domingo, 25 de janeiro de 2015

• QUESTÕES (COM GABARITO) • Enfermagem Geral [1].


1. O esqueleto axial é constituído pelos seguintes ossos:

a) Tarso, metatarso e falanges.
b) Crânio, coluna vertebral e tórax.
c) Crânio, tórax e membros inferiores.
d) Crânio, ossos do quadril e membros inferiores.
e) Ossos do quadril, membros superiores e membros inferiores.

2. “Região de transição entre o esôfago inferior e o estômago, que também denomina-se esfíncter esofágico inferior, (EEI).” Trata-se de

a) piloro.
b) cárdia.
c) duodeno.
d) esôfago abdominal.
e) fundo do estômago.

3. Em relação à assistência de enfermagem ao paciente terminal, é INCOERENTE afirmar:

a) A hidratação, alimentação, higiene e conforto são alguns dos principais cuidados a serem observados.
b) Deve-se evitar uma comunicação direta com o paciente, pois a livre expressão dos sentimentos do paciente pode fazer surgir perguntas que não poderão ser respondidas, gerando mais ansiedade.
c) Os pacientes geralmente apresentam períodos sequenciais de negação, raiva, barganha, depressão e aceitação.
d) O paciente pode apresentar comportamentos diversos e deve ser respeitado quanto a isso.

4. Quilo é o que denominamos ser o bolo alimentar que chega à primeira porção do intestino delgado e que sofre a neutralização do bicarbonato de cálcio. O quilo também sofre a ação do suco entérico, o qual contém as seguintes enzimas:

a) Ptialina e enteroquinase
b) Secretina e tripsina
c) Enteroquinase e peptidase
d) Tripsina e quimiotripsina

5. A educação em saúde é um dos papéis mais importantes do enfermeiro em qualquer ambiente de saúde. Diante disso, aponte a alternativa CORRETA:

a) Apesar da sua importância, a educação em saúde dos pacientes tem sido uma prática pouco comum na enfermagem.
b) A meta da educação em saúde dos pacientes e da família é a promoção de comportamentos saudáveis e encorajar o paciente no tratamento, mesmo que este não participe das decisões sobre seu tratamento, visto que isso não pode ser permitido.
c) Para ser um educador eficiente, o enfermeiro deve determinar o que o paciente precisa e encontrar o tempo de prontidão para ele aprender. O enfermeiro também deve antecipar as necessidades de informação do paciente baseando-se no seu estado físico ou no plano de cuidados.
d) A aprendizagem é dificultada quando o paciente está ativamente envolvido na sessão. Pode haver interferências constantes, o que atrapalha o trabalho do enfermeiro como educador.

6. O enfermeiro deve estar preparado para inúmeras situações durante a assistência, entre elas a de cuidar de pacientes terminais. Em relação a esse tema, aponte a opção ERRADA:

a) Uma ONR implica que não se deve tentar a ressuscitação cardiopulmonar no momento da morte do paciente. Também carrega outros sentidos, por exemplo, antes da morte do paciente, pode significar “não transferir para UTI”, “não entubar” ou não utilizar medidas agressivas para preservar a vida. Alguns hospitais norte americanos mudaram essa sigla para PMN, “permitir morte natural”.
b) O enfermeiro deve informar o paciente, seus familiares e cuidadores a respeito da assistência prestada e deve colaborar na elaboração de um plano de cuidados, focado nos resultados e nas decisões relacionadas à assistência e à prestação de serviços, que norteará como deve ser a comunicação com pacientes, familiares e outros.
c) Existem várias definições de cuidados paliativos, mas a única aceita e que deve ser levada em consideração em todas as situações, inclusive didáticas, é a da OMS (Organização Mundial de Saúde), que diz que os cuidados paliativos são uma abordagem que aprimora a qualidade de vida, dos pacientes e familiares, que enfrentam problemas associados com doenças ameaçadoras de vida, através da preservação e alívio do sofrimento por meio da identificação precoce, avaliação correta e tratamento da dor e de outros problemas de ordem física, psicossocial e espiritual.
d) Em alguns casos, pode haver divergências entre os familiares e os profissionais ou até mesmo entre os membros da equipe de saúde sobre os objetivos do tratamento do paciente em estado terminal. Um consultor de cuidados paliativos pode ser um mediador útil entre as partes e ajudar a encontrar a melhor opção terapêutica.

7. Após a realização de um transplante de rim, é necessário o uso de medicações imunossupressoras para que o organismo não rejeite o novo órgão, são medicações imunossupressoras utilizadas pós-transplantes:

a) Aciclovir e adenosina
b) Micofenolato e predinisona.
c) Ceftazidima e dopamina.
d) Ondansetron e Oxacilina.

8. A produção insuficiente de hormônio pelos rins é causa importante de anemia em pacientes renais crônicos. Esse hormônio, fundamental para proliferação e maturação de células na medula óssea, é conhecido como:

a) Vitamina D.
b) Paratormônio.
c) T3 e T4.
d) Eritropoetina.

9. A Doença Renal Crônica tem elevada morbidade e mortalidade, sua incidência e prevalência vêm aumentando progressivamente nos últimos anos sendo considerada a nova epidemia do século XXI, suas principais causas são:

a) Diabetes e Hipertensão.
b) Lúpus e Glomerulonefrites.
c) Alcoolismo e tabagismo.
d) Rins policísticos e doenças obstrutivas do trato urinário.

10. Ascite é definida como acúmulo de líquido livre na cavidade peritoneal, manifestação comum na hipertensão portal da cirrose hepática. A punção abdominal retira esse liquido minimizando o inchaço, este procedimento recebe o nome de: 

a) Cistotomia.
b) Toracocentese.
c) Paracentese.
d) Raquicentese.

GABARITO
1. B 
2. B
3. B
4. C
5. C
6. C
7. B
8. D
9. A
10. C

Nenhum comentário:

Postar um comentário