domingo, 3 de julho de 2016

[BULÁRIO] Atenolol.


  • REFERÊNCIA: plenacor, ablok, angipress, antenobal.
  • DESCRIÇÃO: é um anti-hipertensivo. Bloqueador beta-adrenérgico.
  • INFORMAÇÕES TÉCNICAS: atua preferencialmente sobre os receptores cardíacos 1, embora também tenha afinidade com os receptores vasculares periféricos ou bronquiais 2. Como sua cardiosseletividade não é absoluta, as doses elevadas de atenolol podem bloquear os receptores 2. Carece de atividade simpaticomimética intrínseca e de efeito estabilizador da membrana. Seu efeito principal é reduzir a resposta cardíaca diante do cansaço e ao exercício, razão pela qual é indicado em angina pectoris. Absorvido 50% por via oral, sua fixação às proteínas é baixa; metaboliza-se minimamente no fígado e 85% a 100% é excretado por via renal, de forma inalterada. Sua meia-vida é de 6 a 7 horas e aumenta de 16 a 27 horas ou mais em pacientes com disfunção renal.
  • INDICAÇÕES: hipertensão essencial, angina pectoris, arritmias cardíacas, coadjuvante no tratamento da estenose subaórtica hipertrófica.
  • CONTRAINDICAÇÕES: Bloqueio cardíaco de 2 e 3 grau. Choque cardiogênico. Gravidez e lactação. Deve-se ter em mente que o atenolol atravessa a barreira placentária. Crianças. Insuficiência cardíaca manifesta, bradicardia sinusal. 
  • PRECAUÇÕES: como com todos os beta-bloqueadores, o tratamento não deve ser interrompido bruscamente por pacientes anginosos, pois pode provocar distúrbios do ritmo, infarto do miocárdio ou morte súbita. Deve-se ter cautela com pacientes asmáticos e com aqueles que apresentam fenômemos de Raynaud.
  • REAÇÕES ADVERSAS: as mais comuns são frialdade nas extremidades, fadiga muscular e, em casos isolados, bradicardia. Ocasionalmente, foram relatados distúrbios do sono, tal qual com outros beta-bloqueadores. Existem possibilidades de bloqueio A-V, insuficiência cardíaca, crise asmática ou hipoglicemia. Em caso de erupções cutâneas tipo psoríase, o tratamento deverá ser suspenso, por provável hipersensibilidade ao fármaco.
#BulaNoCaminhoDaEnf

Nenhum comentário:

Postar um comentário