segunda-feira, 11 de abril de 2016

• QUESTÕES (COM GABARITO) • Saúde do Idoso (Gerontologia/Geriatria) [2].


1. A avaliação da pessoa idosa nos serviços de Atenção Básica tem por objetivo a avaliação global com ênfase na funcionalidade. Em relação ao atendimento de enfermagem à população idosa, avalie as afirmativas a seguir:

I- As quedas representam um sério problema para as pessoas idosas, porém não estão associadas a índices de morbi-mortalidade, redução da capacidade funcional e institucionalização precoce.

II- O processo natural de envelhecimento associa-se à uma redução da acuidade visual devido às alterações fisiológicas das lentes oculares, déficit de campo visual e doenças de retina.

III- A presença de incontinência urinária deve ser avaliada pois cerca de 30% das pessoas idosas não institucionalizadas costumam apresentá-la e nem sempre a referem na avaliação clínica ou por vergonha ou por acharem ser isso normal no processo de envelhecimento.

IV- A grande propensão da pessoa idosa à instabilidade postural e à alteração da marcha aumenta o risco de quedas e, por essa razão, equilíbrio e marcha devem ser sempre avaliados.

Estão corretas apenas as afirmativas:

a) II, III e IV
b) I e III
c) II e IV
d) I, III e IV
e) III e IV.

2. São atribuições do Enfermeiro da Atenção Básica à Saúde no atendimento à saúde da pessoa idosa, exceto:

a) Realizar atenção integral às pessoas idosas.
b) Realizar assistência domiciliar, quando necessário.
c) Preencher, entregar e atualizar a Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa.
d) Realizar atividades de educação permanente e interdisciplinar junto aos demais profissionais da equipe.
e) Orientar o idoso, os familiares e/ou o cuidador sobre a correta utilização dos medicamentos.

3. Na sociedade brasileira, o idoso dispõe da Lei n.º 8.842, cujo objetivo é assegurar seus direitos, criando condições de promoção de sua autonomia, de integração e de participação efetiva na sociedade. Na área de saúde, as ações prescritas por essa lei estão descritas nas alternativas abaixo, EXCETO:

a) garantir ao idoso a assistência à saúde, através do SUS.
b) prevenir, promover, proteger e recuperar a saúde do idoso.
c) adotar, aplicar e fiscalizar normas de funcionamento para instituições que cuidem do idoso.
d) elaborar normas de serviços geriátricos hospitalares.
e) realizar estudos psiquiátricos de determinadas doenças.

4. Em relação à Lei 10.741/2003, que institui o Estatuto do Idoso, em seu Capítulo IV - Do Direito à Saúde, leia as afirmações a seguir.

I. É permitida, aos planos de saúde, a cobrança de valores diferenciados aos idosos em razão de sua idade.
II. Ao idoso internado ou em observação, é assegurado o direito a acompanhante, devendo o órgão de saúde proporcionar as condições adequadas para a sua permanência em tempo integral, segundo o critério médico.
III. Ao idoso que esteja no domínio de suas faculdades mentais, é assegurado o direito de optar pelo tratamento de saúde que lhe for reputado mais favorável.
IV. Os casos de suspeita ou confirmação de violência praticada contra idosos serão objeto de notificação compulsória pelos serviços de saúde públicos e privados à autoridade sanitária e, obrigatoriamente, aos órgãos de proteção ao idoso.
V. A prevenção e a manutenção da saúde do idoso serão efetivadas por meio de reabilitação orientada pela clínica médica geral.

Das afirmações, estão corretas

a) II, III e IV.
b) Apenas I e IV.
c) Apenas III e V.
d) I, II e V.

5. O envelhecimento da população é hoje um fenômeno mundial, que vem ocorrendo de forma crescente tanto em países desenvolvidos, como em países em desenvolvimento. (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2007). Em relação aos cuidados de saúde da população idosa, analise as afirmativas abaixo.

I. As doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) podem afetar a funcionalidade das pessoas idosas. A dependência para o desempenho das atividades de vida diária (AVD) tende a aumentar cerca de 5% na faixa etária de 60 anos para cerca de 50% entre os idosos com 90 anos ou mais.
II. A diminuição das capacidades sensório-perceptivas, que ocorre no processo de envelhecimento, pode afetar a comunicação das pessoas idosas. Tais alterações são manifestadas pela diminuição da capacidade de receber e tratar a informação proveniente do meio ambiente que, se não forem adequadamente administradas, poderão levar ao isolamento do indivíduo.
III. Especial atenção deve ser dada à prevenção de iatrogênias assistenciais relacionadas ao uso de polifármacos.
IV. A avaliação funcional é fundamental e determinará não só o comprometimento funcional da pessoa idosa, mas também suas necessidades de auxilio. São subdivididas em atividades de vida diária (AVD), que são as relacionadas ao autocuidado; atividades instrumentais da vida diária (AIVD), que são as relacionadas à participação do idoso em seu entorno social e indicam a capacidade de um indivíduo de levar uma vida independente dentro da comunidade.
V. A Lei n. 10.741/2003, art. 19, prevê que os casos de suspeita ou confirmação de maus tratos contra idoso são de notificação obrigatória ao Conselho Municipal ou Estadual dos Direitos do Idoso, Delegacias de Polícia e Ministério Público.

Assinale a alternativa CORRETA.

a) As afirmativas I, II, III, IV e V estão corretas.
b) Somente as afirmativas I, III e V estão corretas.
c) Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.
d) Somente as afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
e) Somente as afirmativas II, III, IV e V estão corretas.

6. Fatores de risco para a depressão são, EXCETO

a)isolamento, dificuldades nas relações pessoais.
b) dificuldades nas relações pessoais, problemas de comunicação e conflitos com a família.
c) as dificuldades econômicas e outros fatores de
estresse da vida diária.
d) presença de uma relação estreita e de confiança com uma pessoa para exacerbação dos problemas.
e) abandono e/ou maus tratos, institucionalização.

7. Tendo em vista o comprometimento auditivo de um cliente idoso hospitalizado, a prescrição de enfermagem mais apropriada para comunicar-se melhor com ele seria:

a) proporcionar dicas não verbais e instruções simples por escrito
b) desencorajar a confiança nos aparelhos auditivos de amplificação
c) falar com a voz em altos tons colocando-se em frente ao paciente
d) desaconselhar higiene auditiva realizada com hastes com algodão
e) oferecer explicações detalhadas por escrito e tirar dúvidas.

8. O Ministério da Saúde desenvolve uma política que objetiva,  no Sistema Único de Saúde (SUS), garantir atenção integral  à saúde da população idosa, com ênfase no envelhecimento  saudável e ativo. Com relação  a esse assunto, assinale a  alternativa correta.  

a) Nos últimos anos, tem-se observado um importante  envelhecimento populacional brasileiro; e o formato  tipicamente triangular da pirâmide populacional, com  uma base alargada, está sendo substituído por uma  pirâmide populacional com base ainda alargada, mas  com vértice também mais largo, característico de uma  sociedade em acelerado processo de envelhecimento.
b) O Brasil encontra-se em processo de transição  epidemiológica, que se caracteriza pela mudança do  perfil de morbidade e de mortalidade de uma  população, com diminuição progressiva das mortes por  doenças infectocontagiosas e elevação das mortes por  doenças crônicas.
c) A Lei n.º 10.741, que regulamenta o Estatuto do Idoso,  aprovada há mais de dez anos, representou uma das  maiores conquistas sociais da população idosa no  Brasil, porém, àquela época, a referida lei ainda não  contemplava os aspectos relacionados à prevenção e à  manutenção da saúde em ambientes de atendimento  domiciliar.
d) A Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa (PNSPI)  do Ministério da Saúde foi aprovada recentemente,  trazendo um novo paradigma para a discussão da  situação de saúde dos idosos. Nela, reforça-se a  necessidade de se considerar essa população  igualitariamente, sem distinção de grupos ou extratos,  com elaboração de ações igualitárias  independentemente das condições funcionais dessa  população.
e) Entre as diversas competências específicas atribuídas ao Gestor Federal do SUS para viabilizar o alcance do propósito da PNSPI, está discutir e pactuar, na Comissão Intergestores Bipartite (CIB), as estratégias e as metas a serem alcançadas por essa política a cada ano.

9. A queda representa um grande problema para as pessoas idosas dadas as suas consequências (injúria,  incapacidade, institucionalização e morte) que são resultados da combinação de alta incidência com alta susceptibilidade às lesões.

As medidas práticas que visam minimizar as quedas e  suas consequências entre as pessoas idosas incluem

a) reorganizar o ambiente interno da residência, sem o  consentimento da pessoa idosa e da família.
b) colocar diferenciador de degraus nas escadas e  corrimãos bilaterais de apoio.
c) colocar pisos anti-derrapantes e barras de apoio nos  banheiros, estimulando uso de banheiras.
d) desencorajar o autocuidado, visando à maior segurança do idoso.
e) acomodar os gêneros alimentícios e de outros objetos de uso cotidiano em locais de difícil acesso.

10. A respeito da assistência de enfermagem em gerontologia, assinale a opção correta.

a) Fragilidade, vulnerabilidade e incapacidade são conceitos considerados sinônimos quando se realiza a avaliação do processo de envelhecimento da pessoa idosa.
b) A adesão do idoso portador de doença crônica ao projeto terapêutico singular depende da gravidade de seu quadro clínico.
c) Uma atribuição do enfermeiro da estratégia de saúde da família, no cuidado ao idoso, é prescrever a medicação solicitada pela família ou pelos cuidadores.
d) A medida de independência funcional é um instrumento que avalia e quantifica o desempenho do idoso na realização de tarefas referentes às funções motoras e cognitivas.
e) A escala de PFEFFER é utilizada para avaliar o equilíbrio e a marcha do idoso.


GABARITO
1. A
2. C
3. E
4. A
5. A
6. D
7. A
8. B
9. B
10. D

Nenhum comentário:

Postar um comentário