domingo, 3 de julho de 2016

[BULÁRIO] Fluconazol.


  • REFERÊNCIA: candizol, flucanol, flutec, triazol.
  • DESCRIÇÃO: é um antimicótico.
  • INFORMAÇÕES TÉCNICAS: é membro da família de agentes antifúngicos triazólicos; trata-se de um inibidor potente e específico da síntese de esteróis nos fungos. O fluconazol, administrado tanto por via oral como intravenosa, é ativo em uma variedade de infecções fúngicas em animais. Sua atividade foi demonstrada contra micoses oportunistas, como as infecções por Candidaspp, inclusive candidíases sistêmicas e em animais imunocomprometidos. É bem absorbido após a administração oral e os níveis plasmáticos (e a biodisponibilidade sistêmica) estão acima de 90% dos que são obtidos após a administração intravenosa. A absorção oral não é afetada pela ingestão simultânea de alimentos. As concentrações plasmáticas máximas obtidas em condição de jejum são alcançadas entre 0,5 e 1,5 horas após a administração, com uma meia-vida de eliminação plasmática de cerca de 30 horas. 
  • INDICAÇÕES: candidíase orofaríngea, esofágica, infecções por Candida do trato urinário, peritonite, e formas sistêmicas de candidíase. Meningite criptocócica, e infecções criptocócicas em outras localizações. Podem ser tratados os pacientes imunocompetentes, pacientes com síndrome de imunodeficiência adquirida (AIDS), com transplante de órgãos ou com outras causas de imunodepressão. O fluconazol pode ser usado como terapia de manutenção para prevenir a recaída da enfermidade criptocócica em pacientes com AIDS. Podem ser tratados os pacientes com enfermidades neoplásicas, internados em unidades de terapia intensiva ou que recebam tratamento citotóxico ou terapêutica imunossupressora, como também aqueles que apresentam fatores predisponentes para infecção por Candida.
  • CONTRAINDICAÇÕES: Não deve ser usado nos pacientes com conhecida sensibilidade à droga ou aos compostos azólicos relacionados. 
  • PRECAUÇÕES: Na ausência de provas concludentes, recomenda-se não usar em mulheres grávidas, exceto se o benefício esperado para a mãe supere o risco potencial para o feto. A amamentação deve ser suspensa. A segurança e a eficácia da droga em crianças não foi estabelecida.
  • REAÇÕES ADVERSAS: Náuseas, dores abdominais, diarreia e flatulência. Erupções. Alguns pacientes, em particular aqueles com enfermidades subjacentes graves, como AIDS ou câncer, apresentaram alterações nas funções renais, e nas provas hematológicas foram observadas anormalidades de função hepática. Os pacientes com AIDS são mais propensos a desenvolver reações cutâneas graves com muitos fármacos.
#BulaNoCaminhoDaEnf

Um comentário:

  1. Gostei da sua matéria sobre o Fluconazol, explica de forma detalhada e simples sobre esse remédio.
    Parabéns.
    Ah, olhe este link para maiores informações, achei muita coisa interesante sobre ele.

    ResponderExcluir