segunda-feira, 30 de outubro de 2017

• QUESTÕES (COM GABARITO) • Saúde Coletiva [18].


1. Territorialização é um conceito técnico que tem sido utilizado no âmbito da gestão da saúde, consistindo na:

a) Definição de municípios com suas margens de responsabilização epidemiológicas.
b) Definição de microáreas com suas divisões territoriais e politica.
c) Definição de territórios vivos com suas margens de responsabilização sanitária, quais sejam: áreas de abrangência de serviços, áreas de influência, etc.
d) Existência de um espaço delimitado por terras pertencentes ao pode público.

O caso a seguir é base para as questões 2, 3 e 4.

M.A.S., 16 anos, G1P0A0, DUM= 16/05/2013, solteira, com ensino fundamental incompleto, procura a unidade de saúde da família para iniciar o pré-natal em 01/07/2013. A menina relata que a família ainda não sabe de sua gravidez. Como tem medo de morrer, procurou o serviço para atendimento da equipe. A equipe a encaminha para a consulta de pré-natal, sendo solicitados alguns exames de sangue e urina. Posteriormente é encaminhada à assistência social e psicológica para que receba suporte no aspecto social e psicológico. M.A.S. realiza todo o pré-natal e dá à luz um menino com 2300g. Durante a visita puerperal, a enfermeira verifica que as mamas estão ingurgitadas, que o recém-nascido está com dificuldade de mamar. Ao examiná-lo, observa que o curativo umbilical não foi trocado e que o recémnascido (RN) está extremamente agasalhado.

2. Baseando-se na regra de Nagele, pode-se prever que o feto será viável a partir de:

a) 23/10/2013.
b) 23/11/2013.
c) 23/01/2014.
d) 23/02/2014.
e) 23/12/2013.

3. Diante das observações feitas pela enfermeira, M.A.S. deve ser orientada e auxiliada na amamentação no sentido de:

a) Evitar que as mamas fiquem pêndulas.
b) Prevenir quanto à introdução de papinhas.
c) Diminuir o ingurgitamento e prevenir fissuras.
d) Aumentar o ingurgitamento e evitar ragádias.
e) Descobrir se há existência de febre puerperal

4. A enfermeira orientou a mãe e seus familiares sobre a importância do curativo do coto umbilical, ressaltando que o bebê deveria usar roupas de acordo com a temperatura do ambiente ou do corpo. Além disso, deixou agendada uma visita após dois dias, visto que a família apresenta situação de risco à saúde, evidenciada pela vulnerabilidade:

a) Do avô.
b) Do RN.
c) Tissular.
d) Da mãe.
e) Emocional.

5. A Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa (PNSPI), regulamentada pela Portaria nº 2.528, em 19/10/2006, estabelece que o alvo desta política consiste em:

a) Cidadãos e cidadãs com 60 anos e mais.
b) Pessoas de ambos os sexos, com idade a partir de 65 anos.
c) Indivíduos com 80 anos e mais, denominados idosos frágeis.
d) Pessoas com 60 anos e mais, que apresentam doenças cardiovasculares.
e) Indivíduos com 50 anos e mais, que apresentam doenças cardiovasculares graves, como hipertensão e diabetes.

6. A USF – Unidade de Saúde da Família recebeu, para consulta médica, uma criança de 5 anos que frequenta a creche da área de abrangência, com sinais e sintomas de febre, dor de cabeça, dor nos olhos, prostração e manchas vermelhas no corpo. O médico suspeitou de dengue e solicitou exames para confirmação do diagnóstico. A enfermeira foi para a creche e verificou que algumas crianças haviam faltado naquele dia. As mães alegaram que as crianças “estavam indispostas”. A creche possui boa estrutura física, com salas de aulas amplas, arejadas e naturalmente iluminadas, com área de recreação espaçosa, com pneus com água e vasos de plantas espalhados. Conta, em média, com 20 crianças por sala, sendo atendidas por uma professora e uma monitora. Esse procedimento, feito pela enfermeira, é denominado “investigação epidemiológica”, que tem por propósito final:

a) Realizar estudo seccional com amostras da população.
b) Orientar medidas de controle para impedir a ocorrência de novos casos.
c) Realizar estudos com base nos dados existentes nos serviços de saúde ou nas instituições.
d) Disponibilizar dados que sirvam para subsidiar o processo de produção de informação para a ação.
e) Acompanhar o desenvolvimento científico e tecnológico dos agravos à saúde, por meio da articulação com a sociedade científica.

7. Na Unidade de Saúde da Família (USF) “Vila da Paz”, durante um exame para prevenção de câncer de colo do útero na população, foi detectada, na Sra. A. M., de 56 anos, uma neoplasia estadio I. A cliente foi encaminhada para o serviço de especialidades do município, sendo atendida e encaminhada para retirada da lesão no hospital local. Após a cirurgia, ficou em observação algumas horas. Além disso, foi orientada para retornar à USF, com um relatório do médico responsável pelo procedimento, para as atividades normais do seu cotidiano, mas com o acompanhamento pela equipe de saúde da família. Nesse caso, o princípio do Sistema Único de Saúde que foi obedecido se refere à(ao):

a) Integralidade da assistência.
b) Participação da comunidade.
c) Igualdade da assistência à saúde.
d) Direito à informação sobre sua saúde.
e) Utilização da epidemiologia para estabelecimento de prioridades.

8. A Sra. V.G., de 32 anos, gestante do segundo filho, na 20ª semana de gestação, é acompanhada pela Unidade de Saúde da Família - USF Bela Vista, sendo atendida pela equipe de Saúde da Família. Ao realizar os exames de rotina de pré-natal, descobriu-se que a cliente é portadora do HIV. Nessa situação e neste momento, a orientação mais importante que a USF deve fornecer à cliente é:

a) Monitorar a eficácia clínico-laboratorial e sinais precoces de toxicidade dos medicamentos após um ano.
b) Orientar a mãe que o aleitamento materno ocorrerá se estiver em tratamento.
c) Acompanhar a criança desde o nascimento até os 5 anos de idade.
d) Iniciar o tratamento antirretroviral o mais precocemente possível.
e) Notificar o caso, após o nascimento do bebê.

9. O Sr. G. I. O., de 54 anos, hipertenso, bancário, tabagista, fuma 15 cigarros/dia, sedentário. Está sempre muito preocupado e ansioso com o trabalho e com a manutenção do lar e dos filhos. Possui uma PA = 170 x 100 mmHg, aferida regularmente e IMC= 32. Ao associarmos fatores de risco e valores da PA, esse cliente tem probabilidade de desenvolver evento cardiovascular na próxima década, classificado como risco:

a) Alto.
b) Baixo.
c) Médio.
d) Muito alto.
e) Muito baixo.

10. A vacina Pentavalente foi instituída pelo Ministério da Saúde em 2012. Ela protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e doenças causadas pelo Haemophilus influenza B. É aplicada por via IM, no músculo vasto lateral da coxa. No setor de imunização em que João da Silva trabalha, compareceu um bebê de 2 meses para vacinação com Pentavalente. Qual a conduta desse enfermeiro quanto ao esquema de vacinação?

a) Orientar para retorno aos 9 meses para aplicação de dose única.
b) Orientar para retorno aos 15 meses e 4 anos de idade para aplicação de reforços.
c) Orientar para retorno aos 4 e 6 meses de idade para doses subsequentes, após aplicar 1ª dose.
d) Orientar para aplicação da vacina aos 9 meses e 12 meses, para aplicação da 1ª e 2ª doses, respectivamente.
e) Orientar para retornar aos 3 meses de idade para a aplicação da 1ª dose e retorno aos 5 meses para doses subsequentes.

11. A Figura abaixo mostra um modelo de representação de fatores etiológicos do processo saúde e doença. A partir da análise dessa figura, qual modelo está representado nela?

PEREIRA, M. G. Epidemiologia teoria e prática. Reimp. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008

a) Múltiplas causas e múltiplos efeitos.
b) Abordagem sistêmica da saúde.
c) Cadeia de eventos.
d) Modelo ecológico.
e) Rede de causas.

12. A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem visa estimular o autocuidado e reconhece a saúde como um direito social básico. O programa foi proposto baseado em dados comparativos entre homens e mulheres que comprovaram que o homem apresenta vulnerabilidade:

a) A doenças graves e crônicas, mas realizam promoção à saúde.
b) Menor a doenças agudas e menor potencial para doenças crônicas.
c) A doenças crônicas e graves e buscam o serviço de saúde para prevenção.
d) Menor do que as mulheres, mesmo estando sujeitos a maiores índices de violência.
e) A doenças graves e crônicas e morrem mais precocemente por não procurarem os serviços de saúde.

13. A saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício previsto pela Constituição Federal de 1988, com a criação do Sistema Único de Saúde. O Sr. J.M.C não conseguiu atendimento em uma unidade pública de saúde para reavaliação de seu estado de saúde porque não apresentou a carteira de trabalho. Diante disso, que princípio do Sistema Único de Saúde foi descumprido?

a) Universalidade de acesso.
b) Descentralização.
c) Regionalização.
d) Hierarquização.
e) Gratuidade.

14. C.M.P, sexo feminino, casada, 61 anos, moradora na área adstrita de uma Unidade de Saúde da Família há cinco anos, compareceu, nessa unidade, com o seu neto de 3 anos de idade. Esta criança apresenta tosse, febre de 39°e coriza. A recepcionista da Unidade disse que não havia vagas para consulta médica e encaminhou a senhora, com o seu neto, para a unidade de urgência/emergência. Diante do ocorrido, quais são as características do processo de trabalho que não foram realizadas?

a) Promoção de reunião com a equipe de saúde para priorização do atendimento, cadastramento da família e encaminhamento à unidade de pronto atendimento.
b) Avaliação de necessidade de saúde, análise de vulnerabilidade familiar da demanda espontânea e atendimento à urgência.
c) Acolhimento com escuta qualificada, agendamento de consultas de puericultura e atendimento à atenção programada.
d) Acolhimento com escuta qualificada, classificação de risco e primeiro atendimento às urgências.
e) Cadastramento da família, programação da demanda espontânea e atendimento à urgência.



GABARITO
1. C
2. D
3. C
4. B
5. A
6. B
7. A
8. D
9. A
10. C
11. A
12. E
13. A
14. D

• QUESTÕES (COM GABARITO) • Saúde Coletiva [17].


1. Na sociedade contemporânea, tem sido crescente a busca por estratégias que visem à redução de custos, refletindo o enfoque da política neoliberal de redução dos gastos estatais, até mesmo nas ações de saúde. A assistência prestada por meio da visita domiciliar (VD) constitui um instrumento de atenção à saúde que possibilita, a partir do conhecimento da realidade do indivíduo e sua família in loco, fortalecer os vínculos do paciente, da terapêutica e do profissional, assim como atuar na promoção de saúde, prevenção, tratamento e reabilitação de doenças e agravos. Podemos afirmar que são objetivos da visita domiciliar:

a) prestar assistência ao paciente em seu próprio domicílio; no entanto, não há abrangência aos doentes acamados, uma vez que estes apresentam estrutura de home care.
b) adequar o atendimento às necessidades e expectativas da unidade básica que irá atender a região.
c) intervir tardiamente na evolução para complicações e internações hospitalares.
d) estimular a dependência do indivíduo e da família, incentivando-os à prática de utilização da Unidade de Saúde semanalmente.
e) verificar a estrutura e a dinâmica familiares com elaboração do genograma ou familiograma ou ecomapa.

2. Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e os Agentes de Combates a Endemias (ACE) são trabalhadores fundamentais dentro do Sistema Único de Saúde. Ambos trabalham com a comunidade da área, do bairro, da cidade ou da região rural para facilitar o acesso da população à saúde e prevenir doenças. Entre as atividades desenvolvidas pelos ACS, que são de corresponsabilidade do enfermeiro da unidade básica, podemos citar:

a) visitar regularmente residências e fazer registros da população, em relação a documentos básicos para o acesso aos serviços de saúde e em relação aos possíveis problemas de saúde que possam ser identificados na residência.
b) promover ações de educação em saúde junto à comunidade e informar à população sobre os riscos das doenças.
c) realizar visitas aos imóveis ou outras localidades com o objetivo de prevenir e controlar doenças como dengue, malária, leishmaniose e doença de Chagas.
d) atuar no controle de roedores e na prevenção de acidentes por cobras, escorpiões e aranhas.
e) participar das ações de vacinação de cães e gatos para prevenção e controle da raiva.

3. Sobre as atribuições do enfermeiro na atenção básica, analise as seguintes afirmativas.

I. Realizar cuidados diretos de enfermagem nas urgências e emergências clínicas, fazendo a indicação para continuidade da assistência prestada.
II. Realizar consulta de enfermagem, solicitar exames complementares, prescrever/transcrever medicações, conforme protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde e disposições legais da profissão.
III. Aliar a atuação clínica à prática da saúde coletiva.
IV. Supervisionar e executar ações para capacitação de Agentes de Combates a Endemias e técnicos de enfermagem com vistas ao desempenho de suas funções.
V. Executar ações de assistência parcial à criança, mulher, adolescente, adulto e idoso.

Está correto o que se afirma em:

a) I, II e V, somente.
b) II, III e IV, somente. 
c) I, II e III, somente.
d) III, IV e V, somente.
e) I, IV e V, somente.

4. A lei 8080/90 (Lei Orgânica da Saúde) dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Nessa lei acham-se definidos os princípios e diretrizes do SUS. Analise os itens abaixo. 
- Universalidade de acesso aos serviços de saúde em todos os níveis de assistência.
- Preservação da autonomia das pessoas na defesa de sua integridade física e moral.
- Humanização em todos os níveis da Assistência.
- Saúde da Família, como estratégia de organização da Atenção Básica.
- Capacidade de resolução dos serviços em todos os níveis de assistência.

Estão entre os princípios e diretrizes do SUS, definidos na lei 8080/90:

a) três deles apenas.
b) todos eles.
c) quatro deles apenas.
d) dois deles apenas.

5. A hipertensão arterial é um dos mais importantes problemas de saúde pública no Brasil e no mundo, em face de seu impacto sobre a morbidade e mortalidade da população. Entre os fatores de risco conhecidos para a hipertensão arterial, não se inclui:

a) baixo nível sódio-econômico.
b) predisposição genética.
c) ingestão de dieta rica em cálcio.
d) sedentarismo.

6. A estratégia de Saúde da Família visa à reorganização da Atenção Básica no país, de acordo com os preceitos do Sistema Único de Saúde. Além dos princípios gerais da Atenção Básica, a estratégia Saúde da Família deve, EXCETO:

a) não ter caráter substitutivo em relação à rede de Atenção Básica tradicional nos territórios em que as Equipes Saúde da Família atuam.
b) atuar no território, realizando cadastramento domiciliar, diagnóstico situacional, ações dirigidas aos problemas de saúde de maneira pactuada com a comunidade onde atua, buscando o cuidado dos indivíduos e das famílias ao longo do tempo, mantendo sempre postura pró-ativa frente aos problemas de saúde-doença da população.
c) desenvolver atividades de acordo com o planejamento o e a programação realizados com base no diagnóstico situacional e tendo como foco a família e a comunidade.
d) ser um espaço de construção de cidadania.

7. Sobre as características epidemiológicas da hanseníase, é incorreto afirmar:

a) A hanseníase apresenta tendência de estabilização dos coeficientes de detecção no Brasil.
b) Tem baixa letalidade e baixa mortalidade, podendo ocorrer em qualquer idade, raça ou gênero.
c) Os coeficientes de detecção ainda estão em patamares muito altos nas regiões Norte, Centro-oeste e Nordeste.
d) Não se observa, atualmente, relação entre endemicidade e baixos índices de desenvolvimento humano.

8. A Lei Nº 8.142/1990 Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde – SUS. Considerando essa lei, é incorreto afirmar:

a) A representação dos usuários no Conselho Municipal de Saúde será paritária em relação ao conjunto dos demais segmentos.
b) A representação dos usuários no Conselho Nacional de Saúde será paritária em relação ao conjunto dos demais segmentos.
c) A representação dos usuários no Conselho Estadual de Saúde será paritária em relação ao conjunto dos demais segmentos.
d) A representação dos usuários no Conselho Nacional de Secretários de Saúde - CONASS e o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde CONASEMS serão definidos pelo regimento destes órgãos.

9. Trata-se da construção de espaços coletivos em que se dão a análise das informações e a tomada das decisões. Nestes espaços estão incluídos a sociedade civil, o usuário e seus familiares, os trabalhadores e gestores dos serviços de saúde. De acordo com a Política nacional de Humanização esses espaços correspondem ao conceito de:

a) ambiência.
b) gestão participativa.
c) apoio matricial.
d) transversalidade.

10. A portaria GM Nº 154, DE 24 DE JANEIRO DE 2008 cria os Núcleos de Apoio à Saúde da Família - NASF. Considerando essa legislação, analise os itens abaixo.

