- Título do artigo: A Enfermagem no ensino superior: estratégias utilizadas pelo enfermeiro docente para melhoria de suas práticas pedagógicas
- Periódico: Revista Eletrônica Acervo Saúde (REAS)
- Ano de publicação: 2019
- Tipo de estudo: artigo original, descritivo com abordagem qualitativa
- Resumo: Objetivo: Analisar as estratégias de ensino utilizadas pelo enfermeiro docente para melhoria de suas práticas pedagógicas. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa, desenvolvido em uma universidade pública federal do município de Teresina-PI. Os sujeitos da pesquisa foram 12 enfermeiros docentes lotados em disciplinas teóricas. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada entre os meses de fevereiro a abril de 2018, após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: Ações como manter-se atualizado, participação em cursos e eventos científicos para aperfeiçoamento e qualificação, leitura rotineira, diagnóstico do feedback dos alunos acerca das aulas e conteúdos ministrados e produção científica foram alguns pontos discutidos com os entrevistados. Conclusão: Revela-se a importância de ações como escuta ativa, eliminação de dúvidas, encorajamento, incentivo ao raciocínio crítico e empatia, pois o professor deve se atentar que, antes de ser educador, ele também já esteve ocupando a mesma carteira que seus alunos se encontram.
- Links para acesso ao artigo: Leia aqui (LINK 1) ou leia aqui (LINK 2)
quarta-feira, 17 de abril de 2019
[DICA DE LEITURA] A Enfermagem no ensino superior: estratégias utilizadas pelo enfermeiro docente para melhoria de suas práticas pedagógicas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário