segunda-feira, 20 de março de 2017

[BIBLIOTECA PESSOAL] Medicina Neonatal.


#LivrosNoCaminhoDaEnfermagem
🔹TÍTULO: Medicina Neonatal
🔹EDITORA: Rubio
🔹EDIÇÃO: 2. ed, 2016
🔹AUTOR: Adauto Dutra
🔹LINK: http://www.rubio.com.br/livro-medicina-neonatal-9788584110438-B39937.html

A segunda edição do livro Medicina Neonatal, agora publicado pela Editora Rubio, proporciona ao leitor acesso aos princípios de atenção integral ao recém-nascido normal a termo e assistência ao recém-nascido doente e/ou pré-termo, em capítulos novos e atualizados.

A fim de dar cabo à tal empreitada, a edição inclui a experiência de renomados neonatologistas, que exercem suas atividades no Brasil e no exterior, e de profissionais que investem seus conhecimentos em benefício do recém-nascido.

Na obra, mais de 100 colaboradores da área transmitem seu saber, orientados pelo Dr. Adauto Dutra Moraes Barbosa, Professor Titular de Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense (UFF), com Pós-Doutorado em Neonatologia na University of Miami, EUA, entre outros títulos.

No Brasil, nascem anualmente 3 milhões de crianças, das quais 11% têm menos de 37 semanas de idade gestacional. A assistência médica a todos os recém-nascidos de nosso país, independentemente da presença ou não de doenças, deveria ser realizada por pessoas com treinamento adequado. No entanto, a bibliografia nacional não proporciona tanto conteúdo técnico para tal em livros de Neonatologia.

Assim, Medicina Neonatal vem preencher esta lacuna, oferecendo um texto abrangente, com o amplo auxílio de imagens, a estudantes e profissionais da área, que se dedicam aos cuidados pediátricos.

domingo, 19 de março de 2017

[BIBLIOTECA PESSOAL] Epidemiologia e Bioestatística: Fundamentos para a Leitura Crítica.

#LivrosNoCaminhoDaEnfermagem
🔹TÍTULO: Epidemiologia e Bioestatística: Fundamentos para a Leitura Crítica
🔹EDITORA: Rubio
🔹EDIÇÃO: 1. ed, 2015
🔹AUTOR: Petrônio Fagundes de Oliveira Filho
🔹LINK: http://www.rubio.com.br/livro-epidemiologia-e-bioestatistica-–-fundamentos-para-a-leitura-critica-9788584110308-fi5801.html

Livro maravilhoso! Confesso que tenho uma certa dificuldade com alguns termos de Epidemio e esse livro aborda de maneira clara muitos assuntos da disciplina. Além da Epidemiologia, ele também aborda a Bioestatística.

A obra é uma ferramenta útil que ajuda a compreender informações técnicas, as quais chegam com rapidez e volume cada vez maiores e, ocasionalmente, com nível de evidência questionável. Por isso, é preciso que estudantes e profissionais das áreas biomédicas adquiram competências para julgar a validade e a importância clínica de artigos científicos. Consequentemente, nos últimos anos, a Bioestatística e a Epidemiologia, aliadas à Informática, vêm se tornando fundamentais para a leitura crítica.

O livro aborda: definição de dados, descrição dos dados, medidas básicas em Epidemiologia, delineamento de pesquisa, interferência estatística, leitura crítica e exercícios. 

[BIBLIOTECA PESSOAL] Feridas e Curativos: Uma Forma Simples e Prática de Tratar.

#LivrosNoCaminhoDaEnfermagem
🔹TÍTULO: Feridas e Curativos: Uma Forma Simples e Prática de Tratar
🔹EDITORA: Rubio
🔹EDIÇÃO: 1. ed, 2011
🔹AUTOR: Marcio Cesar Guimarães
🔹LINK: http://www.rubio.com.br/livro-feridas-e-curativos-uma-forma-simples-e-pratica-de-tratar-9788577710584-gu5088.html

Esta obra apresenta de maneira didática e objetiva temas sobre tratamento de lesões agudas e crônicas, história e tratamentos cirúrgicos, noções de anatomia aplicada, inclusive da rede linfática, noções de técnicas anestésicas, curativos simples e complexos, com desbridamentos, e noções de curativos especiais para cirurgia plástica estética.

A razão deste livro é transmitir uma filosofia - uma forma de pensar - sobre como fazer um curativo e o motivo do porque fazê-lo. Na obra, a rede linfática foi incluída de forma simples e objetiva, destacando a importância de sua identificação, nos casos clínicos, de maneira prática. 

A fisiologia da cicatrização é apresentada de forma de forma correlacionada, demonstrando a importância e a relação dos processos cicatriciais com suas manifestações clínicas, na regeneração das feridas.

O livro conta com: história do curativo, fatores Relacionados com a confecção dos curativos, Anatomia aplicada, Fisiologia da cicatrização, o curativo como tratamento, preparação para o curativo, substâncias usadas nos curativos, anestesia aplicada para curativos, lesões e seus tratamentos e noções de curativos em cirurgia plástica estética.

quarta-feira, 15 de março de 2017

[BIBLIOTECA PESSOAL] Humanização em Cuidados Intensivos.


#LivrosNoCaminhoDaEnfermagem
🔹TÍTULO: Humanização em Cuidados Intensivos
🔹EDITORA: Revinter
🔹EDIÇÃO: 1. ed, 2004
🔹AUTOR: Associação de Medicina Intensiva Brasileira
🔹LINK: http://www.revinter.com.br/

Esse livro é ideal para enfermeiros, psicólogos, médicos e demais profissionais que atuam em Terapia Intensiva.

Humanizar não é uma técnica, uma arte ou muito menos um artifício; é um processo vivencial que permeia toda a atividade do local e das pessoas que ali trabalham, dando ao paciente o tratamento que merece como pessoa humana, dentro das circunstâncias peculiares em que cada um se encontra no momento de sua internação. Esse é o conceito que os profissionais de Medicina e Enfermagem encontrarão nas páginas desse livro.

A obra tem como objetivo dar maior nitidez ao conceito de humanização e levar para dentro das instituições as condições necessárias para a construção desta consciência. Lembra que humanizar não é uma técnica, e sim um processo vivencial que permeia toda da atividade do local e das pessoas que ali trabalham, dando ao paciente o tratamento que merece como pessoa, dentro das circunstâncias peculiares em que cada um se encontra no momento de sua internação.

[BIBLIOTECA PESSOAL] Procedimentos de Enfermagem em Neonatologia.


#LivrosNoCaminhoDaEnfermagem
🔹TÍTULO: Procedimentos de Enfermagem em Neonatologia
🔹EDITORA: Revinter
🔹EDIÇÃO: 1. ed, 2012
🔹AUTOR: Cláudia Maria Alexandre do Carmo & colaboradores
🔹LINK: http://www.revinter.com.br/

A obra foi elaborada para ampliar o controle na qualidade da atenção prestada à saúde dos recém-nascidos. A obra induz à organização nos processos de trabalho e possibilita expandir e assegurar diretrizes significantes para esta clientela tão frágil e vulnerável. Além disto, ressalta que há uma grande influência nos fatores externos inerentes à forma de cuidar, que irão impactar na qualidade de sobrevida e no desenvolvimento destes seres. A experiência das autoras na prática dos cuidados e na educação neonatal valoriza a abordagem dos procedimentos na rotina de enfermagem, através de uma linguagem científica, porém simples e de fácil compreensão. Recomenda-se esta obra a organizações de saúde, como fonte de referência no aperfeiçoamento das práticas assistenciais, e a todos os profissionais que em seu cotidiano enfrentam desafios e buscam constantemente fazer mais e melhor.

As 164 páginas de Procedimentos de Enfermagem em Neonatologia mostram como cuidados específicos com os recém-nascidos, influenciam na qualidade de vida depois do nascimento da criança. Servindo como um passo a passo para estudantes e profissionais, a obra aborda, em seus 30 capítulos, os cuidados com higienização, a verificação dos sinais vitais, a alimentação dos bebês prematuros, procedimentos de emergência como a lavagem gástrica, o manuseio e dosagem de medicamentos, entre outros procedimentos que pedem a atenção e um bom desempenho do profissional de Enfermagem. O livro conta ainda com uma leitura de fácil compreensão e uma linguagem didática.

[BIBLIOTECA PESSOAL] História da Enfermagem: Versões e Interpretações.


#LivrosNoCaminhoDaEnfermagem
🔹TÍTULO: História da Enfermagem: Versões e Interpretações
🔹EDITORA: Revinter
🔹EDIÇÃO: 3. ed, 2010
🔹AUTOR: Telma Geovanini & colaboradores
🔹LINK: http://www.revinter.com.br/

É uma obra que mexe no passado sem medo de errar nas interpretações realizadas por seus quatro autores. Aliás, haja ousadia para romper com o estabelecido em termos da elaboração de estudos históricos. Seus quatro autores não se intimidaram face à liberdade de articular o que já se produziu na área, confrontando com os resultados obtidos e avançando no tempo sem limites, apenas munidos da nobre intenção de abrir portas da consciência dos jovens que abraçaram esta belíssima carreira profissional. Com duas edições anteriores e várias reimpressões, esta obra é adotada nasprincipais instituições de ensino no Brasil e em Portugal.

A obra elege como suporte teórico a concepção materialista da história e com esta procede a uma retrospectiva do desenvolvimento da prática da Enfermagem da era primitiva aos dias atuais, ressaltando os determinantes sociais, políticos e econômicos de cada período estudado.

O livro tambén aborda outras questões interessantes, analisa a atuação particular de cada entidade no âmbito nacional dos profissionais de Enfermagem, apontando os aspectos mais marcantes na organização associativa da Enfermagem em nosso país. Também envolve-se nas reflexões sobre a prática profissional do enfermeiro, abrindo caminhos para outras investigações.