quinta-feira, 14 de agosto de 2014

• NOTÍCIA • Obesidade pode aumentar risco de 10 tipos de câncer, segundo estudo.


A obesidade pode aumentar o risco de desenvolvimento de 10 tipos de câncer, de acordo com pesquisa publicada na revista médica "Lancet". O estudo, o maior do gênero, reuniu uma base de dados inédita com mais de cinco milhões de indivíduos ao longo de um período de sete anos.

Com os números, o estudo mostrou que pessoas em sobrepeso respondem por mais 12 mil casos de câncer por ano no Reino Unido. Além disso, a obesidade também seria a responsável por aumentar em 3,7 mil o número de pacientes que sofrem com a doença por ano.

Médicos sempre alertam que o excesso de peso pode aumentar o risco de desenvolver câncer. No entanto, a pesquisa conduzida por cientistas da London School of Hygiene teve o mérito de destacar quais os maiores riscos para determinadas doenças. Eles descobriram que de 13kg a16kg extras adquiridos por um adulto médio, aumentavam o risco de seis tipos da doença: câncer de útero (maior aumento no risco), vesícula biliar, rim, colo do útero, tireóide e leucemia (menor aumento no risco).

Pessoas que tiveram um alto índice de massa corporal (IMC) também foram mais propensos a desenvolver câncer do fígado, cólon, ovários e câncer de mama pós-menopausa. Mas os efeitos para esses tipos de câncer eram menos claros e foram influenciados por fatores individuais, como a menopausa.

Por outro lado, o estudo também mostrou que um maior IMC está associado a uma menor chance de desenvolver câncer de próstata.


Fonte:
O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário