domingo, 30 de novembro de 2014

• QUESTÕES (COM GABARITO) • Bioética [1].



1. A assistência de Enfermagem é garantida de forma legal através da normativa que dispõe sobre a regulamentação do exercício de enfermagem e dá outras providências. A afirmativa anterior trata-se da:

a) Resolução COFEN nº 191/1996.
b) Resolução COFEN nº 239/2000.
c) Deliberação COREN-MG 65/00.
d) Lei nº 5.905, de 12 de julho de 1973.
e) Lei do Exercício Profissional nº 7.498/1986, sancionada por decreto aprovado em 1987.


2. O profissional enfermeiro, ao infringir o código de ética, pode sofrer penalidades previstas, na sequência, como:

a) Censura e suspensão do exercício profissional.
b) Advertência verbal, multa, suspensão do exercício profissional.
c) Advertência verbal, multa, censura, cassação do direito ao exercício profissional e suspensão do exercício profissional.
d) Advertência verbal, multa, censura, suspensão do exercício profissional e cassação.

3. A Resolução COFEN nº 311/2007 aprova a reformulação do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem. São considerados princípios fundamentais mediante essa lei, EXCETO:


a) A enfermagem é uma profissão comprometida com a saúde e a qualidade de vida da pessoa, família e coletividade.
b) O profissional de enfermagem deve respeitar a vida, a dignidade e os direitos humanos, em todas as suas dimensões.
c) O profissional de enfermagem deve atuar na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, com autonomia e em consonância com os preceitos éticos e legais.
d) O profissional de enfermagem deve exercer suas atividades com competência para a promoção do ser humano na sua integralidade, de acordo com os princípios da ética e da bioética.
e) O enfermeiro, quando designado para exercer a função de responsável pela elaboração e implementação do PGRSS, deverá apresentar o Certificado de Responsabilidade Técnica – CRT, emitido pelo Conselho Regional de Enfermagem ao qual está jurisdicionado.


4. De acordo com a Resolução 278/2003 do COFEN, que dispõe sobre sutura realizada por Profissional de Enfermagem, é CORRETO afirmar: 

a) É ato de Enfermagem, quando praticada por Enfermeiro Obstetra, a episiorrafia.
b) Em qualquer circunstância é vedado ao Profissional de Enfermagem a realização de suturas.
c) Os Enfermeiros poderão realizar sutura, desde que seja de pequena extensão com comprometimento de menos de 1/3 do tecido lesado.
d) Nos casos de Urgência/Emergência o médico pode delegar ao técnico e auxiliar de enfermagem a confecção de sutura, desde que não seja uma situação iminente de gravidade e risco de morte.
e) O Enfermeiro pode indicar sutura em casos de lesão cutânea simples e delegar ao técnico de enfermagem sua confecção.


5. De acordo com o Decreto no 94.406/87, que regulamenta a Lei nº 7.498, de 25 de junho de 1986, e resoluções do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), leia as frases e a seguir assinale a alternativa correta.

I. É privativo do Enfermeiro: a organização e direção dos serviços de Enfermagem e de suas atividades técnicas e auxiliares nas empresas prestadoras desses serviços.

II. É privativo do Enfermeiro e do Técnico de Enfermagem: a realização de cuidados de Enfermagem de maior complexidade técnica e que exijam conhecimentos científicos adequados e capacidade de tomar decisões imediatas.

III. É privativo do Enfermeiro cumprir e fazer cumprir o Código de Deontologia da Enfermagem.

IV. Os procedimentos invasivos: sondagem vesical, sondagem nasoenteral (com fio guia introdutor) e sondagem nasogátrica (sem fio guia introdutor) são privativos do Enfermeiro.

Estão corretas as frases:

a) II e IV, apenas.
b) I, II, III e IV, apenas.
c) I, III e IV, apenas.
d) Apenas a frase I está correta.

6. A Enfermagem é uma profissão que exige muita dedicação e atenção do profissional. Erros graves de técnicos de enfermagem e enfermeiros vêm acontecendo nos últimos anos, com penalidades aos culpados. As penalidades a serem impostas pelo Conselho Federal de enfermagem, conforme o que determina o art. 18, da Lei n° 5.905, de 12 de julho de 1973, são as seguintes:

a) Apenas censura e cassação do direito profissional.
b) Advertência verbal, multa, censura, suspensão do exercício profissional e cassação do direito profissional.
c) Cassação, multa, indenização e suspensão do exercício profissional.
d) Advertência verbal, indenização, suspensão do exercício profissional e cassação do direito profissional.

7. De acordo com o Decreto no 94.406/1987, são incumbências privativas do enfermeiro a(o):

a) consulta e a prescrição da assistência de enfermagem e a prescrição de medicamentos previamente estabelecidos em programas de saúde pública e em rotinas aprovadas pela instituição.
b) acompanhamento da evolução e do trabalho de parto, a preparação de pacientes para exames, as consultas e os tratamentos, bem como a administração de medicamentos via oral e parenteral.
c) realização de curativos, a oxigenoterapia, a nebulização e o enteroclisma, além da coleta de material para exames laboratoriais.
d) prestação de cuidados de enfermagem pré e pós-operatórios, a circulação em salas de cirurgia de pequeno porte, bem como a execução de atividades de desinfecção e esterilização.
e) acompanhamento da evolução e do trabalho de parto, a coleta de material para exames laboratoriais, além de execução das atividades de desinfecção e esterilização.

8. Na formação do enfermeiro, a bioética tornou-se disciplina de grande relevância para os serviços de saúde. Essa relevância está relacionada à(ao):

a) aumento do faturamento dos serviços de saúde, comparado à exigência pelo público de um bom atendimento.
b) fato de que a bioética, como disciplina do curso de Enfermagem, deve vir articulada com a vivência prática, para que se aproveite e estimule a reflexão crítica por parte dos novos enfermeiros.
c) fato de que os professores e orientadores, por serem mais experientes, não necessitam de reciclagem, pois possuem a vivência prática.
d) ausência de necessidade de avaliação crítica por parte do enfermeiro, pois ele já tem conhecimento intuitivo sobre bioética.
e) bom atendimento ao paciente, exclusivamente e independentemente do sacrifício do trabalho da enfermagem.

9. Analise as assertivas relacionadas às incumbências do enfermeiro segundo a Resolução COFEN nº 292/2004 que normatiza a atuação do enfermeiro na captação e transplante de órgãos e tecidos e assinale com V as assertivas verdadeiras e com F as falsas.

( ) Notificar as Centrais de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos a existência de potencial doador.
( ) Documentar, registrar e arquivar o processo de doação/transplante no prontuário do doador, bem como no do receptor.
( ) Realizar a enucleação do globo ocular, desde que tecnicamente habilitado.
( ) Planejar e implementar programas que visem a socialização e participação do transplantado no mercado de trabalho.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA. 

a) F - F - F - F.
b) V - F - F - V.
c) V - V - V - V.
d) F - V - F - V.

10. Em relação ao Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, assinale a afirmativa INCORRETA. 

a) A necessidade e o direito de assistência de enfermagem são princípios fundamentais do Código.
b) O Código está centrado nas pessoas em detrimento da família e da coletividade.
c) O Código afirma que os trabalhadores de enfermagem estejam aliados aos usuários na luta por uma assistência sem riscos e sem danos.
d) Os postulados da Declaração Universal dos Direitos do Homem serviram de base para a elaboração do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem.

GABARITO
1. E
2. D
3. E
4. A
5. D
6. B
7. A
8. B
9. C
10. B

Nenhum comentário:

Postar um comentário