O ministro da saúde, Arthur Chioro, lançou nesta quinta-feira (7) a Campanha Nacional de Aleitamento Materno de 2014. A campanha faz parte da 22ª Semana Mundial de Amamentação, celebrada em 175 países. A campanha tem como madrinha a atriz da TV Globo, Nívea Stelmann, mãe de uma menina de quatro meses.
A campanha "Amamentação: um ganho para a vida toda" tem como objetivo incentivar a amamentação até os dois anos de vida do bebê, e de forma exclusiva até os seis meses. Segundo o Ministério da Saúde, desde 2013, já foram investidos R$ 8,5 milhões em ações de incentivo a amamentação no Brasil.
A pasta informou que o leite materno é capaz de reduzir em 13% as mortes por causas evitáveis em crianças menores de cinco anos, número maior do que o evitado pela vacinação ou pelo saneamento básico.
O secretário de atenção à saúde, Fausto Pereira, afirmou que é preciso que se crie condições para as mães brasileiras possam amamentar.
"A questão do aleitamento não é só questão de vontade. É preciso criar as condições, políticas públicas. O papel das instituições é de criar condições que possibilitem esse processo que é tão bonito e prazeroso", disse Pereira.
Arthur Chioro destacou a atuação do Ministério e chamou a campanha de "mobilização pela vida". Nívea Stelmann, que em um momento da solenidade deixou o auditório para amamentar a filha, se disse "orgulhosa" de participar da campanha.
"Meus filhos, a amamentação deles, vêm em primeiro lugar. Eu sei quanto é difícil pararmos nossa vida para amamentar, temos nossos compromissos, e por isso precisamos muito do apoio da família.", disse a atriz.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário