ao exame.

10.  A Sra. M.J.P, 59 anos, recebeu alta hospitalar após acidente vascular encefálico (AVE). Ao verificar sua ficha, identificou diversos fatores de risco para essa enfermidade. Sobre os fatores de risco condizentes com o acidente descrito no caso desse paciente, é CORRETO afirmar:

a) M.J.P. é hipotensa, diabética, teve rubéola, abstinha-se de álcool e drogas.
b) M.J.P. é hipotensa, diabética, teve hipofosfatemia, abstinha-se de álcool e drogas.
c) M.J.P. é hipertensa, diabética, fumante, consumia álcool e é obesa.
d) M.J.P. é hipertensa, diabética, tem dispareunia, consumia álcool e é obesa.

11.  Chega à emergência um paciente com pneumotórax aberto. Qual o procedimento a ser realizado de imediato?

a) Encaminhar para o raio-X.
b) Fazer curativo quadriculado de quatro pontos.
c) Fazer curativo oclusivo quadriculado de três pontos.
d) Fazer curativo totalmente oclusivo com gaze e esparadrapo.

12.  Na assistência imediata ao paciente inconsciente, vítima de acidente automobilístico, é contra-indicado:

a) rotação lateral da cabeça.
b) observar alteração do nível de consciência.
c) observar sítios de sangramentos.
d) manter a permeabilidade das vias aéreas.

13. O traumatismo crânio-encefálico (TCE) é uma agressão ao cérebro causada por agressão física externa, que pode produzir alteração no nível de consciência e resultar em comprometimento das habilidades cognitivas, físicas e comportamentais. As lesões do traumatismo crânio-encefálico dependerão da relação entre a capacidade de complacência cerebral (capacidade de suportar a agressão) e as alterações no fluxo sanguíneo cerebral. Com base nas informações, assinale a alternativa correta.

a) Lesão encefálica primária ocorre no momento do trauma e corresponde, principalmente, à contusão cerebral e à lesão horizontal difusa (LHD).
b) Lesão encefálica terciária ocorre no momento do trauma e corresponde, principalmente, à contusão cerebral e à lesão axonal infusão (LAI).
c) Lesão encefálica primária ocorre no momento do trauma e corresponde, principalmente, à contusão cerebral e à lesão axonal difusa (LAD).
d) Lesão encefálica primária ocorre no momento da hemorragia e estouro do crânio e corresponde, principalmente, à falha cerebral e à lesão axonal difusa (LAD).
e) Lesão encefálica secundária ocorre no momento do trauma e corresponde, principalmente, à falha cerebral e à lesão axonal difusa (LAD).

14. Os traumas envolvendo a coluna constituem uma entidade muito preocupante. A presença de lesão neurológica ou o risco de sua ocorrência demanda da equipe médica um cuidado redobrado. Uma lesão na coluna não diagnosticada ou manejada de forma inadequada pode resultar em um déficit neurológico permanente que pode comprometer a função do paciente e a qualidade de vida e, em alguns casos, pode até envolver o risco de morte. Assinale a alternativa que descreve a resposta biológica a lesão medular.

a) A resposta biológica da medula à lesão fica estática e complexa. O mecanismo de trauma termina quando desencadeia uma cascata de eventos sinápticos. A hemorragia ocorre depois de muito tempo, após a lesão inicial, expandindo da substância branca para cinzenta.
b) A resposta biológica da medula à lesão é rápida e incompleta. O mecanismo de trauma termina quando desencadeia uma cascata de eventos infecciosos. A hemorragia ocorre minutos antes da lesão inicial, expandindo da substância amarela para cinzenta.
c) A resposta biológica da medula à lesão é lenta e expansiva. O mecanismo de trauma inicial desencadeia uma infecção articular das meninges.
d) A resposta biológica da medula à lesão é lenta e progressiva e incompleta.
e) A resposta biológica da medula à lesão é rápida e complexa. O mecanismo de trauma inicial desencadeia uma cascata de eventos inflamatórios. A hemorragia ocorre minutos após a lesão inicial, expandindo da substância cinzenta para branca.

15. Considere as seguintes definições de traumas músculoesqueléticos.

I. São lesões em que a extremidade de um dos ossos que compõem uma articulação é deslocada de seu lugar. O dano a tecido mole pode ser muito grave, afetando vasos sanguíneos, nervos e a cápsula articular.
II. São lesões aos ligamentos. Podem ser de grau mínimo ou grave, causando ruptura completa do ligamento. As formas graves produzem perda da estabilidade da articulação, às vezes, acompanhada por luxação.
III. São lesões aos músculos ou seus tendões, geralmente causados por hiperextensão ou por contrações violentas. Em casos graves, pode haver ruptura do tendão.

É correto afirmar que:

a) I, II e III são luxações.
b) I e II são entorses.
c) I é luxação, II é distensão e III é entorse.
d) I é entorse, II é luxação e III é distensão.
e) I é luxação, II é entorse e III é distensão. 



GABARITO
1. A
2. B
3. D
4. A
5. D
6. A
7. B
8. D
9. D
10. C
11. C
12. A
13. C
14. A
15. E

Nenhum comentário:

Postar um comentário