I- Os NASF não se constituem em porta de entrada do sistema, e devem atuar de forma integrada à rede de serviços de saúde, a partir das demandas identificadas no trabalho conjunto com as equipes Saúde da Família (SF).
II- A responsabilização compartilhada entre as equipes SF e a equipe do NASF na comunidade prevê a revisão da prática do encaminhamento com base nos processos de referência e contra-referência, ampliando-a para um processo de acompanhamento longitudinal de responsabilidade da equipe de Atenção Básica/Saúde da Família, atuando no fortalecimento de seus atributos e no papel de coordenação do cuidado no SUS.
III- Os NASF devem buscar instituir a plena integralidade do cuidado físico e mental aos usuários do SUS por intermédio da qualificação e complementaridade do trabalho das Equipes Saúde da Família - ESF.
IV- Para efeito de repasse de recursos federais, poderão compor os NASF 1 as seguintes ocupações: Médico Acupunturista; Assistente Social; Profissional da Educação Física; Farmacêutico; Fisioterapeuta; Fonoaudiólogo; Médico Ginecologista; Médico Homeopata; Nutricionista; Médico Pediatra; Psicólogo; Médico Psiquiatra e Terapeuta Ocupacional.

Estão corretos os itens:

a) I, II e III, apenas.
b) I, II, III e IV.
c) II, III e IV, apenas.
d) II e III, apenas.

11. Maria comparece à uma unidade de saúde para completar esquema vacinal de sua filha de 3 meses de vida. Em relação aos imunobiológicos indicados para esta idade, segundo o calendário nacional de vacinação, pode-se afirmar:

a) Devem ser realizadas as 1as doses da pentavalente (Difteria, Tétano, Pertussis, Haemophilus influenzae b e Hepatite B), vacina oral da Poliomielite e Rotavírus.
b) Devem ser realizadas a 1ª dose da vacina Pneumococos 10 e 1ª dose da Rotavírus.
c) Deve ser realizada apenas a 1ª dose da vacina contra Meningite C.
d) Deve ser realizada apenas a vacina tetra viral (Sarampo, Caxumba, Rubéola e Varicela)

12. Exame clínico da mama e mamografia anual, para as mulheres pertencentes a grupos populacionais com risco elevado de desenvolver câncer de mama deve ser realizado a partir da idade de:

a) 30 anos.
b) 35 anos.
c) 40 anos.
d) 21 anos.

13. O rastreamento do câncer do colo do útero, para as mulheres que já tiveram atividade sexual, o início da coleta dos exames citopatológicos deve ser feito a partir da idade de:

a) 25 anos.
b) 18 anos.
c) 20 anos.
d) 29 anos.

14. Ao nascer o recém-nascido deve receber:

a) a vacina BCG intradérmica apenas.
b) as vacinas Sabin, BCG intradérmica e contra hepatite B.
c) as vacinas BCG intradérmica e contra hepatite B.
d) apenas a vacina Sabin.

15. Adultos entre 20 e 59 anos devem receber vacina dupla (difteria e tétano):

a) uma dose a cada dez anos.
b) uma dose a cada cinco anos.
c) uma dose a cada 15 anos.
d) uma única dose nesse período da vida.



GABARITO
1. E
2. A
3. C
4. A
5. C
6. A
7. D
8. D
9. B
10. B
11. C
12. B
13. A
14. C
15. A

domingo, 29 de outubro de 2017

• QUESTÕES (COM GABARITO) • Saúde Coletiva [16].


1. Após seguir por décadas um modelo que privilegiava a atenção hospitalar, herdada da medicina previdenciária, os esforços, programas e investimentos públicos passaram a se concentrar na atenção básica, com a adoção do Programa de Saúde da Família (PSF). A implantação do PSF é um marco na incorporação da estratégia de atenção primária na política de saúde brasileira. Quanto ao PSF, podemos afirmar que:

a) seus princípios são hospitalocêntricos, baseados em modelos que privilegiam o atendimento hospitalar.
b) sua prática atende aos princípios de Telemedicina.
c) o modelo preconiza o atendimento domiciliar executado exclusivamente por médico especialista.
d) pretende que a unidade de saúde da família seja a porta de entrada ao sistema local e o primeiro nível de atenção, que estará integrado à rede de serviços mais complexos.
e) pretende que a unidade de saúde da família integre o segundo nível de atenção, sem que haja a integração à rede de serviços mais complexos, tendo em vista a descentralização assistencial.

2. Serviço criado pelo Governo Federal e indicado para pessoas que apresentam dificuldades temporárias ou definitivas de sair do espaço da casa para chegar a uma unidade de saúde, ou ainda para pessoas que estejam em situações nas quais a atenção domiciliar é a mais indicada para o seu tratamento. Criado em 08 de novembro de 2011. Trata-se do:

a) Programa “Minha Casa, minha Vida”.
b) Programa “Home Care – Brasil”.
c) Programa “Casa 100%”.
d) Programa “Melhor em Casa”.
e) Programa “Hospital em Casa”

3. Instrumento que possibilita a vinculação dos procedimentos executados no âmbito do SUS ao usuário, ao profissional que os realizou e também à unidade de saúde onde foram realizados. Para seu funcionamento se faz necessária a construção de cadastros de usuários, de profissionais de saúde e de unidade de saúde. Com tais cadastros, os usuários do SUS e os profissionais de saúde recebem um número nacional de identificação. Esse dispositivo de identificação é chamado de:

a) Cartão Nacional de Saúde.
b) Cartão de Saúde.
c) Cartão Federal de Saúde.
d) Identificador Nacional de Saúde.
e) Identificador Federal de Saúde.

4. A Constituição Federal de 1988 estabelece em seus artigos 196 a 200 o arcabouço legal para a política de saúde que criou o SUS. O artigo 198 estabelece o SUS como um sistema único e organizado, de acordo com as seguintes diretrizes:

a) descentralização, equidade e transparência.
b) centralização, equidade e transparência.
c) descentralização, atendimento integral e participação da comunidade.
d) atendimento integral, participação da comunidade e hierarquização.
e) hierarquização, prevenção e recuperação.

5. Dentre as prioridades estabelecidas pelo Pacto pela Vida está a Saúde do Idoso. É correto afirmar que:

a) considera-se como idosa toda pessoa acima de 60 anos.
b) o Pacto pelo Idoso foi criado pela Lei nº 8.142/90.
c) o Pacto pelo Idoso foi criado pela Portaria nº 3.916/98 do Ministério da Saúde.
d) o acolhimento ao idoso não pode, sob hipótese alguma, ser realizado em unidades de saúde, ficando restrito ao atendimento domiciliar.
e) o acolhimento ao idoso será realizado exclusivamente para portadores de doenças crônico-degenerativas.

6. Nos processos de gestão do SUS existe a figura dos sujeitos ou atores sociais, que participam, de forma organizada, dos processos de gestão com interferência técnica, política ou ética no planejamento e/ou monitoramento da saúde pública. Pode(m) ser considerado(s) sujeito(s) social(is):

a) os governos estaduais e municipais.
b) o Governo Federal, exclusivamente.
c) usuários, profissionais e gestores.
d) a autoridade sanitária federal.
e) os profissionais de saúde, exclusivamente.

7. Uma endemia pode ser qualquer doença que aconteça apenas em um determinado local ou região, não atingindo nem se espalhando para outras comunidades. Enquanto a epidemia se espalha por outras localidades, a endemia tem duração contínua, mas restrita a uma determinada área. Portanto, o comportamento endêmico de uma doença se dá:

a) quando sua ocorrência se apresenta na comunidade de forma regular.
b) quando apresenta variável sazonal bem definida e em diversas regiões de forma simultânea.
c) quando ocorre em grande número de países simultaneamente.
d) quando sua ocorrência está claramente em excesso em relação ao normal esperado.
e) quando sua ocorrência está abaixo do normal esperado.

8. Os portadores do vírus da AIDS, assim como todo e qualquer cidadão brasileiro, têm obrigações e direitos garantidos. Entre esses direitos estão a dignidade humana e o acesso à saúde pública. Em epidemiologia, portadores podem ser definidos como indivíduos que:

a) apresentam imunidade a uma doença em virtude de uma infecção adquirida previamente.
b) desenvolveram imunidade passiva em consequência de mecanismos naturais ou artificiais.
c) abrigam agentes infecciosos específicos na ausência de doença clinicamente discernível e servem como potenciais fontes de infecção.
d) apresentam forma aguda de patologia e servem como fonte potencial de infecção exclusivamente para pessoas suscetíveis.
e) apresentam forma crônica de patologia e servem como fonte potencial de infecção exclusivamente para pessoas suscetíveis.

9. Em Epidemiologia, é correto afirmar que:

a) a prevalência acumulada é também conhecida como “taxa de ataque”.
b) a prevalência expressa a proporção de indivíduos afetados por determinada doença ou que apresenta determinada característica numa população e período.
c) a prevalência é definida como o número de casos novos de uma doença ou evento de saúde ocorrido durante um período de tempo especificado numa população sob risco de desenvolver a doença ou o evento de interesse.
d) a densidade de incidência é expressa por pessoas/lugar.
e) densidade de incidência equivale a uma relação entre incidência e prevalência absoluta.

10. A Febre do vírus Zika é uma doença causada por um vírus do gênero Flavirirus, família Flaviviridae, transmitida, principalmente, pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus. A circulação do vírus no Brasil foi confirmada laboratorialmente em abril de 2015, em amostras de pacientes do município de Camaçari, Bahia. Em maio foram confirmados casos por laboratório em Natal/RN, Sumaré e Campinas/SP, Maceió/AL e Belém/PA. Desde a 12ª Semana Epidemiológica de 2016, as 27 Unidades Federadas apresentam confirmação laboratorial da circulação autóctone do vírus Zika. Muitos estudos têm sido amplamente realizados em busca de respostas fidedignas quanto à doença causada pelo Zika; no entanto, os sinais e sintomas dessa patologia estão bem estabelecidos. Podemos afirmar que são sinais e sintomas do Zika:

a) cerca de 80% das pessoas infectadas não desenvolvem manifestações clínicas, mas quando desenvolvem são: cefaleia, febre baixa, artralgia leve, manchas vermelhas na pele, coceira e conjuntivite.
b) cerca de 20% das pessoas infectadas não desenvolvem manifestações clínicas, e quando desenvolvem são: cefaleia intensa, febre alta > 39° com início abrupto, artralgia intensa, prostração, fraqueza e dor retroocular.
c) cerca de 60% das pessoas infectadas desenvolvem manifestações clínicas, e quando desenvolvem são: febre alta > 40° de início abrupto, náuseas, vômitos, doe muscular intensa, prostração, fraqueza e manchas vermelhas na pele.
d) cerca de 50% das pessoas infectadas desenvolvem manifestações clínicas, e quando desenvolvem são: cefaleia, febre alta > 38,5° com início abrupto, artralgia leve, manchas vermelhas na pele, coceira e conjuntivite.
e) cerca de 70% das pessoas infectadas desenvolvem manifestações clínicas e quando desenvolvem são: cefaleia intensa, febre baixa, artralgia intensa, manchas vermelhas na pele, prostração, náuseas e vômitos.

11. Diabetes Mellitus (DM) refere-se a um transtorno metabólico de etiologias heterogêneas, caracterizado por hiperglicemia e distúrbios no metabolismo de carboidratos, proteínas e gorduras, resultantes de defeitos da secreção e/ou ação da insulina. O DM vem aumentando sua importância por sua crescente prevalência e habitualmente está associado à dislipidemia, à hipertensão arterial e à disfunção endotelial. É um problema de saúde em que as evidências demonstram que o bom manejo desse problema ainda na Atenção Básica evita hospitalizações e mortes por complicações cardiovasculares e cerebrovasculares. Nessa conjuntura, o enfermeiro deve conhecer a fundo a patologia para que possa realizar um plano de cuidados preventivo e até mesmo não farmacológico para tratamento do DM, tendo em vista que a prevalência de DM nos países da América Central e do Sul foi estimada em 26,4 milhões de pessoas e projetada para 40 milhões, em 2030. Portanto, são valores preconizados para diagnóstico de DM tipo 2 e seus estágios pré-clínicos (TTG = Teste de Tolerância à Glicose):

a) glicemia de jejum ≥ 126, TTG: duas horas após 75 g de glicose ≥ 200, glicemia casual 200 com sintomas clássicos: poliúria, polidipsia e polifagia e hemoglobina glicada > 6,5%.
b) glicemia de jejum ≥ 110, TTG: duas horas após 75 g de glicose ≥ 140 e glicemia casual < 200.
c) glicemia de jejum ≥ 200, TTG: duas horas após 75 g de glicose ≥ 140 e < 200 com sintomas clássicos: poliúria, polidipsia e polifagia e hemoglobina glicada > 5%.
d) glicemia de jejum ≥ 160, TTG: duas horas após 75 g de glicose ≥ 220, glicemia casual ≥ 200 e > 250 sem sintomas.
e) glicemia de jejum ≥ 130, TTG: duas horas após 75 g de glicose ≥ 180, glicemia casual < 200 sem sintomas.

12. A tuberculose, doença antiga e reconhecida como fatal desde a época de Hipócrates, teve o agente etiológico descoberto em 1882 por Robert Koch e, ainda por muitas décadas, nenhuma terapia medicamentosa mostrou-se eficaz contra o bacilo de Koch. Embora a doença ainda apresente o maior número de casos de toda a história da humanidade, a TB apresenta uma cadeia de prevenção desde os primeiros momentos de vida e tratamento eficaz. Nesse contexto, o micro-organismo responsável por causar a doença supracitada, a vacina que confere poder protetor às formas graves da primoinfecção e a idade em que deve ser aplicada, são, respectivamente:

a) Mycobacterium abscessus, BCGid – BCG intradérmico, deve ser realizado até 2 anos.
b) Mycobacterium tuberculosis, PPD – Reação de Mantoux intradérmico, deve ser realizado ao nascimento.
c) Mycobacterium de koch, PPD – Reação de Mantoux, intradérmico até 2 meses.
d) Mycobacterium tuberculosis, BCGid – BCG intradérmico, deve ser realizado ao nascimento.
e) Mycobacterium abscessus, PPD – Reação de Mantoux, intradérmico até 3 meses.

13. Sobre os 10 passos para o Pré-Natal de Qualidade na Atenção Básica é correto afirmar, exceto:

a) O primeiro passo é iniciar o pré-natal na Atenção Primária à Saúde até a 8ª semana de gestação.
b) O quinto passo é garantir o transporte público gratuito da gestante para o atendimento pré-natal, quando necessário.
c) O sexto passo pontua que é direito do(a) parceiro(a) ter cuidado por meio de realização de consultas, exames e ter acesso a informações antes, durante e depois da gestação, denominado como “pré-natal do(a) parceiro(a)”.
d) O oitavo passo é estimular e informar sobre os benefícios do parto fisiológico, incluindo a elaboração do “Plano de Parto”.
e) O nono passo registra que toda gestante tem direito de conhecer e visitar previamente o serviço de saúde no qual será realizado o parto.

14. A palpação obstétrica e a mensuração da altura uterina, na atenção primária, tem por objetivos identificar o crescimento fetal, diagnosticar os desvios de normalidade a partir da relação entre a altura uterina e a idade gestacional e identificar a situação e a apresentação fetal. A técnica de palpação fetal, também conhecida como Manobra de Leopold, deve ser realizada em 4 tempos. Analise as figuras e, em seguida, relacione a ordem em que a palpação deve ser realizada com a letra da figura.
a) A: 1º tempo; B: 2º tempo; C: 3º tempo; D: 4º tempo.
b) A: 4º tempo; B: 3º tempo; C: 2º tempo; D: 1º tempo.
c) A: 3º tempo; B: 1º tempo; C: 4º tempo; D: 2º tempo.
d) A: 1º tempo; B: 3º tempo; C: 2º tempo; D: 4º tempo.
e) A: 2º tempo; B: 4º tempo; C: 1º tempo; D: 3º tempo.

15. É fundamental que os serviços de atenção primária no Sistema Único de Saúde (SUS) se responsabilizem pela realização de pequenos procedimentos clínicos e cirúrgicos, acolhendo usuários em situações agudas (tais como ferimentos) ou crônicas (unhas encravadas, por exemplo), avaliando sempre o risco de agravamento e a necessidade de atendimento imediato ou encaminhamento a outro serviço de saúde. Para que as Unidades Básicas de Saúde possam realizar de forma adequada os procedimentos e garantir a resolubilidade dos serviços é imprescindível que elas tenham estrutura física adequada e sejam equipadas com materiais e insumos que estejam disponíveis durante o atendimento. As principais coberturas primárias utilizadas para o tratamento de feridas agudas e crônicas que devem estar disponíveis nas Unidades Básicas do país são:

a) carvão ativado, filme transparente, hidrocoloide e sulfadiazina de prata.
b) carvão ativado, ácidos graxos essenciais, alginato de cálcio e película transparente.
c) hidrocoloide, ácidos graxos essenciais, papaína e carvão ativado.
d) papaína, carvão ativado, sulfadiazina de prata e filme transparente.
e) hidrocoloide, ácidos graxos essenciais, alginato de cálcio e sulfadiazina de prata.



GABARITO 
1. D
2. D
3. A
4. C
5. A
6. C
7. A
8. C
9. B
10. A
11. A
12. D
13. A
14. E
15. E

• QUESTÕES (COM GABARITO) • Saúde Coletiva [15].


1. A gestante de baixo risco acompanhada pelas Equipes de Saúde das Unidades Básicas, devem, após a 36° semana de gestação, realizar consulta de pré-natal semanalmente. Por qual motivo existe uma maior frequência de consultas neste período?
_
_
_

2. Por que o Tratamento Diretamente Observado (TDO) da Tuberculose, aquele no qual o profissional de saúde capacitado passa a observar a tomada da medicação do paciente desde o início até o final do tratamento, é importante?
_
_
_

3. “Deve ser o contato preferencial dos usuários, a principal porta de entrada e o centro de comunicação com toda a Rede de Atenção à Saúde. Por isso, é fundamental que ela se oriente pelos princípios da universalidade, da acessibilidade, do vínculo, da continuidade do cuidado, da integralidade da atenção, da responsabilização, da humanização, da equidade e da participação social.”(PORTAL DAB, 2015). A qual política nacional de saúde o texto se refere?

a) Saúde da Criança.
b) Atenção Básica.
c) Saúde Mental.
d) Saúde da Mulher.
e) Saúde do Idoso.

4. Qual é o método fundamental que permite descobrir as fontes mais importantes de infecção (os casos bacilíferos) e que, quando executado corretamente, permite detectar de 70 a 80% dos casos de tuberculose pulmonar em uma comunidade?

a) Cultura direta do sangue.
b) Baciloscopia direta do escarro.
c) Cultura de escarro na urina.
d) Raio X de tórax.
e) Hemograma com plaquetas.

5. Alguns possíveis efeitos colaterais dos medicamentos utilizados na poliquimioterapia (PQT) da hanseníase podem ser observados, por exemplo a coloração avermelhada na urina. Qual dos medicamentos apresentados a seguir pode ocasionar este efeito?

a) Rifampicina.
b) Talidomida.
c) Cefalexina
d) Corticoides.
e) Cloranfenicol.

6. De acordo com os valores pressóricos obtidos durante a consulta de enfermagem, é possível classificar a pressão arterial (PA) em normotensão, PA limítrofe e hipertensão arterial sistêmica. Paciente masculino, durante sua consulta, apresentou PA de 130/85 mmHg. Dessa forma, sua PA pode ser considerada

a) normal.
b) ótima.
c) limítrofe.
d) hipertensão grave.
e) hipertensão leve.

7. Para todas as pessoas com diabetes mellitus (DM) tipo 1 ou tipo 2 em uso de insulina em doses múltiplas, recomenda-se a monitorização da glicemia capilar com qual frequência?

a) Duas vezes por semana.
b) Apenas duas vezes ao dia.
c) Uma vez ao dia.
d) Três vezes por semana.
e) Três ou mais vezes ao dia.

8. Sobre os aspectos do desenvolvimento de uma criança, é possível observar a presença de alguns reflexos, por exemplo, aquele medido pelo procedimento de segurar a criança pelas mãos e liberar bruscamente seus braços. Esse reflexo deve ser sempre simétrico, é incompleto a partir do 3º mês e não deve existir a partir do 6º mês. A qual reflexo o enunciado se refere?

a) Reflexo piramidal.
b) Reflexo Tônico-Cervical.
c) Reflexo Cutâneo-Plantar.
d) Reflexo de Moro.
e) Reflexo patelar.

9. Em relação à Política de Saúde do Homem, as responsabilidades institucionais estão definidas de acordo com as diretrizes emanadas do Pacto pela Saúde 2006, respeitando-se a autonomia e as competências das três esferas de governo. É função específica dos municípios

a) estimular e apoiar, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde, o processo de discussão com participação de todos os setores da sociedade, com foco no controle social, nas questões pertinentes à Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem.
b) estimular e prestar cooperação aos Estados e Municípios, visando a implantação e implementação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, valorizando e respeitando as diversidades locos-regionais.
c) promover, no âmbito estadual, a articulação intersetorial e interinstitucional necessária à implementação da Política Nacional.
d) coordenar e implementar, no âmbito estadual, as estratégias nacionais de educação permanente dos trabalhadores do SUS voltadas para a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, respeitando-se as especificidades locos-regionais.
e) elaborar e pactuar, no âmbito estadual, protocolos clínicos/terapêuticos, em consonância com as diretrizes nacionais da atenção, apoiando os municípios em sua implementação.

10. A atenção em planejamento familiar contribui para a redução da morbimortalidade materna e infantil na medida em que

a) aumenta o número de gestações não desejadas e de abortamentos provocados.
b) aumenta o número de cesáreas realizadas para fazer a ligadura tubária.
c) diminui o número de ligaduras tubárias por falta de opção e de acesso a outros métodos anticoncepcionais.
d) diminui o intervalo entre as gestações, contribuindo para diminuir a frequência de bebês de baixo peso e para que eles sejam adequadamente amamentados.
e) inviabiliza o planejamento da gravidez em mulheres adolescentes ou com patologias crônicas descompensadas, tais como: diabetes, cardiopatias, hipertensão, portadoras do HIV, entre outras.

11. Consiste na comunicação obrigatória à autoridade sanitária da ocorrência de determinada doença ou agravo à saúde ou surto, feita por profissional de saúde ou qualquer cidadão, visando à adoção das medidas de intervenção pertinentes. O enunciado refere-se à

a) notificação contínua.
b) notificação negativa.
c) notificação compulsória.
d) notificação aleatória.
e) notificação simples

12. Em vigilância epidemiológica, quando a pessoa cuja história clínica e epidemiológica, os sintomas e a possível exposição a uma fonte de infecção/contaminação sugerem estar desenvolvendo ou em vias de desenvolver alguma doença, ela pode ser considerada um

a) caso suspeito.
b) caso confirmado.
c) caso descartado.
d) caso indeterminado.
e) caso investigatório.

13. Qual dos indicadores de saúde listados a seguir é considerado um indicador socioeconômico?

a) Taxa de prevalência de aleitamento materno.
b) Taxa de mortalidade infantil.
c) Taxa de incidência de dengue.
d) Taxa de analfabetismo.
e) Taxa de mortalidade perinatal.

14. O Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) é o mais antigo sistema de informação de saúde no país. Foi instituído pelo Ministério da Saúde em 1975 e dispõe de dados consolidados nacionalmente a partir de 1979. O documento básico que proporciona os dados deste sistema é

a) o cadastro de Pessoa Física.
b) a certidão de Nascimento.
c) a declaração de Vida.
d) a certidão de Morte.
e) a declaração de Óbito.

15. Considerando a Política de Saúde Mental, os cuidados a uma pessoa em situação de crise devem seguir alguns pressupostos. Assinale a alternativa que apresenta um desses pressupostos.

a) Estimular a internação psiquiátrica e sustentar o usuário no seu contexto de vida com o apoio dos Hospitais Psiquiátricos.
b) Potencializar e qualificar todos os pontos da Rede de Atenção Psicossocial para desenvolver intervenção nas situações de urgência/ emergência e no cuidado longitudinal.
c) Aumentar a oferta de leitos em hospital psiquiátrico, valorizando a existência de serviços de urgência e emergência psiquiátrica.
d) Considerar a internação como primeiro recurso de tratamento em conjunto com o Projeto Terapêutico Singular (PTS).
e) Considerar os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) como último recurso de tratamento, seguindo a lógica do acolhimento em hospitais gerais e psiquiátricos.



GABARITO
1. DISCURSIVA
2. DISCURSIVA
3. B
4. B
5. A
6. C
7. E
8. D
9. A
10. C
11. C 
12. A
13. D
14. E
15. B

segunda-feira, 16 de outubro de 2017

• QUESTÕES (COM GABARITO) • Enfermagem Geral [5].


1. “Moradias ou casas inseridas, preferencialmente, na comunidade, destinadas a cuidar dos portadores de transtornos mentais, egressos de internações psiquiátricas de longa permanência, que não possuam suporte social e laços familiares e, que viabilizem sua inserção social”. Essa definição se refere a qual dos serviços listados a seguir?

a) Serviços Residenciais Terapêuticos
b) Programa Melhor em Casa
c) Centro de Atenção Psicossocial
d) Hospitais Psiquiátricos
e) Institutos Sociais de Longa Permanência

2. De acordo com as atuais Diretrizes para Ressuscitação Cardiopulmonar, qual a frequência correta de compressões torácicas, a serem aplicadas a uma vítima adulta, de Parada Cardiorrespiratória?

a) Até 100/minuto.
b) 70 a 80/minuto.
c) 100 a 120/minuto.
d) 30 /minuto
e) 60/minuto.

3. Qual dos medicamentos listados a seguir, os prestadores de primeiros socorros podem orientar à vítima a usar, no caso de desconforto torácico, enquanto aguardam o Serviço de Atendimento de Urgência?

a) Dipirona
b) Paracetamol
c) Simeticona
d) Butilbrometo de escopolamina
e) Ácido acetilsalicílico

4. “Essa parasitose causada pela Wuchereria bancrofti, se manifesta clinicamente no homem sob várias formas. Algumas podem ser assintomáticos ou apresentar febre recorrente aguda, astenia, mialgias, fotofobia, quadros urticariformes, pericardite, cefaleia, linfadenite e linfangite retrógrada. Os casos crônicos mais graves são de indivíduos que apresentam hidrocele, quilúria e elefantíase de membros, mamas e órgãos genitais”. A qual doença o texto se refere?

a) Filariose
b) Febre maculosa
c) Brucelose
d) Giardíase
e) Histoplasmose

5. Visando a prevenção das úlceras por pressão é crucial que alguns fatores tenham a máxima atenção por parte da equipe de saúde e cuidadores, que são, exceto:

a) Avaliação diária
b) Higiene
c) Nutrição adequada
d) Proteção contra efeitos ambientais
e) Localização das úlceras

6. O Enfermeiro exerce todas as atividades de Enfermagem, cabendo-lhe, privativamente,

a) a direção do órgão de Enfermagem integrante da estrutura básica da instituição de saúde, pública ou privada.
b) exercer atividades, envolvendo orientação e acompanhamento do trabalho de Enfermagem.
c) observar, reconhecer e descrever sinais e sintomas.
d) prestar cuidados de higiene e conforto ao paciente.
e) a participação na programação da assistência de Enfermagem.

7. Elaborar estratégias para prevenir, minimizar ou corrigir os problemas identificados nas etapas anteriores sempre estabelecendo metas com a pessoa com Diabetes Mellitus”. Conforme a descrição apresentada, qual é a etapa correta da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) em uma consulta de enfermagem para acompanhamento de pessoas com diabetes?

a) Histórico.
b) Exame Físico.
c) Diagnóstico das Necessidades de Cuidado.
d) Planejamento da Assistência.
e) Implementação da Assistência e Avaliação do processo de cuidado.

8. Homem, 53 anos, diabético com história de claudicação intermitente, isto é, dor em repouso que piora com exercício ou elevação do membro superior. À inspeção, observouse rubor postural do pé e palidez à elevação do membro inferior. Ao exame físico, o pé apresentou-se frio, com ausência dos pulsos tibial posterior e pedioso dorsal. Diante do caso exposto, assinale a alternativa que apresenta o tipo de úlcera diabética relatado.

a) Isquêmica.
b) Neuropática.
c) Mista.
d) Venosa.
e) Úlcera de Pressão.

9. Sobre o Papiloma Vírus Humano (HPV), assinale a alternativa correta.

a) O HPV é uma das Infecções Sexualmente Transmissíveis menos frequentes no mundo, no entanto o risco estimado para a exposição a essa infecção é de 15% a 25% para cada nova parceira.
b) Em grande parte dos casos, a infecção é autolimitada e transitória, sem causar qualquer dano. A maioria das pessoas que entra em contato com o HPV, se não desenvolverem lesões clínicas e não realizarem testes laboratoriais, poderá nunca ter a infecção diagnosticada.
c) A prevalência é maior em mulheres mais velhas, quando comparadas com mulheres com menos de 30 anos, no entanto a maioria das infecções (sobretudo quando em adolescentes) não tem resolução espontânea e o tratamento deve ser imediato.
d) O tempo médio entre a infecção pelo HPV de alto risco e o desenvolvimento do câncer cervical é de aproximadamente 3 anos, independente do tipo, carga, capacidade de persistência viral e o estado imunológico do hospedeiro. A infecção por um genótipo de HPV pode proteger contra a infecção por outros tipos de HPV.
e) O HPV está envolvido em aproximadamente 50% dos casos de câncer cervical, sendo, em percentual, maior em outros locais: 95% de ânus, 70% de vulva, 70% de vagina, 85% de pênis e 60% de orofaringe.

10. Sobre a Prevenção Quaternária, é correto afirmar que

a) diz respeito a ações de orientação para cuidados com o ambiente, para que este não favoreça o desenvolvimento de agentes etiológicos (comportamentos higiênicos relacionados à habitação e aos entornos).
b) engloba estratégias populacionais para detecção precoce de doenças. Também contempla ações com indivíduos doentes ou acidentados com diagnósticos confirmados, para que se curem ou mantenham-se funcionalmente sadios, evitando complicações e mortes prematuras.
c) consiste no cuidado de sujeitos com sequelas de doenças ou acidentes, visando à recuperação ou à manutenção em equilíbrio funcional.
d) consiste na construção da autonomia dos sujeitos e na detecção de indivíduos em risco de sobre tratamento ou excesso de prevenção, para protegê-los de intervenções profissionais inapropriadas e sugerir-lhes alternativas eticamente aceitáveis.
e) corresponde a medidas gerais, educativas, que objetivam melhorar a resistência e o bem-estar geral dos indivíduos (comportamentos alimentares, exercício físico e repouso, contenção de estresse, não ingestão de drogas ou de tabaco), para que resistam às agressões dos agentes.

11. Quanto ao desempenho da liderança, são apontadas dificuldades frequentemente encontradas pelos enfermeiros, as quais se referem às questões de relacionamento na equipe e às próprias atribuições desses profissionais. Sobre liderança em enfermagem, assinale a alternativa correta.

a) A posição formal ocupada pelo enfermeiro no organograma institucional lhe garante o poder de líder, pois o que autoriza alguém a agir como líder não é a percepção positiva que os seguidores apresentam em relação à pessoa.
b) A posição esperada do líder enfermeiro é a valorização das competências realizadas de cada profissional, centralizando o poder para entender todo o organograma da empresa.
c) O mercado necessita do líder flexível para demandas advindas de sua chefia e do ditador para a organização de sua equipe.
d) Recentemente, a liderança é marcada pelo fortalecimento do grupo, valorização das competências individuais, descentralizando o poder e possibilitando que cada membro reconheça o propósito e o significado de seu trabalho.
e) Perfil autoritário, responsável, desafiador e questionador enquadra-se nas características do enfermeiro líder

12. A Bioética pretende contribuir para que as pessoas estabeleçam “uma ponte” entre o conhecimento científico e o conhecimento humanístico, a fim de evitar os impactos negativos que a tecnologia pode ter sobre a vida. Sobre os princípios da bioética, assinale a alternativa correta.

a) Beneficência/não maleficência é a capacidade de autodeterminação de uma pessoa, ou seja, o quanto ela pode gerenciar sua própria vontade, livre da influência de outras pessoas.
b) A autonomia significa que sempre que o profissional propuser um tratamento a um paciente, ele deverá reconhecer a dignidade do paciente e considerá-lo em sua totalidade, visando oferecer o melhor tratamento ao seu paciente.
c) Para que o respeito pela autonomia das pessoas seja possível, duas condições são fundamentais: a liberdade e a informação. Isso significa que, em um primeiro momento, a pessoa deve ser livre para decidir. Para isso, ela deve estar livre de pressões externas.
d) O princípio da beneficência se refere à igualdade de tratamento e à justa distribuição das verbas do Estado para a saúde.
e) Para que a justiça seja possível, duas condições são fundamentais: a liberdade e a informação. Isso significa que, em um primeiro momento, a pessoa deve ser livre para decidir.

13. Mulher de 35 anos comparece à unidade básica de saúde com o seguinte resultado de exame citopatológico: Células Escamosas Atípicas de Significado Indeterminado, possivelmente não neoplásicas (ASC- US). Qual é a conduta inicial recomendada pelo ministério da saúde, frente ao resultado do exame apresentado?

a) Repetir o exame em 3 meses.
b) Repetir a citologia em 12 meses.
c) Repetir a citologia em 6 meses.
d) Encaminhar para colposcopia.
e) Encaminhar para cirurgia.

14. Para ser considerado um indicador de qualidade da coleta em um laudo de exame citopatológico, devemos considerar a presença de células

a) escamosas.
b) representativas da Junção Escamocolunar (JEC).
c) glandulares.
d) dendrítricas.
e) micróglias.

15. Paciente feminina, após relação sexual desprotegida, descobriu que o parceiro era portador de sífilis. Questionou há quanto tempo ele apresentou o diagnóstico e ele respondeu-lhe que estava em estágio inicial e que apresentava lesões primárias. Qual é o risco de a paciente ter adquirido essa patologia?

a) Os riscos de transmissão são mínimos, cerca de 10%, pelo fato da doença apresentar-se em estágio inicial. A infectividade da sífilis por transmissão sexual é maior no estágio de latência tardia e estágio terciário.
b) A menor transmissibilidade nesse período aplica-se pela leve multiplicação do patógeno e ausência de treponemas nas lesões.
c) Os riscos são consideráveis, pois a infectividade da sífilis por transmissão sexual é maior, cerca de 60% nos estágios iniciais, quando estão presentes lesões primárias e secundárias e sífilis latente recente.
d) Os riscos de transmissão são grandes, principalmente quando há presença de lesões, pois, nessa fase, a multiplicação do patógeno está ausente.
e) Nessa fase inicial, as lesões são raras ou inexistentes, por volta do segundo ano de doença elas começam aparecer, no entanto os riscos de infectividade são altos, cerca de 90%.

