terça-feira, 1 de dezembro de 2015

• QUESTÕES (COM GABARITO) • Enfermagem Obstétrica [7].


1. Para cada mulher, os sintomas da gravidez são diferentes, mas, em geral, alguns são mais comuns. É o caso do atraso menstrual, dos enjoos matinais, da sensibilidade nas mamas e da aversão ou desejos por determinados alimentos, entre outros. O diagnóstico da gravidez pode ser feito pelo médico ou pelo enfermeiro, na unidade básica de saúde. Acerca desse assunto, assinale qual é o sinal de certeza de gravidez.

a) Aumento do volume uterino.
b) Ausência de menstruação há 3 ciclos.
c) Teste imunológico positivo.
d) Aumento do volume das mamas.
e) Escuta dos batimentos cardiofetais.

2. Com relação ao atendimento à gestante, especificamente quanto aos cálculos de idade gestacional (IG) e data provável de parto, considere as seguintes afirmativas:

1. Com a data da última menstruação conhecida, deve-se contar o número de semanas a partir do 1º dia da última menstruação até a data da consulta. A data provável do parto (DPP) corresponde ao final da 40ª semana, contada a partir da data do 1º dia da última menstruação.
2. Quando a data e o período do mês não forem conhecidos, a IG e a DPP serão inicialmente determinadas por aproximação, basicamente, pela medida da altura do fundo do útero e do toque vaginal, além da informação sobre a data de início dos movimentos fetais.
3. Calcula-se a data provável do parto levando-se em consideração a duração média da gestação normal (280 dias ou 40 semanas a partir da DUM).
4. Soma-se sete dias ao primeiro dia da última menstruação e adiciona-se nove meses ao mês em que ocorreu a última menstruação.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente a afirmativa 1 é verdadeira.
b) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
e) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.

3. Apesar dos índices de mortalidade materna estar diminuindo, a hemorragia pós-parto (HPP) persiste como a principal causa de óbito materno. Sobre a HPP, é incorreto afirmar:

a) A atonia uterina constitui na principal causa de HPP.
b) O útero excessivamente distendido pode apresentar uma contração inadequada após o parto favorecendo a HPP.
c) A perda de 200 ml do volume de sangue nas primeiras 24 hs após o parto vaginal é caracterizado como HPP.
d) Lacerações da cérvice, vagina e períneo constituem causas de HPP.
e) Pode ser fator de HPP a multiparidade e o polidrâmnio por distensão uterina.

4. Na primeira consulta de pré-natal é solicitado como exame laboratorial de rotina:

a) Grupo sanguíneo e fator Rh.
b) Hemograma e parasitológico.
c) Urocultura e TAP.
d) Sorologia para sífilis e Doença de Chagas.
e) Tap e fator Rh.

5. Acerca dos aspectos que envolvem o ganho de peso em gestantes e a avaliação de seu estado nutricional, assinale a opção correta.

a) Na primeira consulta de pré-natal, o cálculo do índice de massa corporal (IMC) é suficiente para o diagnóstico nutricional da gestante.
b) Após a avaliação nutricional, enquadra-se a gestante na classificação de Omaha, que inclui as classes denominadas emagrecida, normal e obesa.
c) O diagnóstico inicial do estado nutricional da gestante baseia-se no IMC pré-gestacional por ela informado ou no IMC calculado a partir de medição realizada até a 13ª semana gestacional.
d) Recomenda-se, independentemente de seu estado nutricional inicial, que a gestante engorde 2 kg em cada trimestre da gestação.
e) Em todas as consultas de pré-natal, recomenda-se a aferição do peso e, apenas na primeira consulta, a aferição da estatura de gestantes adultas e adolescentes.

6. Sobre o exame Papanicolau, é INCORRETO afirmar que

a) a neoplasia intraepitelial cervical (NIC) não é câncer.
b) a grande maioria das mulheres com resultado NIC I apresenta regressão espontânea da displasia.
c) as mulheres vacinadas contra o HPV não necessitam seguir as mesmas recomendações para rastreamento do que as não vacinadas.
d) após dois exames normais consecutivos, realizados com um intervalo de um ano, há recomendação para a repetição do exame a cada três anos.

7. Dor em forma de cólica durante o período menstrual que pode incapacitar as mulheres de exercerem suas atividades habituais; dor durante as relações sexuais; dor e sangramento intestinais e urinários durante a menstruação; dificuldade de engravidar; infertilidade está presente em cerca de 40% das mulheres, são sintomas de qual doença:

a) Inflamação do colo do útero
b) Endometriose
c) Dispareunia
d) Amenorreia primaria
e) Doença infamatória pélvica (DIP)

8. A imagem é sugestiva de


a) colo uterino normal.
b) colo uterino com partos vaginais.
c) colo uterino com ectopia.
d) colo uterino atrófico na pós-menopausa.
e) colo uterino com ectopia após aplicação de acido acético 3%.

9. Assinale a alternativa INCORRETA.

a) A epidemia de AIDS no país se configura com subepidemias.
b) Atualmente, observa-se o aumento proporcional de casos de AIDS devido a transmissão heterossexual, principalmente entre as mulheres que, diferentemente dos homens, tem apresentado taxas de incidência crescentes.
c) A população menos escolarizada tem sido mais atingida e a epidemia vem apresentando um padrão de disseminação heterossexual, tornando a razão entre os sexos equivalente.
d) A transmissão vertical do HIV e da sífilis passou a ser problema cada vez mais importante na saúde pública.
e) O Pacto pela Saúde, aprovado pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) em fevereiro de 2006, fortalece a gestão compartilhada entre os diversos níveis de governo e, segundo o pacto, cabe exclusivamente aos municípios o desenvolvimento de ações necessárias para o cumprimento das metas de acordo com a necessidade local.

10. Em relação ao aconselhamento para DST e AIDS nos serviços de pré-natal e parto assinale a alternativa INCORRETA.

a) A prática do aconselhamento desempenha um papel importante no diagnóstico da infecção pelo HIV e outras DST, bem como na qualidade da atenção a saúde.
b) A prática do aconselhamento contribui para a promoção da atenção integral, possibilitando avaliar vulnerabilidade e riscos com a consideração das especificidades de cada usuário ou seguimento populacional.
c) O aconselhamento necessita cuidar dos aspectos emocionais, tendo como foco a saúde mental, a saúde reprodutiva, avaliação de vulnerabilidade e Direitos Humanos.
d) O aconselhamento é na atualidade uma estratégia que se insere em vários momentos do atendimento e em diversos contextos dos serviços no SUS, inclusive no pré-natal e parto.
e) O aconselhamento se fundamenta na interação e na relação de confiança

GABARITO
1. E
2. E
3. C
4. A
5. C
6. C
7. B
8. A
9. E
10. C

Nenhum comentário:

Postar um comentário