sexta-feira, 13 de maio de 2016

• QUESTÕES (COM GABARITO) • Enfermagem Pediátrica [18].


1. Durante a sistematização da assistência, para uma criança hospitalizada por infecção de vias aéreas, o enfermeiro realiza o diagnóstico de Enfermagem: Desobstrução ineficaz de vias aéreas - que pode ter como intervenção

a) administrar antitussígenos a cada 6 horas.
b) evitar a remoção de secreções do trato respiratório.
c) não realizar nebulização e ausculta pulmonar.
d) elevar a cabeceira do leito 30°.
e) fornecer oxigênio contínuo sem umidificação.

2. São cuidados considerados mínimos e de avaliação contínua para crianças internadas em unidade pediátrica com doenças respiratórias, EXCETO

a) observar padrão respiratório.
b) avaliar frequência e ritmo respiratório.
c) verificar saturação de oxigênio.
d) realizar glicemia capilar.
e) observar cianose de extremidade

3. Considerando alguns marcos da maturidade neurológica e desenvolvimento no primeiro ano de vida, a fase em que a criança consegue sentar-se sem apoio e já inicia a tarefa de engatinhar/arrastar, geralmente acontece

a) entre 02 e 03 meses e é chamada de fase troncular.
b) entre 03 e 05 meses e é chamada de fase cervical.
c) entre 08 a 12 meses e é chamada de fase de deambulação.
d) entre 04 e 06 meses e é chamada de fase receptiva.
e) entre 07 e 09 meses e é chamada de fase reptação.

4. É uma desnutrição proteico-energética onde há deficiência dietética de proteína, embora a ingestão calórica se mantenha adequada. As reservas de gordura e massa muscular, no início, não são afetadas, dando aspecto ilusório de nutrição adequada, a esses fatores denominamos

a) Kwashiorkor.
b) Marasmo.
c) Hashimoto.
d) Raquitismo.
e) Levinsk.

5. O ferro é um micronutriente essencial para a vida e atua principalmente na síntese de células vermelhas do sangue (hemácias) e no transporte do oxigênio no organismo. Há dois tipos de ferro nos alimentos: ferro heme (melhor absorvido) e ferro não heme. Qual das alternativas a seguir apresenta um alimento rico em ferro heme?

a) Carnes vermelhas.
b) Hortaliças folhosas verde-escuras.
c) Feijão.
d) Lentilha.
e) Frutas vermelhas.

6. Sobre a desnutrição grave em crianças, é correto afirmar que

a) a hiperglicemia é uma importante causa de morte da criança com desnutrição grave nos primeiros
dias de tratamento. Por isso, o seu risco deve ser sistematicamente avaliado em toda criança hospitalizada com desnutrição grave.
b) a via oral é a preferencial para hidratação da criança com desnutrição grave. Usar a via intravenosa (IV) apenas quando há sinais evidentes de choque.
c) considera-se que a criança com desnutrição grave tem hipertermia, que requer conduta clínica específica, quando a temperatura axilar está acima de 35,0 ºC ou a temperatura retal estiver acima de 35,5 ºC.
d) as crianças com desnutrição grave apresentam níveis altos de potássio e baixos de sódio corporal. Portanto, a solução para reidratação oral dessas crianças deve ter mais sódio e menos potássio.
e) a amamentação deve ser interrompida durante a reidratação para não causar maiores prejuízos tanto para a mãe quanto para a criança que recebe os primeiros atendimentos. 

7. Preencha a lacuna e a seguir assinale a alternativa correta. “A primeira consulta do recém-nascido deverá ocorrer na sua _______________________, que constitui um momento propício para estimular e auxiliar a família nas dificuldades do aleitamento materno exclusivo, para orientar e realizar imunizações, para verificar a realização da triagem neonatal (teste do pezinho) e para estabelecer ou reforçar a rede de apoio à família”.

a) primeira semana de vida
b) segunda semana de vida
c) terceira semana de vida
d) quarta semana de vida
e) quinta semana de vida

8. Qual das seguintes situações é considerada de risco e vulnerabilidade à saúde do recém-nascido?

a) Peso ao nascer entre 2.500 a 3.500g.
b) Idade gestacional entre 37 e 39 semanas.
c) Apgar de 8 no 5º minuto.
d) Mãe com mais de 18 anos de idade.
e) Mãe com baixa escolaridade (menos de oito anos de estudo).

9. De acordo com o Ministério da Saúde, em condições normais, é recomendado quantas consultas de rotina no primeiro ano de vida?

a) Sete consultas de rotina no primeiro ano de vida.
b) Nove consultas de rotina no primeiro ano de vida.
c) Doze consultas de rotina no primeiro ano de vida.
d) Dezesseis consultas de rotina no primeiro ano de vida.
e) Dez consultas de rotina no primeiro ano de vida.

10. São componentes da Rede Cegonha, EXCETO

a) pré-natal.
b) parto e nascimento
c) controle das carências nutricionais.
d) atenção integral à saúde da criança.
e) sistema logístico.

11. Preencha as lacunas e assinale a alternativa correta. A frequência respiratória no recém-nascido deve ser verificada em 1 minuto. Se for maior ou igual que ________ ou menor que _______rpm, deve ser classificado como condição grave.

a) 40 / 35
b) 50 / 40
c) 60 / 30
d) 45 / 20
e) 35 / 20

12. Logo após o nascimento, são cuidados de rotina que todo recém-nato deve receber, EXCETO

a) administração profilática de vitamina K1.
b) secar o recém-nascido.
c) verificação de medidas antropométricas.
d) identificação do recém-nascido.
e) aspiração ativa das vias aéreas.

13. Qual é o método que estima a idade gestacional do recém-nascido por meio da investigação de parâmetros somáticos e neurológicos. É aplicável para recém-nascidos de 29 semanas ou mais.

a) Método de manobra reduzida.
b) Método de Capurro.
c) Método Neurosomático.
d) Método de Fontana.
e) Método Indutivo

14. Na Icterícia, se a área ictérica localiza-se abaixo do umbigo até extremidades (região palmar e plantar), correspondendo às zonas 3, 4 e 5 de Kramer, então,

a) a icterícia pode ser considerada fisiológica.
b) supõe-se que seja devido à imaturidade hepática do recém-nascido, que retarda a formação de quantidades suficientes de glicuroniltransferase.
c) se aparecer após as primeiras 24 horas, pode ser devido ao leite materno, que pode interferir na captação e/ou conjugação da bilirrubina.
d) considera-se como doença neonatal grave e a criança precisa de tratamento urgente.
e) necessitará ser avaliado dois dias depois para observar se a área ictérica se estendeu além das extremidades para o umbigo.

15. Sobre o Coeficiente de Mortalidade Infantil, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.

( ) Estima a morbidade de menores de um ano de idade, por mil nascidos vivos, na população residente em determinado espaço geográfico.
( ) Está dividida em dois componentes: Mortalidade infantil precoce: aquela que ocorre no primeiro ano de vida, e mortalidade infantil tardia: a que ocorre de um a cinco anos de vida.
( ) Reflete, de uma maneira geral, as condições de desenvolvimento socioeconômico, bem como o acesso e a qualidade dos recursos disponíveis para atenção à saúde materna e infantil.
( ) Subsidia processos de planejamento e avaliação de políticas de saúde voltadas para a atenção pré-natal e ao parto, bem como para a proteção da saúde infantil.

a) F – F – V – V.
b) V – F – V – F.
c) V – V – V – V.
d) F – V – V – F.
e) V – F – F – V.

16. Qual é a doença de pele que se caracteriza como a mais comum no início da vida?

a) Eflúvio telógeno neonatal.
b) Cutis marmorata.
c) Hipertricose lanuginosa.
d) Milium sebáceo.
e) Dermatite da área das fraldas.

17. Sobre o Exame Físico do RN informe se é verdadeira (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.

( ) O tônus muscular não depende da idade gestacional; porém é esperado um maior tônus flexor nos RN pré-termo.
( ) Os RN prematuros entre 34 e 36 semanas costumam estar recobertos por material gorduroso e esbranquiçado, o vérnix caseoso, cujas funções primordiais são a proteção da pele e o isolamento térmico.
( ) As manobras de Barlow e de Ortolani devem ser efetuadas durante o exame físico para identificação de fratura de clavícula.
( ) A fontanela bregmática na forma de losango, formada na confluência dos ossos frontal e parietais, apresenta-se com tamanho variável no RN a termo.

a) V – V – F – F.
b) F – V – F – V.
c) V – F – V – F.
d) F – F – V – V.
e) V – F – F – V.

GABARITO
1. D
2. D
3. E
4. A
5. A
6. B
7. A
8. E
9. A
10. C
11. C
12. E
13. B
14. D
15. A
16. E
17. B

Nenhum comentário:

Postar um comentário