16. Em visita domiciliar a uma lactante (que faz uso de drogas ilícitas esporadicamente), o enfermeiro se deparou com a mulher utilizando crack. Após a consulta de enfermagem, ele alertou sobre a possibilidade de evitar temporariamente a amamentação. Sobre o enunciado, é correto afirmar que

a) a orientação dada foi equivocada, pois o uso dessa substância não contraindica o aleitamento materno, pois a lactante usa a droga esporadicamente. 
b) a orientação foi correta, pois mães que usam essas substâncias por períodos curtos devem considerar a possibilidade de evitar temporariamente a amamentação, em torno de 24 horas.
c) a orientação foi errada, pois a recomendação deveria ser a contraindicação total do aleitamento materno.
d) a orientação foi pertinente, pois o período recomendado de interrupção para o aleitamento materno após o uso dessa droga é de 1 a 2 semanas.
e) a orientação estava certa, pois após o consumo de crack, LSD, maconha, tabaco ou etanol o lactente deve ficar sem aleitamento materno em torno de 48 horas.

17. Durante uma consulta de puerpério, a enfermeira contatou ingurgitamento mamário patológico. Dentre as medidas recomendadas durante o manejo, assinale a alternativa correta.

a) Estabelecer horário para as mamadas facilita o controle da mãe com o bebê e evita o ingurgitamento mamário. É recomendado que o intervalo entre uma e outra mamada seja de 3 em 3 horas.
b) Nesse período, é importante evitar o uso de sutiã, mantendo as mamas livres para aliviar a dor e manter os ductos em posição anatômica.
c) Aplicação de compressa quente em intervalos regulares após ou nos intervalos das mamadas, em situações de maior gravidade, podem ser feitas de duas em duas horas. As compressas quentes provocam vasodilatação, aumento da drenagem linfática e menor produção do leite.
d) Se o bebê não sugar, a mama deve ser ordenhada manualmente. O esvaziamento da mama é essencial para dar alívio à mãe, diminuir a pressão dentro dos alvéolos, aumentar a drenagem da linfa e do edema e não comprometer a produção do leite.
e) São recomendadas massagens nas mamas embaixo do chuveiro com água morna ou quente nas regiões mais afetadas pelo ingurgitamento. Elas fluidificam o leite viscoso acumulado, facilitando a retirada do leite e são importantes estímulos do reflexo de ejeção do leite, pois promovem a síntese de ocitocina.

18. A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) apresenta alta morbimortalidade, com perda importante da qualidade de vida, o que reforça a relevância do diagnóstico precoce. Os procedimentos de medida da pressão são simples e de fácil realização, contudo nem sempre são realizados de forma adequada. Sabendo da importância em executar corretamente essa técnica, assinale a alternativa correta.

a) O paciente deve estar deitado com o braço apoiado e à altura do precórdio.
b) A câmara inflável deve cobrir até um terço da circunferência do braço.
c) Deve-se palpar o pulso braquial e inflar o manguito até 30 mmHg acima do valor em que o pulso deixar de ser sentido.
d) A pressão diastólica corresponde ao valor em que começarem a ser ouvidos os ruídos de Korotkoff (fase I).
e) A pressão sistólica corresponde ao desaparecimento dos batimentos (fase V).

19. Sobre a consulta de enfermagem para acompanhamento da pessoa com Hipertensão Arterial Sistêmica, assinale a alternativa correta.

a) A consulta de enfermagem deve focar nos fatores de risco que influenciam o controle da hipertensão, ou seja, as mudanças no estilo de vida, o incentivo à atividade física, à redução do peso corporal quando acima do IMC recomendado e o abandono do tabagismo.
b) A consulta de enfermagem deve também estar voltada para as possibilidades de fazer a prevenção secundária e a manutenção de níveis pressóricos abaixo da meta a partir da prescrição de medicamentos anti-hipertensivos.
c) O objetivo da consulta de enfermagem inclui identificar outros fatores de risco para doença cardiovascular, avaliar a presença de lesões em órgãos-alvo e considerar a hipótese de hipertensão secundária ou outra situação clínica para encaminhamento à consulta em outro nível de atenção.
d) Na consulta de enfermagem, é fundamental investigar a sua história, realizar o exame físico e solicitar qualquer tipo de exame laboratorial, fatos que contribuirão para o diagnóstico.
e) Na consulta de enfermagem, é fundamental investigar a sua história, realizar a avaliação de risco para doença cardiovascular e definir a decisão terapêutica.

20. Após acidente automobilístico, um senhor de 42 anos apresentou no local do acidente hemorragia externa por ferimento em membro inferior esquerdo. O enfermeiro que realizou o primeiro atendimento observou que o sangue saía em jato pulsátil e se apresentava com coloração vermelho vivo. Assim, estimou uma perda de sangue de 15%, aproximadamente 750 ml. A partir desse enunciado assinale a alternativa correta.

a) O enfermeiro percebeu que o senhor não corria risco de vida por causa da hemorragia, pois perdas de até 15% (aproximadamente 750 ml em adultos) geralmente não causam alterações. Essas perdas são totalmente compensadas pelo corpo.
b) Pelo aspecto do sangue, o caso pode ser definido como hemorragia venosa, pois esta é caracterizada quando o sangue sai em jato pulsátil e se apresenta com coloração vermelho vivo.
c) O enfermeiro realizou um torniquete no membro afetado, pois a quantidade de sangue que o senhor perdeu geralmente causa estado de choque, ansiedade, taquicardia e pulso radial fraco.
d) Essa quantidade de sangue perdida leva ao choque descompensado com hipotensão, alterações das funções mentais, agitação, confusão ou inconsciência, sede intensa, pele fria, palidez, suor frio, taquicardia superior a 120/min e pulso radial ausente.
e) Perdas de 15%, aproximadamente 750 ml do volume sanguíneo, podem causar choque irreversível, parada cardiorrespiratória e morte.

21. A norma regulamentadora 32 (NR 32), tem por finalidade estabelecer as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde. Considerando essa norma, assinale a alternativa correta.

a) Todo local onde exista possibilidade de exposição ao agente biológico deve ter lavatório exclusivo para higiene das mãos provido de água corrente, sabonete líquido, secador elétrico automático para secar as mãos e lixeira provida de sistema de abertura sem contato manual.
b) Os quartos ou enfermarias destinados ao isolamento de pacientes portadores de doenças infectocontagiosas devem conter lavatório externo.
c) Os trabalhadores com feridas ou lesões nos membros superiores podem manter suas atividades normalmente, desde que utilizem luvas em todos os procedimentos.
d) O uso de luvas só substitui o processo de lavagem das mãos se forem trocadas a cada paciente e se forem de marca confiável.
e) O empregador deve vedar: o ato de fumar, o uso de adornos, o manuseio de lentes de contato e o consumo de alimentos e bebidas nos postos de trabalho.

22. Sobre autocuidado, é correto afirmar que

a) a avaliação da capacidade de autocuidado tem caráter dinâmico e dependente da postura do profissional diante do seu conhecimento com a patologia.
b) o papel das equipes de Atenção Básica é fundamental no sentido de oferecer primeiramente, aos portadores de condições crônicas, assistência e cuidados domiciliares frequentes. As informações são de competência de uma equipe específica para autocuidado.
c) é desejável que pessoas com capacidade de autocuidado considerada insuficiente progridam para um grau suficiente.
d) a capacidade de autocuidado deve ser sistematicamente avaliada pela família.
e) o julgamento da capacidade de autocuidado integra somente os aspectos socioeconômicos.

23. Paciente masculino, 21 anos e tabagista desde os 14 anos, procura a unidade de saúde para obter informações sobre seu vício. Considerando o exposto, assinale a alternativa correta.

a) O uso de qualquer produto derivado do tabaco, mesmo em doses baixas, está relacionado com o aumento do risco cardiovascular.
b) Após muitos anos de uso do tabaco, sua cessação não reduz a incidência de doença coronariana.
c) A cessação do tabagismo antes dos 70 anos, após 5 anos de abstinência, provoca redução de 80% no risco de morte por doenças relacionadas ao tabagismo.
d) O tabaco é um fator de risco para duas das oito principais causas de morte no mundo, câncer de pele e câncer de pulmão.
e) A mortalidade decorrente de HIV, malária, alcoolismo e causas maternas ainda é maior do que a decorrente do tabagismo.



GABARITO
1. A
2. C
3. E
4. A
5. E
6. A
7. D
8. A
9. B
10. D
11. D
12. C
13. C
14. B
15. C
16. B
17. D
18. C
19. A
20. A
21. E
22. C
23. A

• QUESTÕES (COM GABARITO) • Enfermagem Geral [4].


