quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

• ENFERMAGEM CIRÚRGICA • Tipos de fios de sutura.

Primeiramente, é de fundamental importância colocar em evidência a questão da realização de suturas pelo profissional de Enfermagem. 

Através da resolução 278/2003 do COFEN estabelece que:


É vedado ao profissional de Enfermagem a realização de suturas. Salvo em situações de urgência, na qual, efetivamente haja iminente e grave risco de vida, não podendo tal exceção aplicar-se a situações previsíveis e rotineiras.

A resolução em pauta ainda expõe que, a episiorrafia é um ato de Enfermagem quando praticado, exclusivamente, por enfermeiro obstetra.

Diante do exposto e reiterando o que determina a resolução do COFEN 278/2003, fica claro que não compete ao enfermeiro, técnico ou auxiliar de Enfermagem realizar sutura.

Dessa forma, o material para leitura disponibilizado aqui, se lido por profissionais/acadêmicos de Enfermagem, tem guisa de informação.


O fio de sutura é um material utilizado para síntese de feridas, podendo ser produzido sinteticamente, derivado de fibras vegetais ou estruturas orgânicas. Esse material tem a finalidade de unir e coaptar as bordas dos ferimentos provocados cirúrgica ou traumaticamente, objetivando permitir o processo fisiológico de cicatrização. Um aspecto muito importante dos materiais de sutura empregados em cirurgia é a resistência tênsil, já que podem influir diretamente no resultado da cirurgia, seja no sucesso ou no fracasso, um especial quando se trata de realizar anastomoses entre dois órgãos. Existem vários fatores relacionados com o uso correto de uma sutura. Fatores biológicos como a idade, gênero, estado nutritivo, reação tissular, infecção ou potencial infeccioso; mecânicos como a resistência aplicada à sutura e tensão ao aproximar-se; além dos fatores materiais como pouca memória, calibre adequado, segurança do laço, número de nós e passagem entre os tecidos suavemente e a resistência tênsil. 

Os fios agulhados ou não, são disponíveis em duplo envelope com especificações e data de validade descrita externamente e com uma padronização de cor quanto ao tipo de composição do fio (nem sempre respeitada pelos fabricantes). O envelope externo é aberto pelo circulante e o fio é retirado pelo instrumentador, auxiliar ou deixado cair sobre a mesa de instrumentação. Dentro da segunda embalagem, o fio fica acondicionado em um cartão dobrado, com a ponta ou a agulha para fora, de forma que, quando puxado, saia sem embola. O fio geralmente é entregue ao cirurgião pelo instrumentador ou auxiliar, já montado no porta agulha.

A escolha do fio cirúrgico para cada situação, depende das características físicas e biológicas de cada fio, da tensão da linha de sutura, do tempo necessário para a cicatrização, das restrições de escolhas devido ao custo, além da experiência, gosto pessoal e bom senso do cirurgião. É um material caro e deve ser escolhido corretamente antes de abrir o envelope, quanto ao tipo, calibre  e o comprimento necessários.

O fio ideal deve manter a força tênsil por tempo suficiente, até que a cicatriz adquira sua própria resistência frente ao estímulos mecânicos habituais, além de portar-se como material inerte, provocando o mínimo de reação tecidual. A sutura não deve ser isquemiante devido à tensão exagerada dos fios. Deve-se levar em conta a resistência tênsil do fio frente à sua constituição físico-química, com especial destaque ao seu diâmetro transversal.

Os pontos de suturas na pele devem ser mantidos até que a cicatrização seja suficiente para sustentar uma tensão similar à dos fios. As recomendações gerais do quadro abaixo servem apenas como referência geral. Os tempos devem ser maiores nos pacientes com problema de cicatrização. Nos locais com pele enrugada e sem tensão, a retirada dos pontos pode ser mais precoce.


Classificação dos fios:
Absorvíveis: são aquelas que decorrido algum tempo após a implantação, por ação mecânica, são absorvidas. Podem ser de origem animal ou sintéticas.
Não absorvíveis: são aquelas que ficam permanentemente no organismo, mesmo sofrendo ação dos elementos de defesa orgânica não se desfazem, são envolvidos, após algum tempo, por tecidos fibrosos. Pode ser de origem animal, vegetal, metálica e sintética.

  • ABSORVÍVEIS:
Catgut simples e cromado: a diferença básica do catgut simples para o catgut cromado é de que este último confere um maior tempo de força tênsil e consequentemente aumentando o sue tempo de absorção. Os catguts são indicados para as seguintes cirurgias:
- Fechamento geral: peritôneo, subcutâneo e ligaduras.
- Ob-Gin: anastomoses, episiorrafias.
- Gastrointestinal: anastomoses, epiplon.
- Urologia: bexiga, cápsula prostática, ureter, ligações de artérias vesiculares, uretra.
- Oftalmologia: conjuntiva.
- Otorrinolaringologia: amigdalectomias.

