domingo, 30 de novembro de 2014

• QUESTÕES (COM GABARITO) • Bioética [4].



1. Sobre o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, é correto afirmar que:

a) o profissional de enfermagem participa, como integrante da equipe de saúde, das ações que garantam a universalidade de acesso aos serviços de saúde, participação da comunidade, hierarquização e centralização político-administrativa dos serviços de saúde.
b) constitui-se em responsabilidades e deveres do profissional comunicar exclusivamente ao Ministério Público e demais órgãos competentes fatos que infrinjam dispositivos legais e que possam prejudicar o exercício profissional.
c) o profissional tem o dever de avaliar criteriosamente sua competência técnica, científica, ética e legal e somente aceitar encargos ou atribuições, quando capaz de desempenho seguro para si e para outrem ou quando a instituição no qual possui vínculo empregatício solicitar.
d) o profissional deve garantir a continuidade da Assistência de Enfermagem em condições que ofereçam segurança, exceto em caso de suspensão das atividades profissionais decorrentes de movimentos reivindicatórios da categoria.
e) é responsabilidade/dever do profissional disponibilizar seus serviços profissionais à comunidade em casos de emergência, epidemia e catástrofe, sem pleitear vantagens pessoais.

2. Relacione as colunas e assinale a alternativa com a sequência correta.

1. Atividades privativas do enfermeiro.
2. Atividades pertencentes aos auxiliares e técnicos de enfermagem.


( ) Prestar cuidados de higiene e conforto ao paciente.
( ) Prescrição da assistência de enfermagem.
( ) Prestar cuidados diretos de enfermagem a pacientes graves com risco de vida.
( ) Executar ações de tratamento simples.

a) 1 – 2 – 1 – 2.
b) 2 – 1 – 1 – 1.
c) 1 – 1 – 1 – 2.
d) 2 – 2 – 1 – 2.
e) 2 – 1 – 1 – 2.

3. De acordo com a Lei nº 7.498/86, de 25 de junho de 1986, que dispõe sobre a Regulamentação do Exercício da Enfermagem, cabe ao enfermeiro, privativamente:

a) Execução do parto sem distocia.
b) Participação na elaboração, execução e avaliação dos planos assistenciais de saúde.
c) Participação no planejamento, execução e avaliação da programação de saúde.
d) Cuidados diretos de enfermagem a pacientes graves com risco de vida.
e) Prescrição de medicamentos estabelecidos em programas de saúde pública e em rotina aprovada pela instituição de saúde.

4. Sobre o código de Ética dos profissionais de Enfermagem, assinale a alternativa INCORRETA.

a) Constitui em responsabilidade e dever do profissional de Enfermagem comunicar ao COREN e aos órgãos competentes, fatos que infrinjam dispositivos legais e que possam prejudicar o exercício profissional.
b) É proibido aos profissionais da enfermagem promover e ser conivente com a injúria calúnia e difamação de membro da equipe de enfermagem, equipe de saúde e de trabalhadores de outras áreas, de organizações da categoria ou instituições.
c) Constitui em direito dos profissionais de enfermagem recusar-se a executar atividades que não sejam de sua competência técnica, científica, ética e legal ou que não ofereçam segurança ao profissional, à pessoa, família e coletividade.
d) É de responsabilidade dos profissionais de Enfermagem avaliar criteriosamente sua competência técnica, científica, ética e legal e somente aceitar encargos ou atribuições, quando capaz de desempenho seguro para si e para outrem.
e) Constitui em direito dos profissionais de enfermagem negar assistência de Enfermagem em qualquer situação que se caracterize como urgência ou emergência.

5. De acordo com o Código de Ética do profissional da enfermagem, o que NÃO constitui princípio fundamental dessa profissão?

a) O profissional da enfermagem atua na promoção, proteção, recuperação da saúde e reabilitação das pessoas, respeitando os preceitos éticos e legais.
b) A assistência à saúde prestada pelo profissional de enfermagem visa à promoção do ser humano individualmente.
c) A Enfermagem é uma profissão comprometida com a saúde e qualidade de vida da pessoa, família e coletividade.
d) O Profissional de Enfermagem respeita a vida, a dignidade e os direitos humanos, em todas as suas dimensões.
e) O profissional de enfermagem exerce suas atividades com justiça, competência, responsabilidade e honestidade.

