segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

• QUESTÕES (COM GABARITO) • Enfermagem Geral [7].


1. Homem, 46 anos, portador do vírus da imunodeficiência humana há sete anos, com abandono do tratamento há dois anos, recebeu diagnóstico médico recente de tuberculose pulmonar. São atribuições do enfermeiro no atendimento ao paciente com tuberculose, EXCETO

a) identificar os sintomáticos respiratórios.
b) realizar assistência integral às pessoas e famílias na UBS e, quando indicado ou necessário, no domicílio ou nos demais espaços comunitários.
c) realizar consulta de enfermagem, conforme protocolos ou outras normativas técnicas estabelecidas pelo gestor municipal, observadas as disposições legais da profissão.
d) solicitar exames (BAAR, raio-X de tórax, cultura, identificação e teste de sensibilidade para BK, prova tuberculínica).
e) dar alta por cura aos pacientes após o tratamento.

2. Considera-se como recidiva na hanseníase todos os casos da doença, tratados regularmente com esquemas oficiais padronizados e corretamente indicados, que receberam alta por cura. São características da recidiva:

a) surgimento súbito, ausência de descamação e poucos nervos com alterações sensitivomotoras.
b) surgimento súbito, ausência de descamação e excelente resposta medicamentosa.
c) surgimento súbito, ulcerações raras e lesões antigas, geralmente imperceptíveis.
d) surgimento lento, poucas lesões recentes e resposta medicamentosa não pronunciada.
e) surgimento lento, ulcerações raras e excelente resposta medicamentosa.

3. Sobre o tratamento atual da tuberculose no Brasil, instituído pelo Ministério da Saúde, é correto afirmar que

a) o esquema básico para adultos é composto por três fármacos distintos.
b) pacientes coinfectados pelo vírus da Aids recebem tratamento farmacológico distinto de pacientes não infectados.
c) na meningoencefalite tuberculosa deve ser associado coritcosteroide ao esquema anti-TB durante todo o tratamento.
d) a responsabilidade da conduta terapêutica dos casos com qualquer resistência aos medicamentos é da atenção primária em saúde.
e) recomenda-se a solicitação de cultura, identificação e teste de sensibilidade para todos os casos com baciloscopia positiva ao final do segundo mês de tratamento.

4. Sobre o cuidado com o paciente com Diabetes Mellitus tipo 2, no Sistema Único de Saúde, assinale a alternativa correta.

a) Quando indicado o tratamento medicamentoso, recomenda-se iniciar a metformina em doses de 850mg duas vezes ao dia.
b) A maioria das pessoas que atingiram o controle glicêmico com monoterapia não irão necessitar de associação de outra medicação dentro dos próximos dez anos.
c) Casos de hiperglicemia severa (>300mg/dl) podem se beneficiar de insulina NPH já no início do tratamento.
d) Não há contraindicação para o uso de metformina em pacientes com insuficiência renal pronunciada.
e) Pessoa com DM diagnosticado com controle metabólico inadequado e internações por complicações agudas nos últimos 12 meses são estratificadas como risco moderado.

5. Homem, 32 anos, deu entrada no PS apresentando febre de 38,0ºC. Na inspeção, paciente em posição fetal, queixando-se de dor abdominal. Apresentou, ainda, sinal de Blumberg positivo, o qual é caracterizado por

a) suspensão da inspiração devido à dor à compressão do rebordo costal direito.
b) dor durante a rotação interna da coxa fletida.
c) dor na fossa ilíaca direita após compressão profunda do quadrante inferior esquerdo.
d) dor à descompressão mais intensa do que à compressão na fossa ilíaca direita.
e) dor a punho-percussão na região lombar.

6. Para garantir uma assistência de enfermagem de qualidade, o enfermeiro deve assumir o ensino do paciente, como parte integrante de suas funções, inserindo-o na própria assistência de enfermagem e garantindo sua autonomia. Sobre o tema, assinale a alternativa correta.

a) Nos espaços de ensino do autocuidado, perdem-se, muitas vezes, oportunidades de diálogo com o outro, desprezando-se seus saberes e experiências.
b) O ensino para o autocuidado e a autonomia para o cuidado de si devem ser realizados por meio de orientações técnicas, priorizando-se os aspectos biomédicos.
c) Considerando-se que a saúde é um fenômeno social, o ensino ao paciente dever ser realizado através de projetos unilaterais, individualizados e descontextualizados dirigidos ao ensino de competências para o cuidado de si.
d) O sucesso da promoção do autocuidado como investimento na autonomia dos sujeitos, deve ocorrer por imperativos da saúde através da uniformização de padrões de comportamento.
e) A partir do movimento da promoção da saúde, passou-se a valorizar o potencial de sujeição de modelagens de educação em saúde que não reconhecem, nem valorizam, a autonomia dos indivíduos.

7. O trabalho em equipe entre os profissionais da saúde da família tem como objetivo a obtenção de impactos sobre os diferentes fatores que interferem no processo saúdedoença. Sobre essa temática, é correto afirmar que

a) a abordagem integral dos indivíduos/famílias é dificultada pela soma de olhares dos distintos profissionais das equipes interdisciplinares.
b) a interdisciplinaridade representa a anulação da disciplinaridade e a especificidade de cada saber.
c) a transdisciplinaridade refere-se à associação de disciplinas que abordam um mesmo objeto a partir de distintos pontos de vista sem uma integração interdisciplinar.
d) a ação interdisciplinar pressupõe a possibilidade da prática de um profissional se reconstruir na prática do outro.
e) o processo de trabalho em saúde está fundamentado numa inter-relação pessoal forte na qual há inexistência de conflitos no dia-a-dia da equipe.

8. Analise o caso clínico a seguir. Deu entrada na sala de emergência um jovem de 18 anos de idade em estado de parada cardiorrespiratória (PCR). Iniciadas as manobras de reanimação cardiopulmonar (RCP), o paciente foi intubado e monitorizado. Ao ser verificado o ritmo cardíaco, foi constatada atividade elétrica sem pulso (AESP). Considerando a assistência que deve ser prestada nesse caso, em consonância com as diretrizes da American Heart Association, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

( ) O enfermeiro fez o reconhecimento da PCR, verificou que o paciente estava inconsciente, em apneia ou gasping, e sem pulso palpável em 10 segundos.
(  ) Após a intubação orotraqueal, deve-se manter a relação compressão / ventilação de 30:2.
(  ) Desfibrilar com 360 J se o desfibrilador for monofásico.
(  ) Deve-se considerar a administração de anticoagulante durante a reanimação.

Assinale a sequência CORRETA.

a) F V F V
b) V F F F
c) F F V V
d) V F V V

9. Falta de ar, cansaço, edema de membros inferiores, hepatomegalia, ascite, palpitação, palidez cutânea, sudorese fria, fraqueza e dispneia paroxística noturna são sinais e sintomas de:

a) trombose venosa profunda.
b) asma.
c) insuficiência cardíaca congestiva.
d) edema agudo de pulmão.

10. Considere que um paciente do sexo masculino, 50 anos de idade, deu entrada na sala de emergência após ter sofrido queimaduras elétricas de segundo e terceiro graus em membros superior e inferior total esquerdo e genitália. Assinale a alternativa que apresenta a porcentagem da extensão da queimadura, segundo a regra dos nove.

a) 10%
b) 15%
c) 18%
d) 28%

11. Considere que uma senhora idosa deu entrada na unidade de terapia intensiva com história de desmaio em casa, rebaixamento do nível de consciência, hipertensa e taquicárdica. Ao exame físico, o enfermeiro aplica a escala de coma de Glasgow e observa que a paciente apresenta: abertura ocular a dor, nenhuma resposta verbal e movimento de retirada ao estimulo doloroso. Quanto ao somatório, pode-se encontrar o seguinte valor:

a) 13 (normalidade).
b) 4 (estado de coma superficial).
c) 11 (estado de coma profundo).
d) 7 (estado de coma intermediário).

12. A Tríade de Cushing representa uma resposta vasomotora a episódios de isquemia cerebral, resultantes da elevação aguda da pressão intracraniana (PIC). Assinale os sinais referentes à tríade.

a) Hipotensão, taquicardia e bradipneia.
b) Hipertensão, taquicardia e taquipneia.
c) Hipertensão, bradicardia e alteração do ritmo respiratório.
d) Hipertensão, taquicardia e alteração do ritmo respiratório.

13. Considere os sinais e sintomas de hiperglicemia, a seguir.

I. Polidipsia, poliúria e hálito cetônico.
II. Polaciúria, visão turva e ganho de peso.
III. Desidratação, prostração e fadiga.
IV. Xerostomia, purpura e fadiga.

São sinais e sintomas de hiperglicemia o que se apresenta em:

a) I e III, apenas.
b) II, apenas.
c) II e III, apenas.
d) I, II, III e IV.

14. Um dispositivo fibrótico com transdutor na extremidade, posicionado no ventrículo ou no espaço subaracnoideo, que se liga a um transdutor de pressão e a um sistema de demonstração, são componentes de qual procedimento de monitorização invasiva?

a) Swan ganz
b) Pressão venosa central (PVC)
c) Pressão intracraniana (PIC)
d) Pressão intra-arterial (PIA)

15. A introdução de medicamentos por via IM (intramuscular) requer certos cuidados: tipo e irritabilidade do fármaco; atividade e idade do paciente / cliente; espessura do tecido adiposo; calibre e comprimento da agulha; compatibilidade entre estrutura muscular e volume a ser injetado. Estudos indicam que a região ventroglútea deve ser a opção de escolha para a maioria das situações que envolvam administração de injetáveis em adultos e crianças. Assinale a alternativa que apresenta as estruturas anatômicas utilizadas para a delimitação da região ventroglútea.

a) Crista ilíaca, trocânter maior do fêmur, músculo glúteo médio e glúteo mínimo.
b) Espinha ilíaca póstero-superior, crista ilíaca, artéria femoral, músculo vasto lateral.
c) Crista ilíaca ântero-superior, margem posterior do tubérculo ilíaco e trocânter maior do fêmur.
d) Espinha ilíaca ântero-superior, crista ilíaca, trocânter maior do fêmur, músculo glúteo máximo.



GABARITO
1. E
2. D
3. E
4. C
5. D
6. A
7. D
8. B
9. C
10. D
11. D
12. C
13. A
14. C
15. C

Nenhum comentário:

Postar um comentário