terça-feira, 6 de dezembro de 2016

• QUESTÕES (COM GABARITO) • Gestão, Gerenciamento e Administração em Enfermagem [7].


1. No que se refere à segurança do paciente, a aplicação sistêmica e contínua de iniciativas, procedimentos, condutas e recursos na avaliação e controle de riscos e eventos adversos que afetam a segurança, a saúde humana, a integridade profissional, o meio ambiente e a imagem institucional é denominada 

a) gestão de risco.
b) inclusão processual.
c) avaliação de resultados.
d) desempenho de qualidade.
e) sistematização de recursos.

2. Quais são os três elementos que compõem a Tríade Donabedian, que reúne as medidas da qualidade nos serviços de saúde?

a) Custos, tecnologia e efetividade
b) Estrutura, processo e desfechos 
c) Investimento, racionalidade, empirismo
d) Adaptações, oportunismo e equidade
e) Improvisações, eficiência e segurança

3. Os sistemas de saúde são compostos de estruturas distintas dividindo-se em assistenciais e de “função”. Pode-se afirmar que se tratam das assistenciais, EXCETO:

a) Hospitais.
b) Ambulatórios.
c) Laboratórios clínicos.
d) Estruturas com atividade de regulação.

4. Em relação ao controle nos processos de trabalho de enfermagem, assinale a opção correta.

a) No atendimento qualificado em saúde, resultados indesejados indicam que a assistência prestada não foi de qualidade. 
b) O controle deve ser compreendido como forma de determinar o sucesso ou o fracasso da equipe de saúde, de acordo com os resultados obtidos.
c) O controle é uma das etapas do processo de enfermagem, na qual o desempenho é mensurado em relação a padrões que serão determinados após a conclusão do processo de auditoria.
d) Não é suficiente que haja padrões de qualidade nas instituições de saúde, sendo necessário que os líderes-administradores façam que esses padrões sejam conhecidos e compreendidos pelos subordinados.
e) Pensar de forma crítica é ter o raciocínio reflexivo e uma postura de questionamento permanente quanto aos padrões de qualidade definidos pela instituição para que não interfiram nem na autonomia nem nos interesses dos trabalhadores em enfermagem.

5. A estrutura formal de uma organização causa impacto na comunicação. As pessoas em níveis mais inferiores na hierarquia organizacional estão mais suscetíveis a uma comunicação inadequada oriunda dos níveis superiores. Assinale a alternativa que NÃO corresponde a uma das características que dificultam a comunicação nas grandes organizações: 

a) A distância espacial na organização pode ser uma barreira a comunicação. 
b) Subgrupos e subculturas diferentes na organização têm seu próprio sistema de valores e identidades. Os membros desses subgrupos estabelecem uma lealdade entre si. A consequência são decodificações diferentes das mensagens oriundas da administração, dependendo da importância das mesmas para as coisas que o subgrupo valoriza e batalha para conseguir
c) As pessoas estão estruturadas em diferentes sistemas de relacionamento nas organizações. Existe uma estrutura de trabalho em que as tarefas devem ser realizadas por determinadas pessoas. Existe também uma estrutura de autoridade quando alguns funcionários estão encarregados da supervisão de outros. Uma estrutura de status determina quais as pessoas detentoras de direitos e privilégios. Uma estrutura de prestígio possibilita que alguns indivíduos tenham tratamento diferenciado dos outros. A estrutura de amizade estimula a confiança interpessoal. Todos esses sistemas influenciam quem deve se comunicar com quem e de que maneira.
d) As organizações estão em um constante estado de fluxo. As relações (subgrupos, ou subculturas) e os locais geográficos mudam constantemente. Fica difícil comunicar as decisões a todas as pessoas afetadas por elas devido a esse permanente estado de mudança. 
e) A comunicação deve ser clara, simples e precisa. O administrador (emissor) não é responsável por garantir que a mensagem seja compreendida, essa função é do supervisor. 

6. Não se pode organizar os serviços de Saúde sem considerar que os profissionais vão errar. Errar é humano e cabe ao sistema criar mecanismos para evitar que o erro atinja o paciente. Para isso, algumas mudanças são requeridas para iniciar a jornada, com vistas a uma cultura da segurança. Faz parte dessas mudanças

a) buscar os erros como falhas individuais.
b) o fato de que o cuidado deve deixar de ser centrado no paciente para ser centrado na equipe de saúde.
c) mudar de um ambiente punitivo para uma cultura justa.
d) não diferenciar os trabalhadores cuidadosos e competentes que cometem erros dos que têm um comportamento de risco consciente.
e) adotar modelos de cuidado baseados na excelência do desempenho individual.

7. O processo administrativo do serviço de enfermagem que determina o início do relacionamento do paciente denomina-se

a) alta hospitalar.
b) centro de diagnóstico.
c) transferência para outro hospital.
d) admissão do paciente.
e) remoção do paciente.

8. Com relação à segurança do paciente e de acordo com a Classificação Internacional de Segurança do Paciente da Organização Mundial da Saúde, assinale a alternativa que apresenta a definição de risco.

a) Redução, a um mínimo aceitável, do risco de dano desnecessário associado ao cuidado de saúde.
b) Evento ou circunstância que poderia ter resultado, ou resultou, em dano desnecessário ao paciente.
c) Incidente com potencial dano ou lesão.
d) Probabilidade de um incidente ocorrer.
e) Incidente que resulta em dano ao paciente.

9. Uma das tarefas do profissional de enfermagem é o registro, no prontuário do paciente, de todas as observações e assistência prestada. Recomenda-se para maior precisão ao registro das seguintes informações:

a) pular linha entre um registro e outro, utilizar parágrafos sempre que necessário e assinar cada registro efetuado.
b) as intercorrências, recebimento de informações ou tomada de conduta deverão ser registradas, detalhadamente, ao final do plantão
c) jamais rasurar a anotação; caso se cometa um engano ao escrever, não apagar e nem riscar, mas usar somente corretor de texto.
d) assinar a anotação e apor o número de inscrição do Conselho Regional de Enfermagem.
e) sempre utilizar os verbos na terceira pessoa do singular e termos gerais como "segue em observação".

10. É uma ferramenta utilizada na gestão da qualidade:

a) diagramas de causa-efeito.
b) cálculo de retorno de investimento.
c) matriz de incorporação tecnológica.
d) diagrama de Freire.
e) lista de oportunidades.

11. Dentre os instrumentos de que o Serviço de Enfermagem dispõe para a gestão da qualidade, não é considerado como instrumento interno a:

a) Comissão de Auditoria em Enfermagem.
b) Acreditação Hospitalar.
c) Comissão de Gerenciamento de Riscos.
d) Comissão de Educação Continuada.

12. Em relação aos métodos de planejamento, é possível fazer uma distinção entre o planejamento normativo e o planejamento estratégico situacional. Considera-se planejamento 

a) normativo: é também conhecido como planejamento transversal porque configura em sua estrutura o Triângulo de Governo, representado pelo projeto de governo, a governabilidade e a capacidade de governo.
b) estratégico situacional: caracteriza-se por eliminar do planejamento a esfera política e social porque é o planejador quem realiza o diagnóstico de situação e a partir dele elabora um único plano de ação. 
c) normativo: apesar de atender as diretrizes e princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), é um modelo assistencial e gerencial não prevalente nos serviços de saúde. 
d) estratégico situacional: é um método que trabalha no processamento de problemas atuais, problemas potenciais (ameaças e oportunidades) e dos macroproblemas. 
e) estratégico situacional: é também conhecido como planejamento tradicional porque não leva em consideração a historicidade e a dinamicidade dos fenômenos. 

13. Uma instituição de saúde, em situação hipotética, apresentava em suas emergências a superlotação na porta, equipes insuficientes de trabalho, cujos os trabalhadores não se encontravam motivados, equipamentos obsoletos e constantes reclamações dos usuários. Uma nova equipe de gestão foi instituída a fim de minimizar a curto prazo e eliminar em longo prazo os problemas da instituição. Assinale a alternativa que apresenta a medida a ser tomada pela equipe de gestão, baseada nos conceitos de gestão do Ministério da Saúde.

a) Mobilização dos coletivos existentes no hospital, em torno da construção de um projeto de qualificação da assistência, inclusive com o grupo de enfermagem.
b) Implantação de uma grade, na porta, a fim de isolar os funcionários.
c) Fixação de placas, nas portas, com os nomes dos profissionais do plantão.
d) Instalação de sinalização para que os fluxos de atendimento se tornem mais claros.
e) Formação de colegiado gestor, somente com a direção do hospital, para que novas normas sejam instituídas de forma vertical, com vistas à melhorias das condições.

14. É a medida que verifica a correta utilização dos recursos organizacionais. É a utilização dos recursos de forma racional. Possui uma íntima relação com os custos organizacionais, porém a redução de custos não significa exclusivamente seu aumento, pois algumas empresas reduzem custos mediante a diminuição da qualidade dos produtos ou serviços. 

O texto apresenta o conceito de :

a) eficiência.
b) eficácia.
c) efetividade.
d) estabilidade.
e) economicidade.

15. Segundo o modelo proposto por Avedis Donabedian, referendado pelos estudiosos em Gestão da Qualidade Assistencial, a Avaliação deve seguir sete pilares da qualidade. Sobre eles, é correto afirmar que a

a) eficácia é a medida do custo com o qual uma dada melhoria na saúde é alcançada. Se duas estratégias de cuidado são igualmente eficazes e efetivas, a mais eficaz é a de menor custo.
b) otimização torna-se relevante à medida que os efeitos do cuidado da saúde não são avaliados em forma absoluta, mas relativamente aos custos. Numa curva ideal, o processo de adicionar benefícios pode ser tão desproporcional aos custos acrescidos, que tais adições úteis perdem a razão de ser.
c) eficiência é a capacidade de a arte e a ciência da medicina produzirem melhorias na saúde e no bem- estar. Significa o melhor que se pode fazer nas condições mais favoráveis, dado o estado do paciente e mantidas constantes as demais circunstâncias.
d) legitimidade é o princípio pelo qual se determina o que é justo ou razoável na distribuição do cuidado e de seus benefícios entre os membros de uma população. A equidade é parte daquilo que torna o cuidado aceitável para os indivíduos e legítimo para a sociedade.
e) equidade é a aceitabilidade do cuidado da forma pela qual é visto pela comunidade ou sociedade em geral.

16. Ferramenta que tem como objetivo minimizar o custo global de atenção à determinada doença por meio da identificação de todos os fatores de gastos produzidos durante a enfermidade. Esse conceito, em administração dos serviços de saúde, descreve

a) a gestão de enfermidade.
b) os custos hospitalares.
c) o controle de qualidade.
d) a normalização de procedimentos.
e) a normatização de manuais.



GABARITO
1. A
2. B
3. D
4. D
5. E
6. C
7. D
8. D
9. D
10. A
11. B
12. D
13. A
14. A
15. B
16. A

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