Caprofyl:
O caprofyl é indicado para as seguintes cirurgias:

- Fechamento geral: peritôneo, tecido subcutâneo.
- Gastrointestinal: anastomoses, epiplon.
- Ob-Gin: ligadura, cúpula vaginal, útero, parede vaginal.
- Urologia: bexiga, ureter, ligadura de artérias vesiculares, uretra.

Monocryl:
O monocryl é indicado para:

- Plástica (pele).

Vicryl:
O vicryl é indicado para:

- Fechamento geral: peritôneo, aponeurose, serosa, submucosa e pele.
- Neurologia: dura-máter, fáscia aponeurótica e músculo.
- Oftalmologia: esclera, conjuntiva.
- Gastrointestinal: anastomoses, epiplon.
- Ob-Gin: ligaduras, cúpula vaginal, útero, bexiga, parede vaginal.
- Ortopedia: membrana sinovial e rótula.
- Urologia: bexiga, ureter e uretra.

Vicryl rapid:
O vicryl rapid é indicado para:

- Fechamento de pele e mucosa.
- Plástica.
- Episiorrafias.

Pds II:
O pds II é indicado para:

- Fechamento geral: peritôneo e aponeurose.
- Transplantes: rim e fígado.
- Gastrointestinal: serosa, submucosa.
- Ob-Gin: ligaduras, cúpula vaginal, útero, bexiga, parede vaginal.
- Ortopedia: membrana sinovial e rótula.
- Cardiopediatria: coartação de aorta.

  • NÃO ABSORVÍVEIS:
Mononylon:
Utilizado frequentemente em:

- Fechamento geral: aponeurose.
- Microcirurgia: anastomoses.
- Plástica: pele.
- Oftalmologia: extração de cataratas, queroplastia penetrante, descolamento de retina, córnea, esclera.

Polycot:
Usos frequentes:

- Fechamento geral: ligaduras e pele.
- Gastrointestinal: mucosa, submucosa.

Linho:
Usado frequentemente em:

- Geral: ligaduras.
- Gastrointestinal: mucosa, submucosa.

Seda:
Usos frequentes:

- Fechamento Geral: ligaduras.
- Gastrointestinal: mucosa, submucosa.
- Neurologia: dura-máter, fáscia aponeurótica, músculo.
- Oftalmologia: extração de cataratas, queroplastia permanente, estrabismo (esclera), descolamento de retina.
- Plástica: pele.

Prolene:
Utilizado frequentemente em:

- Fechamento geral: aponeurose.
- Gastrointestinal: anastomoses
- Plástica: pele.
- Cardiovascular: enxerto de derivação da artéria coronária, anastomoses proximal e distal, aortomia, aneurisma aorto-abdominal (AAA).
- Oftalmologia: fixação escleral.

Mersilene:
Usos frequentes:

- Oftalmologia: estrabismo, transplante de córnea.
- Fechamento Geral: ligaduras. 

Ethibond:
Usos frequentes:

- Gastrointestinal: laparoscopia. 
- Ortopedia: membranas sinoviais.
- Cardiovascular: canulação, fechamento do esterno, fixação de próteses, troca de válvulas.

Aciflex:
Usos frequentes:

- Cardiovascular: fechamento de esterno.
- Buco-maxilo: fixação de mandíbula.
- Ortopedia: fixação óssea.


Podemos observar que os princípios utilizados para a escolha dos fios cirurgia, é de extrema importância para obtermos um prognostico positivo, livre de quaisquer iatrogenias a curto e longo prazo.

Os fios utilizados  se apresentam de diversas marcas e substancias no mercado atual, e por isso devemos ressaltar a importância do profissional de saúde na escolha apropriada  para a sua unidade, e deve optar por um produto de melhor qualidade possível usá-lo de forma correta, analisando tipos de tecido e cirurgia.

3 comentários:

  1. Achei excelente a introdução do tema, e o texto está simples e informativo.

    ResponderExcluir
  2. Porém tem erros no texto , exemplo risco de vida !

    ResponderExcluir
  3. Excelente postagem, parabéns. Observo que utilizou nomes comerciais dos fios para referenciá-los. Seria interessante referenciar pela composição em primeiro lugar, citando posteriormente as marcas que oferecem fios com a matéria prima relacionada.

    ResponderExcluir