terça-feira, 1 de dezembro de 2015

• QUESTÕES (COM GABARITO) • Enfermagem Obstétrica [8].


1. Analise as assertivas e assinale a alternativa correta. A abordagem inicial do aconselhamento pré-teste permite identificar o conhecimento das gestantes sobre DST e AIDS, iniciar o "mapeamento" das situações de vulnerabilidade e de risco em que elas possam estar inseridas, bem como a motivação para a realização do teste. Esses conteúdos deverão ser complementados e aprofundados após o resultado do teste, permitindo uma abordagem sobre aspectos de sua vida íntima, tais como práticas sexuais e uso de drogas. Neste momento é necessário considerar

I. os conhecimentos assimilados sobre a infecção pelo HIV/AIDS e outras DST.
II. práticas sexuais com e sem proteção.
III. contextos de vulnerabilidades.
IV. uso de drogas.
V. histórico de DST.
VI. a possibilidade de janela imunológica.

a) Apenas I, III e V estão corretas.
b) Apenas II, III, V e VI estão corretas.
c) Apenas I, II, IV e V estão corretas.
d) Apenas I, II, IV, V e VI estão corretas.
e) I, II, III, IV, V e VI estão corretas.

2. Em relação à abordagem inicial da gestante com HIV assinale a alternativa INCORRETA.

a) Os testes sorológicos (ELISA e confirmatório), assim como o teste rápido para HIV, que pode ser realizado por profissionais de saúde capacitados, são indicados na rotina pré-natal.
b) Um resultado negativo seja pelo método sorológico seja pelo método rápido, não exclui a infecção pelo HIV.
c) O aparecimento de anticorpos detectáveis por testes sorológicos ocorre num período de 3 a 6 semanas após a infecção inicial, sendo este intervalo denominado janela imunológica.
d) Caso a primeira testagem resulte positivo, realiza-se o acolhimento pós-teste,orientando a gestante sobre a importância de usar anti-retrovirais para prevenir a transmissão vertical e de evitar a amamentação, além de efetuar-se a notificação de caso de gestante com HIV.
e) Tendo-se o diagnóstico da infecção pelo HIV estabelecido,deve ser solicitado contagem de Linfócitos T CD4+ e carga viral da gestante referindo-a para acompanhamento simultâneo com a unidade de saúde de referência.

3. A sífilis congênita é o resultado da disseminação hematogênica do treponema pallidum da gestante
infectada, não tratada ou inadequadamente tratada, para o seu concepto por via transplacentária. Em relação a sífilis congênita podemos afirmar que

a) a transmissão vertical do treponema pode ocorrer em qualquer fase gestacional ou estágio clinico da doença materna.
b) os principais fatores que determinam a probabilidade de transmissão são o estágio da sífilis da mãe e a duração da exposição do feto intra-útero.
c) a taxa de transmissão vertical da sífilis em mulheres não tratada é de 30-60% nas fases primária e secundária da doença reduzindo-se para 10% nas fases tardias da infecção materna.
d) não há transmissão por meio do leite materno.
e) mais de 50% dos casos notificados são assintomáticos ao nascimento.

4. Tumor de mama comum entre 20 e 30 anos de idade, único ou múltiplo, móvel, bem delimitado, não fixo ao tecido adjacente, lobulado, de crescimento lento, com maior ocorrência no quadrante súpero-lateral. Em geral é indolor, exceto durante a gravidez e lactação, condições que podem estimular seu crescimento rápido e produzir dor por infarto. A consistência é fibroelástica, mas, nas pacientes de maior faixa etária, pode haver deposição de calcificação distrófica no nódulo ("calcificação em pipoca"), e o nódulo passa a ter consistência endurecida. A descrição é compatível com

a) fibroadenoma.
b) abcesso de mama.
c) cisto de mama.
d) tumor filoide.
e) papiloma

5. Correlacione as síndromes com as etiologias mais comuns.

1. Corrimento vaginal.
2. Corrimento uretral.
3. Ulcera genital.
4. Desconforto ou dor pélvica na mulher.

( ) Sífilis, Cancro mole, Herpes genital e Donovanose.
( ) Tricomoníase, Vaginose bacteriana, Gonorreia e Infecção por Clamídia.
( ) Gonorreia, Micoplasma, ureoplasma e Tricomoníase.
( ) Gonorreia, Infecção por Clamídia, Infecção por Germes e Anaeróbios.

a) 3 – 1 – 2 – 4.
b) 1 – 2 – 3 – 4.
c) 4 – 3 – 2 – 1.
d) 3 – 4 – 2 – 1.
e) 2 – 4 – 3 – 1.

