sexta-feira, 4 de setembro de 2015

• QUESTÕES (COM GABARITO) • Terapia tópica (feridas/curativos) [2].



1. Idosa, 69 anos, portadora de duas lesões crônicas existentes há 3 anos, resultantes de insuficiência venosa de membro inferior esquerdo, iniciou acompanhamento com o enfermeiro do Ambulatório de Curativos de um hospital público de ensino, com cura de ambas lesões após 4 meses de tratamento com alginato de cálcio e sódio associado a compressão inelástica. Para evitar recidivas, faz parte do plano de cuidados de enfermagem

a) orientar uso de bota de Unna.
b) orientar uso de meias de compressão elástica.
c) orientar agendamento de retorno ao Ambulatório em caso de nova lesão.
d) estimular ingesta de proteínas, minerais, vitaminas e calorias para regeneração tissular.
e) estimular deambulação e exercícios intensos para fortalecer as panturrilhas.

2. Mulher, 57 anos, diabética que evoluiu com gangrena e necessidade de amputação de membro inferior esquerdo, encontra-se internada e apresenta ferida em coto do membro amputado. À avaliação inicial da ferida mencionada pelo enfermeiro do setor, foi observado diâmetro de aproximadamente 22cm, bordas irregulares, cerca de 2,3cm de profundidade, tecido predominante em 60% do leito da ferida com fibrina e 40% com granulação, grande exsudação de odor fétido. Dentre as alternativas, o curativo mais adequado para o tratamento desta ferida é

a) ácido graxo essencial.
b) colagenase.
c) espuma polimérica.
d) tela de acetato de celulose com petrolato.
e) carvão ativado com alginato de cálcio e sódio.

3. Nas últimas décadas, muitas coberturas que favorecem o processo de cicatrização foram introduzidas no mercado. É imprescindível que o enfermeiro conheça as indicações, contraindicações, mecanismos de ação e efeitos colaterais dessas coberturas, para que possa utilizá-las para a implementação do tratamento mais adequado. Assim sendo, julgue as assertivas abaixo em (V) verdadeira e (F) falsa:

( ) Os hidrocoloides são compostos de espuma de poliuretano, gelatina, pectina e carboximetilcelulose, podem ser utilizados no tratamento de feridas abertas não infectadas, prevenção e tratamento de úlceras por pressão. É contraindicado para feridas com necrose e queimaduras de terceiro grau.
( ) O Carvão ativado com prata é indicado para o tratamento de lesões infectadas que apresentam odor fétido e pouca exsudação. A prata desempenha ação bactericida, por essa ação pode ser utilizada em queimaduras.
( ) O hidrogel é um curativo hidroativo, composto por água, propilenoglicol e carboximetilcelulose. Promove o desbridamento enzimático e pode ser utilizado em diferentes tipos de feridas exsudativas, tem propriedades hemostáticas em pequenos sangramentos.
( ) Os ácidos graxos essenciais (AGE), é um óleo vegetal composto, indicado no tratamento e profilaxia de lesões e úlceras por pressão, deiscências cirúrgicas e lesões de pele com ou sem presença de infecção. Pode ser associado a diversos tipos de coberturas.
( ) O Alginato de cálcio são fibras de não tecido, derivadas de algas marinhas marrons, composto pelos ácidos gulurônico e manurômico. È indicado no tratamento de feridas com cicatrização por primeira intenção por proporcionar a não aderência da ferida e permitir o livre fluxo de exsudatos.

A alternativa que corresponde a sequencia correta é:

a) V-V-V-F-V.
b) F-F-V-V-F.
c) V-V-F-V-V
d) F-V-F-V-F.
e) V-F-F-V-F.

4. No tratamento de feridas, a fase de cicatrização que envolve a atividade predominante de mitose celular e desenvolvimento do tecido de granulação é denominada

a) inflamatória.
b) macrogágica.
c) reparadora.
d) proliferativa.
e) autolítica.

5. Enfermeiro iniciou terapia com placa composta por poliuretano na camada externa e gelatina, pectina e carboximetilcelulose sódica na camada interna em ferida aberta não infectada, com leve exsudação. O tipo de desbridamento conferido por este produto é

a) autolítico.
b) mecânico.
c) enzimático.
d) térmico.
e) cirúrgico.