1. O desenvolvimento profissional da Enfermagem demanda uma compreensão do seu processo histórico e daqueles que contribuíram para a sua evolução. Um dos maiores exemplos mundiais foi Florence Nightingale, que teve uma importância fundamental na guerra da Criméia, em 1854 e suas anotações serviram de base para a enfermagem profissional, com a criação da escola de enfermagem no hospital Saint Thomas, em Londres. No Brasil, qual foi o marco da evolução do empirismo para o conhecimento científico?

a) Decreto Federal nº 791 de 27 de setembro de 1980, que instituiu a primeira Escola de Enfermagem no Brasil, implantada no Hospital Nacional de Alienados, em São Paulo.
b) Decreto Federal nº 791 de 27 de setembro de 1820, que instituiu a primeira Escola de Enfermagem no Brasil, implantada no Hospital Nacional de Alienados, em Minas Gerais.
c) Decreto Federal nº 791 de 27 de setembro de 1890, que instituiu a primeira Escola de Enfermagem no Brasil, implantada no Hospital Nacional de Alienados, no Rio de Janeiro.
d) Decreto Federal nº 791 de 27 de setembro de 1700, que instituiu a primeira Escola de Enfermagem no Brasil, implantada no Hospital Nacional de Alienados, em Pernambuco.
e) Decreto Federal nº 791 de 27 de setembro de 1950, que instituiu a primeira Escola de Enfermagem no Brasil, implantada no Hospital Nacional de Alienados, na Bahia.

2. Qual das seguintes personagens é responsável pela Teoria do Cuidado Transcultural, que foi considerada a maior contribuição para a Enfermagem?

a) Wanda de Aguiar Horta
b) Virgínea Henderson
c) Imogenes King
d) Martha Rogers
e) Madeleine Leininger

3. A Teoria de Enfermagem de Adaptação de Callista Roy, constitui a base para a compreensão do indivíduo como sistema capaz de se adaptar. Baseado nessa Teoria, qual dos modos adaptativos a seguir está incorreto?

a) Fisiológico
b) Função de defesa
c) Autoconceito
d) Função de papel
e) Interdependência

4. Na Lei 8.080/90 é colocado o seguinte texto: “A saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício”. A qual Título pertence esse texto?

a) Das disposições gerais
b) Dos serviços privados de assistência à saúde
c) Dos recursos humanos
d) Do financiamento
e) Do Sistema Único de Saúde

5. A Lei 8.142/90 trata de dois assuntos fundamentais para a área de saúde, onde a partir da sua promulgação foi realmente viabilizada a municipalização. Nas alternativas seguintes assinale os temas dos quais trata essa Lei:

a) Formação dos Conselhos Municipais de Saúde e realização dos Consórcios interestaduais de saúde.
b) Definição das áreas adscritas da Estratégia de Saúde da Família e definição das microáreas do Programa de Agentes Comunitários de Saúde.
c) Princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde.
d) Participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde e transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde.
e) Definição da quantidade de equipes da Estratégia de Saúde da Família e do Programa de Agentes Comunitários de Saúde.

6. A Lei 7.498/86, que dispõe sobre a regulamentação do exercício da Enfermagem e dá outras providências define em seu Artigo 9º, o seguinte:

a) São Técnicos de Enfermagem
b) São Auxiliares de Enfermagem
c) São Enfermeiros
d) São atendentes de Enfermagem
e) São Parteiras

7. Também referente à Lei 7.498/86, em seu Artigo 11º são colocadas as atividades que cabem privativamente ao Enfermeiro. Nas alternativas seguintes são colocadas as seguintes, exceto:

a) Direção do órgão de enfermagem integrante da estrutura básica da instituição de saúde, pública e privada, e chefia de serviço e de unidade de enfermagem.
b) Organização e direção dos serviços de enfermagem e de suas atividades técnicas e auxiliares nas empresas prestadoras desses serviços.
c) Planejamento, organização, coordenação, execução e avaliação dos serviços da assistência de enfermagem.
d) Consultoria, auditoria e emissão de parecer sobre matéria de enfermagem.
e) Participar da programação da assistência de enfermagem.

8. O Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, que está baseado na Resolução do Conselho federal de Enfermagem (COFEN) 311/2007, coloca 6 artigos no Capítulo referente aos Princípios Fundamentais, onde o seu 1º Artigo aborda que:

a) O Profissional de Enfermagem participa, como integrante da sociedade, das ações que visem satisfazer às necessidades de saúde da população.
b) O Profissional de Enfermagem respeita a vida, a dignidade e os direitos da pessoa humana, em todo o seu ciclo vital, sem discriminação de qualquer natureza.
c) A Enfermagem é uma profissão comprometida com a saúde do ser humano e da coletividade. Atua na promoção, proteção, recuperação da saúde e reabilitação das pessoas, respeitando os preceitos éticos e legais.
d) O Profissional de Enfermagem exerce suas atividades com justiça competência, responsabilidade e honestidade.
e) O Profissional de Enfermagem exerce a profissão com autonomia, respeitando os preceitos legais da Enfermagem.

9. Baseado no Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, 311/2007, qual dos seguintes representa o único Direito, no que se refere a Sigilo Profissional?

a) Manter segredo sobre fato sigiloso de que tenha conhecimento em razão de sua atividade profissional, exceto casos previstos em lei, ordem judicial, ou com o consentimento escrito da pessoa envolvida ou de seu representante legal.
b) Orientar, na condição de enfermeiro, a equipe sob sua responsabilidade, sobre o dever do sigilo profissional.
c) Franquear o acesso a informações e documentos para pessoas que não estão diretamente envolvidas na prestação da assistência, exceto nos casos previstos na legislação vigente ou por ordem judicial.
d) Abster-se de revelar informações confidenciais de que tenha conhecimento em razão de seu exercício profissional a pessoas ou entidades que não estejam obrigadas ao sigilo.
e) Divulgar ou fazer referência a casos, situações ou fatos de forma que os envolvidos possam ser identificados.

10. A realização do teste do pezinho, feito na criança logo após o seu nascimento, conforme estabelece o Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN) permite a detecção de importantes doenças, logo no início da vida. Em relação a esse teste, qual das alternativas a seguir está errada?

a) O teste deverá ser feito a partir das primeiras 12 horas de vida da criança, quando já ocorreu uma ingestão adequada de proteínas e é possível analisar com mais segurança o metabolismo da fenilalanina.
b) Fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito e hemoglobinopatias são algumas das enfermidades detectadas pelo teste do pezinho.
c) A fase 3 do PNTN acrescentará a triagem da fibrose cística (ou mucoviscidose).
d) Aceita-se que seja feita a coleta até o 30º dia de vida do bebê.
e) A equipe de saúde, perante resultados alterados, deve contatar o serviço de referência estadual de triagem neonatal.

11. Sabendo que os dados antropométricos são importantíssimos para crianças, nos primeiros anos de vida, qual dos que estão listados a seguir é considerado melhor indicador de crescimento, no Brasil, na faixa etária dos 2 aos 10 anos?

a) Peso para a idade.
b) Altura para a idade.
c) Perímetro cefálico para a idade.
d) Circunferência abdominal para a idade.
e) Acuidade visual para a idade.

12. Dentre as infecções sexualmente transmissíveis listadas a seguir, qual a que está relacionada erradamente ao seu agente etiológico?

a) Cancro Mole – Klebisiella granulomatis
b) Sífilis - Treponema pallidum
c) Linfogranuloma - Chlamydia trachomatis
d) Condiloma – Papilomavírus Humano
e) Gonorreia – Neisseria gonorrhoeae

13. A hanseníase continua sendo um grave problema de saúde pública, no Brasil. O país ainda figura como o 2º do mundo em número de casos, só atrás da Índia. Analise as alternativas a seguir e assinale, qual a característica principal que leva a um diagnóstico médico clínico, de hanseníase?

a) Presença de mancha ou lesão em área úmida do corpo.
b) Baciloscopia positiva nos casos multibacilares.
c) Baciloscopia negativa nos casos paucibacilares.
d) Presença de mancha ou lesão com alteração de sensibilidade.
e) Mãos ou pés em garra.

14. Nos estados reacionais da hanseníase são prescritos tratamentos alternativos, que utilizam como principais medicamentos, os seguintes:

a) Rifampicina e Clofazimina
b) Dapsona e Ofloxacino
c) Ofloxacina e Rifampicina
d) Prednisona e Talidomida
e) Dapsona e Rifampicina

15. Ainda na Portaria No 204, de 17 de fevereiro de 2016 é colocado que “Violência sexual e tentativa de suicídio” deverão ser notificados em até 24 horas à(s) seguinte(s) esfera(s) de governo? 

a) Federal
b) Estadual
c) Municipal e estadual
d) Federal e estadual
e) Municipal



GABARITO
1. C
2. E
3. B
4. A
5. D
6. E
7. E
8. C
9. D
10. A
11. B
12. A
13. D
14. D
15. E