6. A inabilidade, a falta de experiência ou conhecimentos práticos necessários ao exercício da sua profissão constitui um ato:

a) negligente.
b) imprudente.
c) imperito.
d) descuidoso.
e) omisso.

7. A quebra do sigilo profissional prevista no Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem pode ocorrer quando o enfermeiro:

a) for questionado pela chefia imediata para prestar escla- recimento aos familiares.
b) franquear as informações na realização de atividades de pesquisa.
c) relatar sobre casos ou fatos ocorridos em instituições públicas prestadoras de serviços ambulatoriais de saúde.
d) for citado em casos previstos em lei, ordem judicial ou com consentimento escrito da pessoa envolvida ou de seu representante legal.
e) publicar trabalho com elementos que identifiquem o sujeito participante do estudo sem sua autorização.

8. O Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem requer o conhecimento e cumprimento dos itens abaixo, exceto:

a) A enfermagem é uma profissão que atua na promoção, proteção, recuperação da saúde e reabilitação das pessoas, respeitando os preceitos éticos e legais.
b) É um direito do profissional assegurar ao cliente uma assistência de enfermagem livre de danos decorrentes de imperícia, negligência ou imprudência.
c) É responsabilidade do profissional manter-se atualizado ampliando seus conhecimentos técnicos científicos e culturais em benefício da clientela, coletividade e desenvolvimento da profissão.
d) É um dever do profissional respeitar e reconhecer o direito do cliente de decidir sobre sua pessoa, seu tratamento e seu bem estar.
e) Nos casos previstos em lei, o profissional deverá decidir, de acordo com a sua consciência, sobre a sua participação ou não em ato abortivo.


9. A Resolução COFEN 311/07, Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, aponta no art. 25 que é dever e responsabilidade de todos os profissionais de enfermagem registrar no prontuário do paciente as informações inerentes e indispensáveis ao processode cuidar. Os registros no prontuário devem ser legíveis, objetivos, completos, precisos, claros, concisos, sem rasuras, de modo a garantir acontinuidade dos cuidados.

Em relação aos registros de enfermagem, avalie as afirmativas que seguem:

I. É proibido registrar fatos e outras situações relacionadas a juízo de valor.
II. Todo profissional é responsável pela assinatura dos registros e/ou procedimentos por ele executados, uma vez que é proibido realizar e/ou delegar esse ato a outras pessoas.
III. As anotações devem ser realizadas somente ao final de cada turno.
IV. A evolução de enfermagem realizada pelo profissional de nível médio (auxiliares e técnicos de enfermagem) deve ser vistada pelos enfermeiros.
V. É proibida a utilização de qualquer tipo de abreviaturas.

Está(ão) CORRETA(S):

a) Somente I, II e V.
b) Somente I, IV e V.
c) Somente II e III.
d) Somente III, IV e V.
e) Somente I e II.

10. Segundo o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, marque a opção CORRETA.

I. Administrar medicamentos sem certificar-se da natureza das drogas que a compõe e da existência de risco para o cliente.
II. Recusar-se a executar atividades que não sejam de sua competência legal.
III. Executar a assistência de enfermagem sem o consentimento do cliente ou representante legal.
IV. Sobrepor o interesse da ciência ao interesse e à segurança da pessoa humana.
V. Interromper pesquisa na presença de qualquer perigo à vida e à integridade humana.

a) São proibições: I, II, III e V.
b) É direito: II.
c) São deveres: II e III.
d) São responsabilidades: I, III e IV.
e) Todas são proibições, exceto II.


GABARITO
1. E
2. E
3. D
4. E
5. B
6. C
7. D
8. B
9. E
10. B

Nenhum comentário:

Postar um comentário