6. As úlceras por pressão acometem pacientes com vários fatores de risco. Quando da análise de uma úlcera por pressão, o(a) enfermeiro(a) deve registrar o tamanho, a localização da lesão e deve empregar um sistema de graduação para descrever sua gravidade, que varia do estágio I ao IV. Em relação ao estágio III da úlcera por pressão, assinale a afirmativa CORRETA:

a) Apresenta uma área de eritema que não embranquece, com edema e congestão teciduais. Há vasodilatação local e aumento da temperatura.
b) Apresenta ruptura na pele que se estende através da epiderme ou da derme. Uma abrasão, bolha ou crateração pode ser observada.
c) Estende-se para dentro das estruturas subjacentes incluindo o músculo e, possivelmente, o osso. Apresenta grande área e tecido necrótico.
d) Estende-se para dentro dos tecidos subcutâneos ou fáscias. Clinicamente, percebe-se uma cratera profunda com ou sem infiltração dos tecidos adjacentes.

7. Úlcera por pressão é uma lesão na pele e/ou nos tecidos ou estruturas subjacentes; está geralmente localizada sobre uma proeminência óssea, resultante de pressão isolada, ou combinada com fricção e/ou cisalhamento. Sendo assim, assinale a alternativa que NÃO apresenta uma medida recomendada para a prevenção de úlceras por pressão.

a) Deve-se manter os lençóis secos, sem vincos e sem restos alimentares.
b) Deve-se realizar mudança de decúbito conforme protocolos institucionais.
c) Deve-se utilizar superfícies de suporte e alívio da carga mecânica para minimizar os efeitos do excesso de pressão causado pela imobilidade, como o uso de almofadas, travesseiros ou coxins apropriados.
d) Deve-se proteger a pele do paciente do excesso de umidade, ressecamento, fricção e cisalhamento.
e) Deve-se hidratar a pele do paciente com cremes à base de ácidos graxos essenciais e realizar massagem de conforto em áreas de proeminências ósseas com hiperemia.

8. Durante o exame físico de uma mulher de 75 anos, magra e que encontra-se acamada, o Enfermeiro observou que na região sacral houve uma ruptura da pele e alteração de coloração. A paciente refere também dor e o local apresenta sinais de inflamação. Considerando os estágios das úlceras de pressão e um diagnóstico de enfermagem compatível com esse tipo de lesão, assinale a alternativa correta:

a) A úlcera de pressão encontra-se no estágio 1 e um possível diagnóstico de enfermagem seria: Nutrição alterada: abaixo das necessidades corporais relacionadas com os efeitos gastrointestinais adversos.
b) A úlcera de pressão encontra-se no estágio 3 e um possível diagnóstico de enfermagem seria: Risco para infecção relacionado com a perda da integridade da pele.
c) A úlcera de pressão encontra-se no estágio 4 e um possível diagnóstico de enfermagem seria: Deficit de conhecimentos acerca das úlceras de pressão.
d) A úlcera de pressão encontra-se no estágio 2 e um possível diagnóstico de enfermagem seria: Integridade da pele prejudicada, relacionada com a redução do fluxo sanguíneo no local.

9. Após um trauma na pele que resulte em ferida, a forma de tratamento determina o tipo de cicatrização, que pode ser por primeira, segunda ou terceira intenção. A cicatrização por terceira intenção é:

a) Um tipo de cicatrização que ocorre perda mínima de tecido, sem contaminação de microrganismos, sendo a aproximação realizada por sutura.
b) Conhecida como fechamento primário retardado, ocorre com feridas que tem o fechamento prolongado por infecções. A ferida permanece aberta e, posteriormente, é realizada a aproximação das bordas.
c) Denominada também como fechamento terciário, provém de lesões com perda tecidual mais acentuada, feridas extensas que não são passíveis de aproximação de bordas, necessitando de um período maior de cicatrização.
d) Um tipo de cicatrização que ocorre perda de tecido acentuada, sem sinais de infecção, sendo a aproximação realizada por sutura.

10. Um homem, com 70 anos, com diagnóstico médico de câncer de próstata, emagrecido e acamado. O Enfermeiro, durante o exame físico, observou a presença de uma úlcera de pressão infectada, com grande drenagem de exsudato em região calcânea. Considerando o conhecimento em relação às coberturas de curativos, a prescrição de enfermagem para o paciente deverá ser curativo com:

a) Clorexidina alcoólica.
b) Hidropolímero ou placa de hidrocolóide.
c) Filme ou membrana semipermeável.
d) Carvão ativado.

GABARITO
1. B
2. E
3. E
4. D
5. A
6. D
7. E
8. D
9. B
10. C

Nenhum comentário:

Postar um comentário