👉Devem ser legíveis, completas, claras, concisas, objetivas e cronológicas; 👉Devem ser precedidas de data e hora, conter assinatura e identificação do profissional ao final de cada registro; 👉Devem ser registradas logo após o cuidado prestado, a orientação fornecida ou informação obtida; 👉Não devem conter rasuras, entrelinhas, linhas em branco ou espaços; 👉Não deve ser utilizado corretivo, esparadrapo ou qualquer forma para apagar o registro realizado, por tratar-se de um documento legal. Caso aconteça uma anotação errada, utilize o termo “digo” entre vírgulas. 🔸Por exemplo: "Mantém cateter venoso periférico em mão direita, digo, esquerda.". 👉Caso o erro percebido seja extenso, por exemplo, realizado a anotação de um paciente no impresso de outro paciente, é preciso “passar” um traço na diagonal e utilizar o termo “SEM EFEITO”, continuando o registro correto na linha subsequente; 👉Não deixar espaços em branco entre uma e outra anotação e não passar traço entre o final da anotação e a identificação do profissional; 👉Devem ser referentes aos dados simples, que não requeiram maior aprofundamento científico. Não é correto, por exemplo, o técnico ou auxiliar de enfermagem anotar dados referentes ao exame físico do paciente, como abdome distendido, timpânico; pupilas isocóricas, etc., visto que, para a obtenção destes dados, é necessário ter realizado o exame físico prévio, que constitui ação privativa do enfermeiro.
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