terça-feira, 25 de agosto de 2015

• SAÚDE DO ADOLESCENTE • Síndrome da adolescência normal.

Maurício Knobel observa que a adolescência vivencia "desequilíbrios e instabilidades extremas", com expressões psicopatológicas de condutas, mas que podem ser analisadas como aceitáveis para o momento evolutivo, visto que constituem vivências necessárias para se atingir a maturidade. O conjunto de sinais e sintomas que caracterizam essa fase é conhecida como síndrome da adolescência normal

Costuma-se dizer que na adolescência vivem-se 3 lutos: a perda do corpo infantil, a perda dos pais da infância e a perda da identidade e do papel infantil.

Existem 10 características que em adolescentes são totalmente esperadas, são elas: 

  • Busca de si mesmo e da identidade adulta. Através da elaboração dos 3 lutos característicos dessa idade o adolescente busca constantemente a desejada identidade adulta, o "quem sou eu", que ele só vai encontrar no final do processo.
  • Tendência grupal. O adolescente pertence ao grupo mais que a familia, assim sendo a opinião e costumes do grupo passam a ser prioritários pro adolescente. Ser aceito no grupo é prioritário.
  • Necessidade de intelectualização, fantasia e saída do presente. É um mecanismo de defesa e de pensamento típico da idade, grandes planos são elaborados, a imaginação predomina. Desse pensamento muitas vezes surgem mudanças reais que impulsionam a evolução humana.
  • Crises religiosas. Desde misticismo, ateísmo, fanatismo religioso. Muitas vezes o mesmo adolescente experimenta vários comportamentos religiosos.
  • Distemporalidade. Algumas coisas são urgentes (comprar uma mala pra uma viagem daqui 1 semana) outras nem tanto (estudar pra prova de hoje a tarde)
  • Evolução sexual. Desde inicio da descoberta do corpo e do prazer sexual até a busca de parcerias, jogos de conquista, amor romântico, paixões intensas e fugazes
  • Atitude social reivindicatória. Nessa idade os absurdos socias, as divisões de classe injustas, as burocracias, etc, são alvo de revolta e de atitudes que infelizmente são coibidas por adultos conformados e coniventes com o padrão social vigente.
  • Contradições sucessivas de conduta. Por todas as mudanças físicas e emocionais que está passando o adolescente não tem como manter uma postura rígida e continua. Logo as mudanças constantes são tanto esperadas como necessárias.
  • Separação dos pais. Feita de maneira gradual ou abrupta é uma característica que frequentemente incomoda em demasia a família que se sente perdendo o adolescente. Porém pra que se construa a própria identidade é primordial que esse afastamento ocorra.
  • Flutuações do humor com predomínio depressivo. Uma conquista pequena leva a uma alegria e comemoração enorme. Um pequeno contra tempo tem o efeito inverso e leva a tristeza também "desporporcional". Isso várias vezes ao dia, leva a choros e euforias frequentes que muitas vezes preocupam a família. Importante diferenciar a labilidade emocional de depressão real que possa precisar de tratamento adequado.
Essas características todas, que se apresentam em maior ou menor intensidade individualmente, são essenciais pra que se possa sair de uma personalidade infantil e se alcançar uma personalidade adulta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário