sábado, 1 de agosto de 2015

• QUESTÕES (COM GABARITO) • Enfermagem Cirúrgica [1].



1. MLA, 45 anos, sexo masculino, está em pós-operatório de cirurgia abdominal, sob cuidados de enfermagem domiciliar.Para a cicatrização da ferida cirúrgica, a administração da vitamina A é importante para

a) realizar a epitelização e fechar as feridas.
b) realizar fibroplasia e angiogênese.
c) agir como antioxidante e como combustível para energia celular.
d) agir como anti-infeccioso e fornecer síntese proteica.
e) funcionar como anti-hemorrágico e ter função imunológica.

2.Uma das ações do enfermeiro na fase intraoperatória com pacientes submetidos a cirurgia, é posicionar corretamente o paciente para o procedimento anestésico e cirúrgico, mantendo o alinhamento funcional do corpo. As posições mais usadas para cirurgia do abdome são:

a) Dorsal recumbente e trendelemburg.
b) Dorsal recumbente e litotômica.
c) Abdominotoráxica e litotômica.
d) Abdominotoráxica e spinks.
e) Abdominotoráxica e depage.

3. Quando a equipe cirúrgica se prepara para entrar em campo cirúrgico utiliza uma técnica de lavagem e escovação de mãos até a altura do cotovelo chamada de DEGERMAÇÃO. Sobre essa técnica é INCORRETO afirmar que:

a) A "área nobre" é constituída pelas mãos e punho.
b) A escova e sabão (ou degermante) funcionam por remoção mecânica de bactérias.
c) Depois que a "área nobre" já foi escovada, não pode voltar com a escovação para as mãos e punhos.
d) A "área nobre" é constituída pelo antebraço posterior até o cotovelo.


4. Constitui um cuidado pré-operatório imediato

a) suspender ingestão oral, conforme a cirurgia a ser realizada.
b) instruir o cliente no exato momento em que estiver receptivo quanto às sensações que experimentará durante essa fase.
c) realizar prescrições especiais, relacionadas ao tipo e à gravidade da cirurgia, como transfusão de sangue.
d) dar banho de aspersão e lavagem do couro cabeludo, a fim de tornar a pele livre de microrganismos.
e) verificar os sinais vitais do paciente e registrá-los no respectivo prontuário.

5. Segundo a Organização Mundial de Saúde, o programa Cirurgia Segura Salva Vidas preconiza uma lista de verificação denominada checklist para cirurgia segura. Os procedimentos a serem realizados pela equipe cirúrgica, após a indução anestésica e imediatamente antes de iniciar a cirurgia incluem:

I. Cada membro da equipe se apresenta pelo nome e função, confirma em voz alta antes da incisão da pele, qual paciente será operado, qual o procedimento a ser realizado e qual a parte do corpo a ser operada.
II. O coordenador da equipe checa verbalmente com a equipe de anestesia se o paciente tem risco de perda sanguínea, dificuldade de obtenção de vias aéreas ou reação alérgica ao anestésico.
III. A equipe multiprofissional analisa os planos e as condutas do período pós-operatório e descreve os cuidados a serem realizados nesse período.
IV. A enfermagem revisa se o instrumental cirúrgico foi esterilizado corretamente e se o antibiótico profilático foi administrado nos últimos 60 minutos.

Está correto o que se afirma em

a) I, apenas.
b) I e II, apenas.
c) III e IV, apenas.
d) I e IV, apenas.
e) I, II, III e IV.

6. No que concerne ao controle de infecções hospitalares no centro cirúrgico, assinale a opção correta.

a) As cirurgias contaminadas são realizadas em tecidos colonizados por flora bacteriana abundante, como ocorre no debridamento de escaras.
b)As cirurgias infectadas são realizadas em áreas de trauma penetrante, com tempo superior a duas horas da ocorrência, ferida traumática com tecido desvitalizado ou na presença de pus, como ocorre na apendicectomia supurada.
c) A ocorrência ou não de infecção depende mais da capacidade de defesa do organismo do que da quantidade do agente inoculado e sua virulência.
d) As cirurgias limpas são aquelas realizadas em tecidos estéreis ou passíveis de descontaminação e sem drenos, como ocorre na mamoplastia.
e) As cirurgias potencialmente contaminadas são aquelas realizadas em tecido de difícil descontaminação, como ocorre nas amigdalectomias.


7. Em “Enfermagem em Centro Cirúrgico e Recuperação Anestésica”, Bianchini e Carvalho afirmam que as cirurgias são consideradas contaminadas quando realizadas em

a) tecidos colonizados por flora microbiana residente pouco numerosa ou em tecidos de difícil descontaminação.
b) tecidos traumatizados e abertos recentemente, ou/e cirurgias em que ocorreu falha na técnica operatória, na antissepsia ou na degermação.
c) qualquer tecido ou órgão na presença de processo infeccioso com supuração local, tecido necrótico ou corpos estranhos.
d) tecidos estéreis e passíveis de descontaminação, na ausência de processo infeccioso e inflamatório local.
e) órgãos com probabilidade mediana de perda de fluidos e sangue, como as oftálmicas e otorrinolaringológicas.

8. A ferida cirúrgica que apresenta infecção pelo agente etiológico _______________ tem, entre outras causas de contaminação, a esterelização inadequada dos equipamentos invasivos para a realização de cirurgias por videolaparoscopias.

Assinale a alternativa que completa corretamente a frase.

a) micobactéria de crescimento rápido (MRC).
b) Corynebacterium diphtheriae.
c) Acinetobacter multirresistente.
d) Shigella pertusis.
e) Salmonella, sorotipo Typhi.

9. Conforme a Organização Mundial de Saúde, são procedimentos de verificação de Segurança Cirúrgica a serem feitos pela equipe de saúde:



Está correto o que se afirma em

a) I, apenas.
b) III, apenas.
c) I e II, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.

10. Na cirurgia de safenectomia, a ferida operatória no paciente é considerada limpa ou não contaminada. Os cuidados com o curativo poderão ser executados pelo próprio paciente na sua residência ou em estabelecimento de saúde. A sequência correta para execução do curativo é: usar

a) luvas de procedimento, limpar a incisão com soro fisiológico da região da menos contaminada para a mais contaminada e cobrir a ferida com o novo curativo seco.
b) pinças, limpar a incisão com soro fisiológico morno, cobrir a ferida com o novo curativo seco.
c) luvas cirúrgicas e pinças, limpar a incisão com soro fisiológico morno da região limpa para a suja, e cobrir a ferida com curativo seco quando estiver com secreção.
d) luvas cirúrgicas, limpar a incisão com soro fisiológico sob pressão na seringa, cobrir a ferida com o novo curativo seco.
e) uma das pinças e desprezá-la, limpar a incisão com soro fisiológico com pressão de jato de seringa de 20 mL, cobrir a ferida com o novo curativo seco.

GABARITO
1. A
2. A
3. D
4. E
5. D
6. D
7. B
8. A
9. B
10. A

Nenhum comentário:

Postar um comentário