- REFERÊNCIA: hypnomidate.
- DESCRIÇÃO: é um anestésico.
- INFORMAÇÕES TÉCNICAS: é um hipnótico de ação curta utilizado na indução da anestesia geral. Não possui atividade analgésica e não provoca liberação de histamina. Seu mecanismo de ação parece transcorrer por estímulo direto sobre os receptores gabaérgicos. Uma vez administrado por via IV, inicia sua ação rapidamente, e seu efeito (dose-dependente) prolonga-se de 3 a 5 minutos. A duração de ação pode ser aumentada por injeção de doses repetidas ou por medicação pré-anestésica. 78% do etomidato circulante ligam-se às proteínas plasmáticas. Metaboliza-se no plasma e os metabólitos (inativos) eliminam-se pela urina. Sua meia-vida é de 75 minutos. Nas intervenções de curta duração o etomidato é ideal pois o paciente recupera-se rapidamente, com boas condições de orientação, marcha e equilíbrio.
- INDICAÇÕES: indução da anestesia geral. Adjuvante na manutenção da anestesia por mistura de óxido nitroso e oxigênio em cirurgias de curta duração.
- CONTRAINDICAÇÕES: hipersensibilidade ao etomidato.
- PRECAUÇÕES: por não existirem provas conclusivas recomenda-se não utilizar em gestantes a menos que o benefício para a mãe supere o risco potencial para o feto. A lactação deve ser suspensa se a mãe recebe o medicamento. A segurança e a eficácia em crianças menores de 10 anos não foram estabelecidas.
- REAÇÕES ADVERSAS: Dor no local da injeção (especialmente se aplicada em veias de pequeno calibre). Náuseas, vômitos (pós-operatórios). Movimentos clônicos espontâneos, que são mais frequentes quando nenhuma pré-medicação (fentanila, diazepam) é administrada. Hipotensão (associada com infusão prolongada), oligúria e distúrbios eletrolíticos que respondem a corticoides. Apneia transitória (15 a 20 segundos de duração). Supressão reversível da função do córtex adrenal. Taquicardia e hipertensão que podem ser prevenidos por pré-medicação analgésica.
#BulaNoCaminhoDaEnf
Nenhum comentário:
Postar um comentário