sexta-feira, 4 de setembro de 2015

• QUESTÕES (COM GABARITO) • Terapia tópica (feridas/curativos) [3].



1. Considerando as coberturas e soluções utilizadas em curativos, leia as frases abaixo e marque (F) se a afirmativa for falsa e (V) se for verdadeira. Em seguida, assinale a alternativa que contém a sequência correta:

( ) A clorexidina alcoólica é uma solução que possui uma atividade germicida. É bacteriostática em baixa concentração e bactericida em alta concentração. É comumente aplicada em pele e mucosas, incluindo inserção de cateteres, atuando na prevenção de colonizações. Esta solução não pode ser aplicada em feridas abertas.
( ) O Alginato de Cálcio é uma cobertura composta por íon de prata e cálcio, agindo diretamente na membrana citoplasmática da bactéria, resultando em ação bactericida de imediato e bacteriostática residual. Seu uso é indicado em queimaduras, feridas sangrantes, abertas, com grande drenagem de exsudato.
( ) A colagenase trata-se de uma pomada com colagenase clostridiopeptidase A e enzimas proteolíticas, que agem seletivamente, degradando o colágeno nativo da ferida. É indicada no desbridamento enzimático suave e não invasivo das lesões.
( ) As placas de hidrocolóide possuem vários tamanhos, espessuras e formatos. São compostas por espuma de poliuretano, gelatina, pectina e carboximetilcelulose sódica, estimulando o desbridamento autolítico e a formação de novos vasos sanguíneos, acelerando o processo de granulação, sendo indicadas para a prevenção ou o tratamento de lesões não infectadas.

a) V,V,V,F.
b) F,V,V,V.
c) V,F,V,V.
d) V,V,V,V.

2. Em relação à técnica de curativo, leia as frases abaixo e a seguir assinale a alternativa que corresponde a resposta correta:

I- A técnica da limpeza de uma ferida limpa deve ser realizada com movimentos de fora para dentro e, quando infectada, com movimentos de dentro para fora.
II- A limpeza da úlcera de pressão visa remover fragmentos, material de curativos antigos e tecido necrótico de sua superfície, sendo a irrigação pressurizada adequada para quase todos os procedimentos de limpeza de feridas.
III- Ao iniciar o procedimento de curativo, obedecer aos princípios de assepsia, abrir o pacote de curativo, colocar as pinças com as partes que serão manuseadas na parte de fora do campo e as gazes sobre o campo.
IV- O desbridamento é um fator importante na gerência de lesões, deve ser realizado sempre em tecido viável ou não, exclusivamente por técnica cirúrgica.

a) Todas as frases estão corretas.
b) Apenas as frases II e III estão corretas.
c) Todas as frases estão incorretas.
d) Apenas a frase I está correta.

3. Ao realizar o curativo em uma ferida, o enfermeiro tem como princípio promover a cicatrização. Marque a intervenção correta em relação ao processo de cicatrização.
a) Realizar curativo oclusivo de ferida fechada, mantendo a primeira cobertura úmida.
b) Manter o leito da ferida úmido para estimular o tecido de granulação.
c) Retirar corpos estranhos, crostas ou fibrinas do leito da ferida com movimentos de fricção.
d) Orientar a retirada de pontos contínuos de uma ferida cirúrgica de colecistectomia após três dias.

4. Vários fatores locais podem interferir no processo de cicatrização das feridas, entre eles,
a) o tipo de cobertura, a extensão da lesão e o suprimento sanguíneo.
b) a cobertura inadequada, o sexo e a localização da lesão.
c) o sexo, a extensão da lesão e a cor da pele.
d) o sexo, o suprimento sanguíneo e o uso de anti-hipertensivo.
e) a extensão da lesão, o sexo e a localização da lesão.

5. No exercício da profissão de enfermeiro, costumeiramente pode-se deparar com diferentes tipos de cortes, que obviamente vão exigir variados tipos de curativos e tratamentos. Em alguns curativos, por exemplo, utiliza-se carvão ativado com prata. Acerca da aplicação dessa substância, observe os seguintes itens:

I. Promove a hidratação da superfície do corte
II. Protege a ferida
III. Reduz o odor e o exsudato (matéria resultante de processo inflamatório)

Está correto o que se afirma em:
a) I, somente
b) III, somente
c) I e II, somente
d) I e III, somente
e) II e III, somente

6. O paciente que apresenta feridas sofre com os problemas e medos com relação a sua saúde. Na atualidade adota-se curativos biológicos que conseguem um tratamento mais rápido para a equipe e o paciente. São coberturas biológicas mais indicada para feridas infectadas e com odor. Marque a correta:
a) Hidrocolóide.
b) Carvão ativado com prata.
c) Sulfadiazina de Prata.
d) Espuma de Poliuretano.

7. O hidrogel é um gel amorfo, bastante usado para realização de curativos, porém NÃO é indicado para utilização em:
a) Feridas com tecido necrótico;
b) Áreas doadoras de pele;
c) Queimaduras de primeiro e segundo grau;
d) Úlceras;
e) Feridas muito exsudativas.

8. O processo de cicatrização de uma ferida em meio úmido é mais rápido e é o mais utilizado atualmente. O evento abaixo que NÃO é pertinente às vantagens do meio úmido é:
a) estimulação da epitelização.
b) aumento da autólise.
c) barreira de proteção.
d) aumento da perda de líquido.
e) manutenção da temperatura corporal.

9. O técnico de Enfermagem é orientado para realizar o curativo com papaína gel a 2%, cujo mecanismo específico de ação é
a) promover a quimiotaxia e angiogênese, mantendo o meio seco com aceleração do processo de granulação tecidual.
b) provocar dissociação das moléculas de proteínas, resultando em desbridamento químico enzimático, com ação bactericida e bacteriostática, estimulando a força tensil da cicatriz e acelerando o processo de cicatrização.
c) promover a limpeza da ferida, devido ao alto poder de absorção e eliminação de odor.
d) proteger a ferida de traumas, realizando o desbridamento autolítico com a presença de partículas de celulose.
e) favorecer a umidade da ferida pela presença de íons cálcio que, em contato com os íons de sódio da úlcera, mantém o meio úmido ideal para o desenvolvimento da cicatrização.

10. Segundo a referência Fundamentos de Enfermagem (Kawamoto et al. - 2011), o tipo de curativo utilizado em indivíduos que apresentam lesões cutâneas e a respectiva finalidade estão corretamente descritos em:
a) Tipo de curativo: Aberto
Finalidade: Manter a lesão exporta, se esta estiver infectada, para melhor observação e detecção precoce de dificuldades na cicatrização.
b) Tipo de curativo: Fechado ou oclusivo
Finalidade: Manter o leito da ferida seco, para favorecer um ambiente ideal para cicatrização.
c) Tipo de curativo: Compressivo
Finalidade: Manter a ferida limpa e seca, quando a cicatrização ocorre por segunda intenção, para preservar o leito da ferida seco.
d) Tipo de curativo: Aberto
Finalidade: Promover a hemostasia, por meio da aproximação espontânea das margens da ferida, para evitar reações alérgicas por fitas adesivas.
e) Tipo de curativo: Fechado ou oclusivo
Finalidade: Manter a proteção da ferida contra agressões externas e, nas feridas infectadas, permitir a absorção da drenagem de exsudato.

GABARITO
1. C
2. B
3. B
4. A
5. B
6. B
7. E
8. D
9. B
10. E

Nenhum comentário:

Postar um comentário