terça-feira, 1 de dezembro de 2015

• QUESTÕES (COM GABARITO) • CME (Central de Material e Esterilização) [4].


1. O documento que estabelece as boas práticas para o processamento de produtos para a saúde, elaborado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, define a desinfecção de alto nível como um processo

a) de remoção de sujidades orgânicas e inorgânicas, redução da carga microbiana presente nos produtos de saúde, utilizando água e detergentes.
b) físico ou químico que destrói micro-organismos patogênicos na forma vegetativa, micobactérias, a maioria dos vírus e dos fungos, de objetos inanimados e superfícies.
c) físico ou químico que destrói a maioria dos microrganismos de artigos semicríticos, inclusive micobactérias e fungos, exceto um número elevado de esporos bacterianos.
d) de remoção mecânica da sujidade visível presente nos produtos para a saúde.
e) físico ou químico que destrói todos os micro-organismos dos artigos críticos por meio da utilização de saneantes à base de aldeídos.

2. A assistência de enfermagem na fase perioperatória inclui os cuidados de enfermagem ministrados antes ( pré-operatório), durante (transoperatório) e depois( pós-operatório) de uma cirurgia. Esses procedimentos podem ocorrer no hospital, em um centro cirúrgico ligado a um hospital, em um centro cirúrgico isolado, em consultório médico ou em ambulatório. Em qualquer desses espaços, os cuidados de enfermagem desenvolvidos pelo técnico de enfermagem podem ser específicos, de acordo com o tipo de cirurgia e condições do paciente, ou podem ser cuidados comuns, independentemente da cirurgia e do local de sua realização.

Assim, considerando a assistência de enfermagem na fase perioperatória, analise as seguintes afirmativas e assinale a alternativa INCORRETA.

a) Antes do início de qualquer procedimento cirúrgico, o técnico de enfermagem deve se certificar se o paciente tem alergia a esparadrapos, pomadas e soluções a serem utilizadas na fase perioperatória, uma vez que alergias precisam ser diferenciadas dos efeitos colaterais indesejáveis das drogas a serem utilizadas durante a cirurgia, por exemplo.
b) O jejum é recomendado antes de procedimentos eletivos que exijam anestesia geral, anestesia local ou sedação. O técnico de enfermagem deve remover os líquidos e alimentos sólidos da cabeceira do paciente e colocar um aviso na cama para alertar os profissionais de saúde assistenciais e familiares sobre as restrições do jejum.
c) Alguns pacientes fazem o uso de próteses que podem se perder ou sofrer algum dano durante a cirurgia. Por isso, o técnico de enfermagem, no caso das dentaduras, por exemplo, deve orientar o paciente para mantê-las na cavidade oral durante a cirurgia para evitar possíveis perdas.
d) Cabe ao técnico de enfermagem, na sala de recuperação pós-anestésica, estar atento aos padrões respiratórios, circulatório e neurológico do paciente bem como ao gerenciamento da dor para que as medidas efetivas sejam tomadas em benefício do paciente.

3. O Auxiliar de Enfermagem, profissional integrante da equipe de enfermagem, deve ter consciência de sua atuação no processo de prevenção e controle de infecção hospitalar. Correlacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª e marque a alternativa que contém a seqüência CORRETA de correlação.

(1) Desinfecção
(2) Assepsia
(3) Esterilização
(4) Anti-sepsia

( ) Conjunto de medidas usadas para evitar a contaminação do material ou do meio ambiente evitando infecções.
( ) É o conjunto de meios para impedir a multiplicação bacteriana em tecidos vivos.
( ) É a destruição de formas vegetativas microbianas, não esporuladas, por meio de agentes físicos ou químicos aplicados em superfícies inertes.
( ) É a destruição de todas as formas de micro-organismos por meio de agentes físico-químicos.

a) 3, 2, 1, 4
b) 2, 3, 4, 1
c) 3, 1, 4, 2
d) 2, 3, 1, 4
e) 2, 4, 1, 3

4. Ao preparar a mesa cirúrgica, o instrumentador cirúrgico dispõe os seguintes materiais: porta-agulha, farabeulf, bisturi, kelly, allis, backhaus, que são, respectivamente, instrumentais de

a) pinça de campo, diérese, preensão, afastador, hemostasia, síntese.
b) especial, auxiliar, síntese, diérese, hemostasia, afastador.
c) afastador, síntese, hemostasia, preensão, auxiliar, diérese.
d) síntese, afastador, diérese, hemostasia, preensão, pinça de campo.
e) preensão, afastador, síntese, auxiliar, hemostasia, diérese.

5. Acerca da esterilização de materiais hospitalares, por meio de produtos químicos, assinale a única afirmativa INCORRETA.

a) A presença de matéria orgânica não altera a ação do produto químico, não tendo necessidade de o material estar rigorosamente limpo e seco.
b) Esse método de esterilização é indicado somente para materiais que não podem sofrer ação do calor e quando não se dispõe do óxido de etileno e do peróxido de hidrogênio.
c) Um mesmo produto químico, considerando a concentração em que é usado, pode ter a propriedade esterilizante ou desinfetante.
d) O material precisa estar totalmente coberto pelo produto, e o tempo de exposição depende da concentração desse produto.
e) Esses produtos não devem ser irritantes e tóxicos para os tecidos humanos, devem ser estáveis, quando em solução por tempo prolongado, e ter o poder de destruir os microrganismos patogênicos em todas as suas formas.

6. A degermação das mãos é o passo inicial de todo o procedimento assistencial em saúde, e tem como objetivo a prevenção de infecção hospitalar através da remoção mecânica de

a) fungos.
b) vírus.
c) esporos.
d) sujidade.
e) bactérias.

7. É de responsabilidade do instrumentador cirúrgico:

I - Verificar o perfeito funcionamento do instrumental e dos equipamentos a serem utilizados pelo cirurgião.
II - Durante o ato cirúrgico, monitorar o material usado e fazer solicitação de reposição do material de consumo.
III - Ter sob seu controle a quantidade exata de compressas, gazes, agulhas e demais objetos que não podem ser perdidos ou esquecidos.

Assinale a alternativa correta.
a) Apenas a afirmativa I está correta.
b) Apenas a afirmativa III está correta.
c) Apenas a afirmativa II está correta.
d) Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
e) As afirmativas I , II e III estão corretas.

8. Do início ao fim do ato cirúrgico, os equipamentos e os materiais devem ser checados, para se ter certeza de que todas as agulhas, compressas e instrumentais, estão corretos. Todo esse processo requer um conhecimento completo dos princípios

a) de assepsia, dos objetivos da cirurgia, de responsabilidade e de aptidão para trabalhar em equipe.
b) de montagem de sala, de recepção do paciente e de desmontagem da sala.
c) de recepção do paciente na sala, de montagem da sala, de suprimento de materiais que estejam faltando, e de trabalho em equipe.
d) de assepsia, dos objetivos da cirurgia, de responsabilidade, de aptidão para trabalhar em equipe e de capacidade em lidar com situação de emergência na sala de operações.
e) de montagem de sala, de recepção do paciente, de suprimento de materiais que estejam faltando e de desmontagem da sala.

9. O termo assepsia refere-se

a) a destruição de todas as formas de vida microbiana.
b) ao processo que remove ou mata a maioria dos microrganismos patogênicos existentes em uma superfície inerte.
c) ao conjunto de medidas que visam a reduzir o número de microrganismos e evitar sua disseminação ou contaminação de uma área ou objeto estéril.
d) ao conjunto de medidas realizadas através de métodos físicos ou químicos e que tem como objetivo final a destruição de todas as formas de vida microbiana.
e) às medidas que visam a diminuir e prevenir o crescimento de microrganismos, mediante aplicação de um agente germicida.

10. Quanto à classificação de fatores determinantes de infecção cirúrgica, correlacione a coluna da direita com a da esquerda.

1. Limpa 
2. Limpa contaminada
3. Contaminada
4. Séptica 

( ) Pequena quebra na técnica
asséptica
( ) Ferida traumática com cicatrização
retardada
( ) Sem quebra na técnica
asséptica
( ) Derramamento grosseiro
proveniente do trato
gastrointestinal

A sequência correta, de cima para baixo, é
a) 1 , 2 , 3 , 4
b) 3 , 4 , 1 , 2
c) 2 , 4 , 1 , 3
d) 4 , 3 , 2 , 1
e) 3 , 2 , 1 , 4

GABARITO
1. C
2. C
3. E
4. D
5. A
6. E
7. E
8. D
9. C
10. C

Nenhum comentário:

Postar um comentário