6. Em relação ao rastreio de câncer cérvico-uterino assinale a alternativa INCORRETA.

a) A colpocitologia não é um teste efetivo para rastreamento de DST.
b) Se a mulher estiver em período menstrual, à coleta da colpocitologia deve ser adiada e a mesma aconselhada a submeter-se ao exame tão logo seja possível.
c) A presença de colpites, corrimentos ou colpocervicites pode comprometer a interpretação da colpocitologia, nesse caso a mulher deve ser tratada especificamente e retornar para coleta.
d) Profissionais de saúde capacitados e serviços que adotem medidas para assegurar uma boa amostra colpocitológica obtêm poucos esfregaços satisfatórios.
e) Uma mulher portadora de condiloma não necessita de coletas mais frequentes de colpocitologia do que as demais.

7. Estudos tem evidenciado que, excepcionalmente, ocorre comprometimento ovariano por metástases em mulheres acometidas por carcinoma do colo uterino em estágio de operabilidade. Esta forma de evolução do carcinoma do colo uterino dá-se, preponderantemente, pela via linfática e as taxas de frequência das metástases são diretamente proporcionais ao estágio do crescimento loco - regional do tumor. Com maior frequência, as metástases desenvolvem-se no(a)

a) ovário.
b) mama.
c) pâncreas.
d) esqueleto.
e) pulmão.

8. Em relação ao Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher (PAISM), assinale a alternativa INCORRETA.

a) Em 1984, o Ministério da Saúde, atendendo às reivindicações do movimento de mulheres, elaborou o Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher (PAISM), marcando, sobretudo, uma ruptura conceitual com os princípios norteadores da política de saúde das mulheres e os critérios para eleição de prioridades neste campo.
b) A direção estadual do SUS tem como principais atribuições promover a centralização de serviços;
executar ações e procedimentos de forma complementar aos municípios; prestar apoio técnico e financeiro aos municípios.
c) O PAISM incorporou como princípios e diretrizes as propostas de descentralização, hierarquização e regionalização dos serviços, bem como a integralidade e a equidade da atenção, num período em que, paralelamente, no âmbito do Movimento Sanitário, se concebia o arcabouço conceitual que embasaria a formulação do Sistema Único de Saúde (SUS).
d) Em 2003 teve início a construção da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher - Princípios e Diretrizes, quando a equipe técnica de saúde da mulher avaliou os avanços e retrocessos alcançados na gestão anterior.
e) Destacamos que o Sistema Único de Saúde tem três níveis de direção, quais sejam: federal, estadual e municipal. Tendo o nível federal, principalmente, as atribuições de formular, avaliar e apoiar políticas; normalizar ações; prestar cooperação técnica aos Estados, ao Distrito Federal e municípios; e controlar, avaliar as ações e os serviços, respeitadas as competências dos demais níveis.

9. Marque a alternativa que indique as evidências prováveis de gravidez:

a) náuseas, vômitos e tonturas;
b) distúrbios da micção;
c) alteração no tamanho, formato e consistência do útero, contrações de Braxton Hicks, delimitação do feto, contornos fetais palpáveis através da parede abdominal;
d) alteração da cor da mucosa vaginal, mucosa vaginal apresenta-se azulada escura ou vermelha púrpura e congestionada > sinal de CHADWICK.

10. O texto abaixo se refere a uma DST que tem como agente etiológico um protozoário transmitido frequentemente pelo contato sexual, podendo ser encontrado na uretra, bexiga, ureteres, canal cervical, cavidade uterina e glândulas vulvares. O parasita desenvolve-se melhor em condições de anaerobiose e com pH maior que 5. O quadro clínico varia de ausência de sintomas a leucorréia pós-menstrual esverdeada ou acinzentada, com dispareunia, dor hipogástrica. Ao exame observa-se secreção vaginal fluída, bolhosa, intensa hiperemia de vagina e cérvice uterina, visualização do parasita à microscopia a fresco (pela sua mobilidade). A secreção pode ser abundante e de pH alcalina (acima de 5). A cérvice pode ter "aspecto de morango", correspondendo à acentuada distensão dos vasos sanguíneos superficiais e a focos de hemorragia. O texto faz referencia a qual doença?

a) vaginose bacteriana causada pela Gardnerella vaginalis.
b) candidíase causada pela Cândida albicans.
c) gonorréia causada pela Neisseria gonorrhoeae.
d) tricomoníase causada pelo Tricomonas vaginalis.

GABARITO
1. E
2. C
3. C
4. A
5. A
6. D
7. D
8. B
9. C
10. D

Nenhum comentário:

Postar um comentário